O segmento da indústria 4.0 voltada para a robótica tem se destacado bastante pelo espaço no ambiente de trabalho e aceitação do público, principalmente pela eficiência e aumento da produtividade que esta solução garante para uma operação mais assertiva.

Segundo o IFR (International Federation of Robotics), após algumas pesquisas sobre o cenário, chegaram à conclusão de quais são os 7 países mais automatizados do mundo e descobriram que a densidade média de robôs na indústria de manufatura atingiu um novo recorde global de 113 unidades por 10.000 funcionários, um número impressionante para a indústria.

Leia também: Conheça as tecnologias que são mais utilizadas e estão em alta na área industrial

 

Confira o resultado!

O país com a maior densidade de robôs de longe continua sendo Cingapura, com 918 unidades por 10.000 funcionários em 2019. A indústria eletrônica, especialmente semicondutores e periféricos de computador, é o principal cliente de robôs industriais em Cingapura, com participação de 75% do estoque operacional total

Coreia do Sul vem em segundo lugar com 868 unidades por 10.000 funcionários em 2019. A Coreia é líder de mercado na fabricação de LCD e chips de memória, com empresas como Samsung e LG no topo e também uma importante unidade de produção para veículos motorizados e fabricação de baterias para carros elétricos .

Japão (364 robôs por 10.000 funcionários) e Alemanha (346 unidades), classificam-se em terceiro e quarto, respectivamente. O Japão é o país predominante na fabricação de robôs no mundo – onde até robôs montam robôs: 47% da produção global de robôs é feita na Nippon. A indústria eletroeletrônica tem participação de 34%, a indústria automotiva 32% e a indústria de metais e máquinas 13% do estoque operacional.

Alemanha é de longe o maior mercado de robôs da Europa, com 38% dos robôs industriais europeus operando em fábricas aqui. A densidade de robôs na indústria automotiva alemã está entre as mais altas do mundo. O emprego neste setor aumentou continuamente de 720.000 pessoas em 2010 para quase 850.000 pessoas em 2019.

Suécia permanece na 5ª posição com uma densidade de robôs de 274 unidades operando com uma participação de 35% na indústria de metal e outros 35% na indústria automotiva.

A densidade de robôs nos Estados Unidos aumentou para 228 robôs. Em 2019, o mercado automobilístico americano foi novamente o segundo maior mercado automobilístico do mundo, atrás apenas da China, com o segundo maior volume de produção de automóveis e veículos leves. Os EUA e a China são considerados mercados altamente competitivos para fabricantes de automóveis em todo o mundo.

Hoje, a densidade de robôs na China na indústria de manufatura está em 15º lugar no mundo. Além da produção de automóveis, a China também é um grande produtor de dispositivos eletrônicos, baterias, semicondutores e microchips.

 

E o Brasil, em qual posição se encontra?

Com tantos acontecimentos no país, a automação industrial se mantém no mesmo ritmo, porém com grandes desafios, assim como em qualquer setor industrial que foi interferido devido ao impacto da COVID- 19.

De acordo com a pesquisa acima, o Brasil se encontra na 39ª posição entre as 44 nações que mais usam a tecnologia. Segundo o estudo, são dez robôs para cada 10 mil trabalhadores brasileiros — a média global é de 74 autômatos por 10 mil operários.

Caso você queira saber mais sobre o que esperar do futuro da automação no Brasil, nós temos um artigo completo que aborda o assunto, confira! 🙂

 

Pesquisando por robôs industriais?

Na ARV Systems você encontra a solução em robótica sob medida para a sua indústria de acordo com o seu projeto!

Entre em contato agora mesmo. Para saber mais sobre este assunto, ligue para (11) 3377.3073 ou clique aqui e entre em contato por email.