Em um mercado tão competitivo atualmente, reduzir custos e oferecer um produto final de qualidade é fundamental para a maioria das empresas!

Desse modo, surge uma questão importante: como reduzir erros na indústria, aumentar a produtividade dentro da empresa e oferecer um produto de qualidade?

Pensando em te ajudar, preparamos esse conteúdo com algumas dicas para evitar erros em sua produção. Confira!

 

1 – Comunicação falha

Quando pensamos em um processo produtivo, uma falha na comunicação pode trazer sérias consequências e erros.

Se os gestores da empresa registram informações em diferentes planilhas ou simplesmente não registram, por exemplo, pode ser criado um ambiente caótico, com dados descentralizados e perdidos.

Por isso, os dados devem sempre estar atualizados, organizados e facilmente acessíveis(geralmente através de um banco de dados), contendo informações como produção, estoque, funcionários, finanças e etc.

 

2 – Mão de obra desqualificada

Outra maneira de reduzir erros na indústria é capacitar sua mão de obra!

Oferecer treinamentos e possibilidades de crescimento para os seus funcionários é fundamental para manter a qualidade na empresa. Uma mão de obra inexperiente e despreparada pode ser responsável por falhas e problemas em todos os setores responsáveis, prejudicando a qualidade final do produto.

Quanto mais informações os colaboradores tiverem, como regras de segurança, funcionamento do equipamento, parâmetro de qualidade, entre outros, melhor será o trabalho executado por eles!

 

3 – Logística pouco integrada

A integração entre os setores da empresa é fundamental para minimizar erros, falhas e retrabalhos. A comunicação adequada garante que todos os processos estejam uniformes e dentro do padrão, garantindo uma linha de produção eficaz e segura.

Por isso, é muito importante estar sempre atento à logística do processo produtivo para verificar se tudo segue como planejado e, assim, ser capaz de se adaptar aos obstáculos inesperados.

 

4 – Pense no layout da sua fábrica

A baixa produtividade e o excesso de erros podem indicar que o seu layout não está adequado à sua produção.Isso porque o layout é responsável por promover mais segurança, conforto aos trabalhadores e produtividade.

Para cada tipo de indústria existe um layout mais ou menos interessante. Por isso, é importante considerar maneiras de otimizar a sua produção, facilitar a comunicação entre os setores e o transporte, aumentar a segurança no seu chão de fábrica, oferecer conforto aos trabalhadores e facilidade de acesso às máquinas e às operações, entre outros.

 

5 – Simplifique os processos produtivos

Evitar atrasos na produção, promover maior agilidade às operações e conseguir ter mais controle dos processos de fabricação são itens essenciais para evitar erros e retrabalhos.

Isso significa que é necessário acompanhar de perto as ordens de fabricação, a gestão do seu estoque, automatizar os inputs, entre muitas outras ações que permitam encontrar falhas no seu ciclo produtivo e aperfeiçoar as suas operações.

Todas essas soluções que pontuamos ajudam a reduzir a quantidade de erros e de problemas na sua linha de produção, aumentando a qualidade do item final.

 

Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje. Continue acompanhando nosso Blog para mais informações e até a próxima!