Apesar da tecnologia avançar a um ritmo sem precedentes, nossa era não é a primeira a passar por mudanças tecnológicas significativas. Desde a invenção da roda, os humanos inovaram e se adaptaram às novas tecnologias ao longo da história. E, por tanto tempo, houve preocupações sobre como as novas tecnologias afetam os trabalhadores

Então, será que os robôs vão roubar mesmo os empregos das pessoas? Com certeza não! Na verdade, irão colocá-las em um melhor e mais recompensado cargo de trabalho.

 

Aqui estão alguns motivos…

Em primeiro lugar, é verdade que as tarefas de montagem cada vez mais rotineiras e repetitivas serão assumidas pelas máquinas. Mas, à medida que certos empregos “desaparecem”, novos cargos são abertos em outras partes da empresa. A Alemanha, por exemplo, exemplifica essa tendência de muitas maneiras. Hoje, os fabricantes alemães implantaram três vezes mais robôs do que as empresas norte-americanas, mas ainda empregam mais humanos.

E em segundo, desde o seu início, a automação nunca foi uma escolha de “robôs ou humanos.” Sempre foi uma questão de combinar os talentos de ambos. Ou seja, é a união da robótica e dos humanos que permitirá às indústrias atingir um novo patamar de velocidade, flexibilidade, eficiência e produtividade.

As máquinas têm a capacidade de montar coisas mais rápido do que qualquer ser humano jamais poderia, mas os humanos possuem a análise, a experiência de domínio e o conhecimento valioso necessários para resolver problemas e otimizar a produção de chão de fábrica.

 

Veja um exemplo prático

Isso é exatamente o que vemos na fábrica da Siemens em Amberg Electronics, na Alemanha. Nos últimos 25 anos, Amberg evoluiu para uma planta totalmente digital, com automação crescendo tremendamente. Mas o que mais mudou durante esse tempo não foi o número de funcionários; o que mudou é a produtividade. A força de trabalho do mesmo tamanho – cerca de 1.200 trabalhadores que foram treinados e retreinados para a manufatura digital – aumentou a produtividade em mais de 1.000%.

 

Novos cargos de trabalho

A automação e a incorporação de tecnologia na rotina produtiva das empresas faz com que os colaboradores, que antes ocupavam postos de trabalho pouco satisfatórios, perigosos, repetitivos e com grande comprometimento da ergonomia do trabalho, deixem essas funções a cargo das máquinas. Por isso, as empresas têm a necessidade comercial e a responsabilidade social de investir igualmente nos seres humanos. A transformação do chão de fábrica deve ser atendida por um compromisso em grande escala liderado pela empresa com a requalificação industrial para colaboradores. A responsabilidade agora é garantir que a indústria automatizada seja acessível a qualquer pessoa disposta a aprender, trabalhar duro e buscar novos caminhos de treinamento.

Esse sistema também serve a um propósito duplo tanto para as empresas quanto para a sociedade: as empresas ganham por terem uma forte carteira de trabalhadores com habilidades e conhecimentos relevantes; a sociedade ganha à medida que os jovens ganham caminhos rápidos para empregos bem remunerados e carreiras com degraus para subir, aumentando as oportunidades econômicas.

É importante entendermos que onde estamos agora está apenas começando! A robótica industrial está aqui e sendo rapidamente comercializada, com novas aplicações sendo criadas e os colaboradores precisam se adequar e aprender novas funções para ocupar novos cargos, com melhor remuneração. Mudanças são necessárias e podem ser muito positivas nesse sentido.

Os líderes da indústria precisam apenas lembrar que, embora os robôs sejam programáveis, com os humanos, a confiança é conquistada. Temos que provar que a robótica industrial é inclusiva!

 

Esperamos que tenham gostado desse conteúdo, continue acompanhando nosso Blog para mais informações e até a próxima!