A NR12 tem como principal objetivo garantir a integridade física, a saúde e a segurança dos colaboradores com relação às máquinas e equipamentos que utilizam no seu dia-a-dia. 

Por isso, a adequação NR12 é extremamente importante e fundamental quando o assunto é automação industrial. Isso porque estabelece algumas orientações para que tanto as máquinas quanto os equipamentos sejam seguros para o colaborador.

No post de hoje vamos falar um pouco mais sobre a norma NR 12. Acompanhe!

 

O que é a Norma NR12?

A NR12 é uma das mais importantes Normas Regulamentadoras da Consolidação das Leis Trabalhistas. 

Ela se refere à segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. Foi criada em 8 de junho de 1978 pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e, ao longo dos anos, passou por várias  atualizações.

Segundo a NR12, “A norma regulamentadora define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho”.

A lei é bem extensa e propõe diversas medidas, tanto de proteção coletiva quanto individual. Porém, vale ressaltar, que a norma não estabelece um passo a passo definitivo para utilização de nenhum tipo de máquina ou equipamento. 

Isso porque cada empresa é única e tem processos, máquinas e equipamentos diferenciados. Então, cada projeto conta com suas próprias especificidades, que devem passar por prévia apreciação de riscos.

Por que é importante a adequação NR12?

Além dos pontos fundamentais que citamos acima sobre a norma NR12, para qualquer empresa que utiliza máquinas e equipamentos, ela também serve como fonte de informação, para que tanto a empresa quanto os colaboradores conheçam os riscos e como tornar o ambiente de trabalho mais seguro para todos.

Ela também define alguns parâmetros para que a empresa tome medidas apropriadas no caso de colaboradores portadores de alguma deficiência.

Também é importante ressaltar que, caso a sua empresa não cumpra a legislação, ao ser fiscalizada, poderá ter diversos prejuízos financeiros (como multas, processos trabalhistas, interdição de máquinas e equipamentos, dentre outros).

E se houver o descumprimento da lei, além das multas, o empregador poderá responder judicialmente e arcar com as interdições aplicadas pelo Ministério do Trabalho.

De quem é a responsabilidade da adequação NR12?

Afinal, cumprir a lei é responsabilidade da empresa ou do colaborador? Essa é uma dúvida muito frequente quando o assunto é NR 12! 

E a resposta é: a responsabilidade é da empresa! Cabe ao empregador oferecer um ambiente de trabalho sadio e capaz de garantir a saúde física dos seus colaboradores.

Por outro lado, os colaboradores têm um papel fundamental com relação ao cumprimento da lei: eles precisam cumprir as orientações recomendadas pela empresa para ter uma operação segura. Porém, a empresa precisa fiscalizar e garantir que eles estejam trabalhando em conformidade com a legislação.

Por isso, é muito importante que a empresa conheça a lei e saiba como aplicá-la no dia a dia organizacional. Mais do que isso, é preciso ficar sempre de olho nas atualizações da lei e oferecer aos colaboradores os treinamentos e capacitações adequados para que eles possam contribuir com o cumprimento da NR12.

 

 

A ARV valoriza a Segurança do Trabalho através da norma vigente NR-12 que garante a saúde e a integridade física dos trabalhadores com medidas de segurança preventivas.

A adequação de todas as máquinas da ARV com a norma NR-12 tem o objetivo de aumentar a segurança dos colaboradores!

Ao escolher fornecedores para projetos de automação, assegure-se de que seus produtos estejam de acordo com normas técnicas de segurança! 

 

E aí, gostou do post de hoje? Continue acompanhando nosso Blog para mais informações e novidades sobre automação! 

Tchau!  ????