A automação industrial é um dos pilares da Indústria 4.0 capaz de otimizar processos e melhorar o desempenho das indústrias em grandes proporções.

Sua principal finalidade é fazer com que as tarefas repetitivas ou que ofereçam algum risco ao colaborador, seja realizada por alguma máquina ou robô.

Veja a seguir alguns motivos pelos quais você deveria considerar esse investimento.

 

Aumento da produtividade

Uma das vantagens mais significativas que a automação industrial oferece é a melhoria e aumento da produtividade.

Com a automação é possível ter ciclos de produção mais velozes, com maior eficiência, precisão, segurança e repetibilidade.

 

Redução de custos

Ao substituir colaboradores por máquinas, o reflexo acontece na folha de pagamento, pois o custo da mão de obra é um fator crítico para muitas empresas.

Além disso, a maioria dos sistemas são desenvolvidos para economizar energia elétrica quando não estão funcionando.

 

Leia também: “Afinal, os robôs irão roubar seu emprego?”

Segurança e ergonomia

A automação industrial também proporciona um ambiente de trabalho mais seguro para os colaboradores, pois as tarefas repetitivas e com potencial risco de causar acidentes podem ser realizados por máquinas.

Além disso, os sistemas de automação são desenvolvidos para atuarem em ambientes considerados perigosos para a saúde humana, como ambientes com temperaturas extremas, locais explosivos, processos químicos, entre outros.

 

Melhoria da qualidade

Outra grande vantagem dos sistemas de automação industrial é a capacidade de reduzir erros que possam ser cometidos pelos colaboradores. Assim, há maior controle e melhoria na qualidade dos processos.

 

Otimização do tempo

Quando as tarefas repetitivas são automatizadas é possível otimizar o tempo dos colaboradores, que poderão se dedicar a tarefas mais importantes.

 

Produção operando 24 horas por dia

Com a automação industrial, podemos trabalhar 24 horas / 7 dias por semana, sempre mantendo o padrão de qualidade. Ao contrário da mão de obra humana, que precisa ser trocada a cada turno.

 

Nesse cenário, com tantas tecnologias oferecidas pela Indústria 4.0 é importante que as empresas invistam em ferramentas capazes de melhorar os seus processos produtivos, como os sistemas de automação industrial, e assim manter-se competitivas em seus mercados de atuação.

Essas são apenas algumas vantagens que automatização de processos pode oferecer.

 

 Planejando a sua rota de automação industrial

 

Para que a sua empresa possa obter todos os benefícios oferecidos pela automação industrial, é preciso traçar um roteiro e encontrar o parceiro ideal para implementar a solução.

Abaixo, confira os principais passos a serem seguidos antes de iniciar um investimento em automação industrial:

 

Passo 1 – Avalie os processos atuais

É muito importante que todas as etapas do seu processo produtivo sejam mapeadas e estejam claras para todos os envolvidos no processo.

A partir do momento que você entende os seus processos atuais, fica mais fácil entender quais etapas necessitam ser automatizadas para melhorar a produtividade, e obter o melhor desempenho da automação industrial.

 

Passo 2 – Avalie as soluções disponíveis

Depois que você consegue identificar quais são os processos que precisam de melhorias, é possível identificar qual a melhor solução.

Existem diversas formas de automatizar processos, como robôs, sistema de visão, robótica, linha de montagem, entre outras. Essa escolha vai depender da sua operação.

Lembre-se, é preciso entender se a solução escolhida irá atender a todas as necessidades da sua produção, assim conseguindo obter as vantagens que a automação industrial oferece.

Por exemplo, ao automatizar a linha de montagem da sua empresa, em que o robô precisa manusear peças. Ele está usando a garra ideal? Existe possibilidade de melhorias?

Diferente dos colaboradores humanos, os robôs podem ser equipados com diversas ferramentas para melhor desempenhar as atividades.

E mais uma vez, é preciso mapear os seus processos!

 

Passo 3 – Avalie a possibilidade de uma reestruturação

Após passar pelo passo 2, você precisa se perguntar:

Sobre o processo…

O processo pode ser reestruturado para maximizar as vantagens da automação?

A solução oferece a possibilidade de realizar mais de um processo na linha de produção?

 Sobre o produto…

O processo de produção pode ser redesenhado para se adequar melhor a automação? Por exemplo, em um sistema de visão o produto tem todos os requisitos para que o robô consiga fazer o escaneamento?

Seus produtos ou peças prontas estão preparados para a solução escolhida? Por exemplo, a sua automação é um robô para embalar algum produto. O design da embalagem permite o aproveitamento da solução ou precisará de alguma adequação?

 

São alguns detalhes, mas que podem interferir nas vantagens oferecidas pela automação industrial.

Nesse processo é importante que você consiga identificar quais são suas necessidades e quanto está custando conviver com elas, qual seria o custo de uma possível reestruturação e quais os ganhos após a automação.

 

Investimento em automação industrial

 

A automação industrial é um investimento de capital de alto custo, muitas vezes sendo pouco atraente para muitas empresas que precisam investir o capital em outras questões da empresa.

Então por que você investiria o capital da empresa em automação industrial?

 

 

 

Além dos benefícios citados anteriormente, a automação industrial permite que você tenha:

 

Controle de Custos

Em uma operação com automação industrial os custos são fixos e mensuráveis.

 

Previsibilidade

Toda máquina tem um tempo de trabalho, com isso, você sempre saberá quanto sua produção produzirá por hora, por dia, por semana, etc.

 

Eficiência

Com a automação é possível reduzir o desperdício e controlar a qualidade.

 

Flexibilidade

É possível flexibilizar sua produção de acordo com a demanda.

 

O que considerar antes de investir em automação industrial?

 

Devido à grande procura por soluções de automação industrial, o nosso time de especialistas desenvolveu uma planilha payback.

Um material totalmente gratuito e que auxilia as empresas interessadas em automatizar seus processos a avaliar a viabilidade do investimento.

Acesse a planilha e veja quais são os resultados que você pode obter com a automação industrial.

 

BAIXAR PLANILHA DE PAYBACK

 

A inovação é essencial e a ARV Systems está aqui para lhe ajudar!

 

Estamos no mercado desde 2009, oferecendo soluções e serviços para indústrias na área de automação industrial.

Nossa equipe técnica é formada por profissionais qualificados e competentes para o desenvolvimento de soluções dos mais variados projetos, contando com o de ferramentas e softwares avançados.

Sempre mostramos aos nossos clientes a necessidade de automatizar a produção em sua empresa, além dos ganhos com o projeto.

Fale com um dos nossos especialistas ou acesso nosso site e saiba mais.