Atualmente o consumidor está cada vez mais exigente no quesito qualidade e custo, alinhado com esta necessidade as indústrias estão buscando formas de aumentar sua competitividade e qualidade através da automação industrial.

A empresa que deseja automatizar seus processos costuma buscar soluções que atendam sua necessidade técnica, sem antes fazer uma análise preliminar dos objetivos que se deseja obter com a automação e acima de tudo que resultados isto trará para a produção, de forma que a justificativa do investimento seja facilmente aprovada.

O cenário acima acaba criando atrasos na decisão ou ainda muitas vezes inviabilizando projetos pois sem identificar os reais objetivos e ganhos que poderiam ser obtidos com a automação, as empresas acabam demandando um tempo grande na consulta de diferentes integradores que apresentando diferentes perfis de soluções, sendo que algumas atendem a expectativa de investimento porém não atendem os requisitos técnicos ou em muitas vezes atendem os aspectos técnicos porém não geram os resultados financeiros necessários para se justificar o investimento.

Projetos de automação industrial devem gerar resultados reais, como menor custo de produção, menor custo com retrabalhos ou perda de materiais, maior produtividade e melhoria da segurança e ergonomia para os colaboradores, o grande segredo para que se viabilize os projetos é identificar quais são os principais objetivos, quais os ganhos e com base nestes ganhos, qual seria o payback adequado para que o projeto possa ser aprovado.

Com a experiência de mais de 2500 projetos instalados e 150 clientes atendidos a ARV Systems decidiu disponibilizar a seus clientes uma planilha que possibilita identificar objetivos com a automação industrial através da inserção de dados base e com isto calcular os ganhos anuais com a automação e desta forma permitir o desenvolvimento de propostas mais aderentes aos objetivos técnicos e financeiros dos projetos.

 

Quais são os principais erros antes de automatizar?

 

  • Comece identificando oportunidades, listando objetivos com o desenvolvimento de um escopo simples

Oportunidades de projetos de automação estão em operações de gargalo de produtividade, de processos que demandam garantia de qualidade, que envolvam muita mão de obra manual que impactam no custo operacional ou ainda em processos críticos onde a segurança do operador seja colocada em risco.

  • Estude opções de automação industrial com os fornecedores

Depois de analisar o funcionamento do processo da linha de produção, é o momento de pesquisar quais são as empresas que automatizam e os serviços oferecidos. Busque as principais empresas do ramo e peça por orçamentos e propostas de automação da sua linha.

  • Confira referências e experiências

Este passo está relacionado um pouco com o tópico de cima, porém para este momento, é bacana que você já tenha em mente em quem são as companhias que você irá realizar uma visita, com base no que os seus integradores e o time técnico passaram para você.

  • Seja específico com os componentes

Você tem que ser específico sobre as peças e componentes que você quer que sejam cotados na sua máquina, isso inclui controladores lógicos programáveis, sistemas de visões, robôs, sensores, drives e motores, interfaces homem máquina e mais.

  • Expectativas claras de conclusão

O que define uma máquina pronta? Você deve ter uma conversa sobre isso antes de começar seu projeto. Métricas de aceitação são geralmente uma combinação de tempo de ciclo e erros por turno, por exemplo: vamos aceitar a máquina se o tempo de ciclo para montar uma parte é menos de 30 segundos e só um erro por turno de uma hora. Tenha certeza de que essas expectativas estejam claras.

 

Estude quais os custos envolvidos com a situação atual e quais ganhos podem ser gerados com a automação

Diante a todas essas questões citadas acima, o nosso time de especialistas sentiu a necessidade de desenvolver a planilha payback, de modo a auxiliar os nossos clientes e interessados a identificar os custos atuais e os custos futuros quando tiverem automatizado seus processos.

Dessa forma, o cliente estará mais matriculado nos ganhos anuais e nós, como fornecedor de tecnologia podemos diagnosticar de forma mais clara qual seria a solução mais adequada ao payback desejado para o projeto, evitando assim desenvolvimento de propostas que não possam ser viabilizadas.

Essa abordagem já permitiu que clientes definissem conceitos técnicos junto com nossos especialistas e que pudessem gerar resultados incríveis.

Ficou interessado ? Não perca tempo e baixe agora mesmo nossa planilha.

QUERO BAIXAR A PLANILHA PAYBACK!

 

Sobre a ARV

A ARV Systems é uma empresa que oferece soluções e serviços para indústrias na área de automação industrial nos seguintes segmentos: Linhas de Montagem, Máquinas Especiais, Robótica, Sistema de Visão e serviços de manutenção, Programação e Treinamento.

Atuante no mercado desde 2009, a ARV tem excelente reputação perante seus clientes devido a pontualidade, qualidade das soluções e do suporte pós venda. Nossa Equipe Técnica é formada por profissionais qualificados e competentes para o desenvolvimento de soluções dos mais variados projetos, contando com o apoio das mais avançadas ferramentas e softwares do segmento.