As fábricas inteligentes também são tendências trazidas pela indústria 4.0.

Esse conceito está muito difundido entre os processos de automação industrial, que vieram para aumentar a produtividade e aproveitar os recursos humanos em atividades mais estratégicas.

Se você quer saber mais sobre as fábricas inteligentes, continue a leitura deste artigo e veja as tendências das fábricas do futuro. Aproveite sua leitura!

 

O que são fábricas inteligentes?

 

As chamadas fábricas inteligentes são indústrias que investem em processos tecnológicos para otimizar as atividades da linha de produção.

A partir da automação industrial inteligente, é possível integrar processos e equipamentos para um trabalho mais automático, rápido e produtivo.

O princípio da indústria 4.0 é utilizar a tecnologia para facilitar a interação entre os recursos humanos e as máquinas.

As fábricas inteligentes visam a realização de tarefas mais complexas, pesadas e repetitivas por equipamentos especializados. Enquanto isso, o trabalho humano é aplicado em atividades estratégicas e de supervisão.

A implantação da tecnologia ARM na indústria é um exemplo das fábricas inteligentes. Atualmente robôs autônomos são capazes de realizar a movimentação de carga de forma eficiente e prática, interagindo perfeitamente com colaboradores humanos.

 

Recursos das fábricas inteligentes

 

A abrangência tecnológica das fábricas inteligentes é muito grande. Um processo de fabricação pode ter todas as suas atividades automatizadas, gerando produtividade e maior otimização operacional.

Para tanto, diversas tecnologias são implementadas para que os equipamentos funcionem de maneira automática.

 

IoT (Internet das Coisas)

A Internet das Coisas consiste na atribuição de funcionalidades inteligentes a qualquer objeto ou equipamento.

Com ela, é possível manter elementos conectados a uma rede para se comunicarem com uma transmissão e recepção de informações eficientes.

A segurança do trabalho também se beneficia com essa tecnologia, já que as máquinas podem trabalhar com sensores e comandos que diminuem os riscos operacionais.

 

Big Data

A tecnologia de Big Data possibilita a coleta de informações que podem ser estruturadas para uma decisão estratégica.

Essas informações são valiosas para a operação, não só para a melhora dos processos produtivos como ampliação da produção para novos negócios.

 

Tecnologia AMR

Como citamos acima, a tecnologia AMR é utilizada para robôs colaborativos e autônomos, que assumem diversas tarefas realizadas por humanos.

Além de diminuir os riscos de acidentes, robôs colaborativos garantem maior produtividade na realização de tarefas que poderiam ser mais lentas pela mão de obra humana.

 

Gêmeo Digital

Esse recurso realiza simulações de processo de produção, permitindo uma visão de custos, produtividade e até mesmo a identificação de gargalos operacionais.

 

Cibersegurança

Investir em segurança também é fundamental para uma fábrica inteligente. Ferramentas que garantem a preservação dos sistemas de automação e dados da empresa também são consideradas recursos que integram os processos de evolução das fábricas inteligentes.

Esses são alguns recursos tecnológicos utilizados pelas fábricas inteligentes. Vale ressaltar que seus processos digitalizados permitem o monitoramento completo de toda a linha de produção.

Isso garante maior produtividade, que começa desde o ferramental até os processos de logística.

 

Níveis de trabalho de uma fábrica inteligente

Uma fábrica pode ser tornar inteligente a partir da avaliação de quatro níveis de estruturas.

Esses níveis servem para definir os avanços de uma fábrica até que tenha seus processos operacionais automatizados.

 

1 – Dados disponíveis

Esse nível é o mais comum entre a maior parte das fábricas atuais. A empresa possui dados disponíveis, mas não consegue acessá-los de forma automática para a tomada de decisões.

Para acessar esses dados, geralmente é necessário dispensar trabalhos e análises manuais, o que compromete a necessidade de acesso à informação.

 

2 – Dados acessíveis

Nesse nível, os dados podem ser acessados de maneira mais estruturada a partir de sistemas que permitem a demonstração de informações de forma automatizada.

Isso permite a tomada de decisão e o desenho de estratégias de maneira mais rápidas, apesar de ainda precisar de intervenção humana para o processamento de alguns dados.

 

3 – Dados ativos

Para obter dados de forma mais ativa, as fábricas já contam com recursos de inteligência artificial para ter informações totalmente automatizadas e em tempo real.

Nesse nível, é possível trabalhar com a previsão de falhas e ter um panorama de todo o processo produtivo para a identificação precisa de gargalos operacionais.

 

4 – Dados orientados para ações

As fábricas já podem trabalhar com máquinas que identificam problema e resolvem de maneira automatizada, sem intervenção humana.

Nesse nível, uma fábrica já pode ser considerada inteligente, uma vez que todos as falhas operacionais identificadas podem ser resolvidas automaticamente e em um curto período.

 

Benefícios das fábricas inteligentes

 

As fábricas inteligentes trabalham com foco na otimização dos processos operacionais, no aumento da produtividade e na redução de custos.

Além da automatização de processos recorrentes, os recursos tecnológicos aplicados garantem uma produção mais segura e eficiente.

Ao contrário do que se pensa, as fábricas inteligentes não vão substituir a mão de obra humana. Na verdade, elas vão permitir maior aproveitamento desses recursos em outras atividades, garantindo redução de custos e oportunidade de crescimento profissional.

Outra vantagem das fábricas inteligentes é a diminuição de desperdícios e redução de tempo de inatividade. Isso contribui para melhor aproveitamento de matéria-prima e ganho na produtividade.

Agora que você sabe mais sobre fábricas inteligentes, conte com a ARV Systems para otimização sua produção de forma automatizada e eficiente.

 

Esse conteúdo te ajudou? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!