Os robôs foram inicialmente criados para executar tarefas comuns, porém, hoje em dia, eles são multifuncionais. Podem ser reprogramados para exercer diversas funções nos mais diferentes segmentos da indústria.

No post de hoje elaboramos um conteúdo para te mostrar quais são as principais e mais comuns aplicações dos robôs na indústriaConfira!

 

As principais aplicações dos robôs na indústria são:

 

  • Montagem

Essa é a aplicação mais comum atualmente dos robôs, como são programáveis é possível utilizá-los em diversas etapas da linha de montagem. O robô pode manipular peças com uma velocidade altíssima e pode fazer cada ciclo de manipulação (tirar uma peça de um ponto e colocá-la em outro) em uma fração de segundo.

 

  • Movimentação de Cargas

Esse tipo de aplicação é destinada a robôs que desempenham o papel de transportar itens no ambiente de trabalho. Como por exemplo, paletização ou alimentação de máquinas.

Normalmente, as indústrias optam por itens ou tarefas mais perigosas ou urgentes, a fim de assegurar o bem estar dos funcionários.

 

  • Embalagem

Esta aplicação é muito popular por trazer não apenas otimização no dia a dia de produção, como também economia de mão de obra, e mais lucros para a empresa. Isso porque um robô tem capacidade de embalar muito mais itens em menos tempo, do que em comparação com um humano. Isso resulta num fluxo melhor de trabalho, e mais segurança para o sistema produtivo da indústria.

 

  • Testes e inspeção

A qualidade de um produto é diretamente proporcional à qualidade dos processos de fabricação e dos testes realizados durante as etapas da manufatura.

Sendo assim, a utilização de um robô é perfeita para esse tipo de aplicação, pois garante uma alta precisão e repetibilidade dos testes, eliminando a possibilidade de erro humano. Desta forma, a indústria garante qualidade, diminui custo para execução dos testes e também ganha em produtividade.

 

Estas são apenas algumas das aplicações dos robôs na indústria. O futuro das indústrias de manufatura e produção, sem dúvida, verá novas aplicações de sistemas de automação. Não importa para onde sua empresa está indo, a ARV pode ajudá-lo a atingir seus objetivos!

Interessado em saber mais sobre robôs? Fale com um de nossos especialistas aqui!

E do conteúdo de hoje, gostou? Então compartilhe e continue de olho em nosso Blog.

Até mais!