Diversos segmentos industriais buscam por novas alternativas para que as suas linhas de produção sejam otimizadas e tenham sempre um alto padrão de qualidade e redução de custos, o que é essencial para garantir competitividade e obter resultados de crescimento nas vendas e participação no mercado.

Entre as diversas soluções disponíveis, a implementação de um sistema de visão é uma das mais eficazes quando se deseja reduzir custos na garantia da qualidade.

 

Aumente a sua qualidade com o sistema de visão!

Automação industrial, é uma ferramenta de processos produtivos que substituem o operador humano, por sistemas capazes de automatizar e inspecionar as linhas de produção com alta precisão, velocidade, repetibilidade e consistência.

A falha humana é recorrente e pode gerar imprevistos, seja por exaustão ou falha do colaborador. Sendo assim, o mercado tecnológico desenvolveu os sistemas de visão, que são capazes de operar durante toda a jornada de trabalho com a mesma precisão.

Para isso, é instalada uma câmera dotada de software para inspecionar e detectar quando um produto está fora do padrão esperado de qualidade. A grande vantagem desta tecnologia é que com um sistema automático de inspeção você garante que a velocidade de produção possa ser aumentada e o padrão da inspeção de qualidade possa ser mantido e quando comparado com uma inspeção manual, possui níveis de precisão muito superiores o que traz o aumento da qualidade, redução de custos com retrabalho, perdas e de quebra propicia aumento de produtivas quando o gargalo da produção é a inspeção.

Para cada aplicação é necessário a definição do hardware que envolve câmeras, iluminação e acessórios de processamento e tratamento de dados para garantia da qualidade para que o resultado da inspeção seja sempre o melhor e mais adequado ao seu processo de produção.

 

Quais são as vantagens do sistema de visão?

Entre as maiores vantagens na utilização de um sistema de visão destacam-se a redução de desperdício, o aumento da qualidade, a prevenção contra recalls e outros. Além disso, promovem garantias para que a marca responsável pela fabricação mantenha sua integridade, ofertando produtos fiéis ao que foi estabelecido em contrato.

Ao buscar por sistemas de visão, é necessário contar com um integrador especializado na integração dentro do ambiente industrial e que tenha experiência em processos produtivos, permitindo assim a aplicação da tecnologia mais adequada ao processo e suas características.

 

Em quais segmentos e tipos de aplicações é possível utilizar o sistema de visão?

Variadas são as possibilidades da aplicação do sistema de visão industrial, sendo mais comum na produção alimentícia, produção de embalagens, setor automobilístico e ainda na indústria farmacêutica e cosmética, confira as aplicações:

Alimentos e bebidas: verificação de presença de produtos em embalagem, inspeção dimensional, verificação da presença de lacres e tampas, verificação de gravação de lote e validade, leitura de código de barras 1d e 2d , inspeção de defeitos estéticos em produtos e identificação de posição dos produtos para orientação de robôs.

Automobilístico: inspeção dimensional, verificação de presença de produtos em montagens, inspeção de defeitos estéticos em peças, leitura de código de barras 1d e 2d, identificação de posição de peças para orientação de robôs.

Farmacêutica, cosmético e heath care: verificação de presença de produtos em blisters, inspeção de defeitos estéticos em produtos, verificação de gravação de lote e validade, leitura de códigos de barra 1d e 2d, identificação de posição de produtos para orientação de robôs, verificação de presença de lacres e tampas.

 

Eletrônica e bens de consumo: inspeção dimensional, verificação da presença de produtos em montagens, inspeção de defeitos estéticos em peças, leitura de código de barras 1d e 2d e identificação de posição de peças para orientação de robôs.

 

Como implementar o sistema de visão na sua empresa?

1 – Após pesquisas, escolha o integrador certo para o seu projeto

Nós temos um artigo que aborda sobre o passo a passo de como funciona o processo de automatizar, entretanto vamos relembrar neste tópico.

A consulta aos fornecedores com expertise no assunto é essencial para o sucesso do seu projeto, uma vez que, a definição da solução passa pela escolha de alguns de fatores: Lente, resolução da câmera, velocidade de processamento e escolha da melhor iluminação.

2 – Escolha a melhor solução para a sua necessidade

Dependendo de qual for a sua necessidade, nem sempre o produto mais caro é o mais adequado para o seu projeto. Em um exemplo prático, muitas vezes uma câmera simples, monocromática, pode dar mais estabilidade que uma colorida que possui um custo muito superior. Isso se deve às características do produto a ser inspecionado, pois temos elementos que interferem diretamente no processo.

3 – Escolha a melhor marca para o seu projeto

Existem muitas marcas no mercado, como Cognex, Omron, Sick, Infaimon, Keyence, todas com vários modelos disponíveis, sendo que algumas com câmeras específicas para cada aplicação.

Além disso, existem outras marcas do mercado. De um modo geral, todos os fabricantes possuem uma boa qualidade, porém alguns pontos devem ser observados, tais como, o custo, características técnicas, facilidade de integração e aderência ao ambiente de inspeção.

4 – Busque fornecedores que possuem atendimento ao suporte técnico

Muitos fabricantes disponibilizam software gratuito, enquanto outros exigem a aquisição do sistema de programação. Além do custo do software, também é importante observar a qualidade do suporte técnico e a base instalada no mercado.

Não adianta ter um ótimo sistema e não ter um suporte adequado, da mesma forma que não adianta ter um sistema que oferece extrema precisão, mas que não ofereça facilidade de programação e aderência às integrações necessárias com seu processo produtivo.

 

 

ARV: Integrando soluções com sistemas de visão

A ARV Systems é líder e referência no segmento de visão, com soluções para diversos ramos da indústria. A empresa atua desde 2009 no desenvolvimento e fabricação de soluções que proporcionam a redução de custos, aumento da produtividade e qualidade.

Com serviços e produtos de alto padrão de qualidade, a ARV Systems atende o setor automotivo, de alimentos e bebidas, health care, entre outros, em todo o Brasil.

 

Confie em quem entende do assunto e busque soluções com quem é apaixonado por automação industrial! Para saber mais sobre o tema, acesse o nosso site e veja mais.