Apesar de ser um conceito bastante difundido nos diversos segmentos industriais, os pilares da indústria 4.0 podem não ser tão evidentes.

Baseada nas inovações tecnológicas, a Indústria 4.0 chegou para elevar os processos produtivos, garantindo maior produtividade e lucratividade. Entretanto, seus pilares são fundamentais para que isso aconteça.

No artigo de hoje abordaremos alguns pilares da indústria 4.0 e os principais desafios enfrentados pelas empresas brasileiras.

Boa leitura!

 

 

Os pilares da indústria 4.0

 

Também conhecida como quarta revolução industrial, a indústria 4.0 tem como princípio a utilização das tecnologias modernas para a geração de fábricas inteligentes.

Essas fábricas tendem a ser mais produtivas e eficientes, garantindo produtos de maior qualidade e com menor custo de produção.

Para que uma indústria chegue nesse patamar, é preciso que suas atividades diárias sejam realizadas de acordo com os pilares da indústria 4.0.

A partir do próximo tópico vamos abordar quais são os pilares da indústria 4.0 e como elas colaboram com a transformação digital na indústria.

 

Big Data

A tecnologia de Big Data garante a geração de dados em volume, velocidade e variedade, que são disponibilizados de forma otimizada e em tempo real.

Esses dados são fundamentais para a identificação de gargalos operacionais e criação de indicadores e metas para melhorar a produção.

Outro ponto interessante é que esses dados também podem ser utilizados para a tomada de decisão e para o planejamento estratégico da empresa.

 

Internet das Coisas

Também chamada IoT, a tecnologia utiliza recursos para otimizar objetos a partir de sensores para coleta de informações, mantendo uma integração com uma rede.

Com a internet das coisas é possível que todo o maquinário da indústria, por exemplo, gere informações sobre seu funcionamento e produtividade.

Uma das grandes vantagens desse recurso é poder manter um processo de manutenção preditiva, que aumenta a segurança do ambiente de trabalho e evita paralisações que podem causar prejuízos.

 

Sistemas integrados

Os sistemas integrados garantem a conexão entre as informações de forma centralizada para garantir maior facilidade para o processo de gestão.

Com os sistemas integrados é possível obter informações de outros setores e compartilhar informações relevantes para melhorar todo o fluxo da empresa.

 

Robótica

Apesar dos robôs não terem surgido na 4ª Revolução Industrial, a versões mais inteligentes e autônomas fazem parte dos pilares da indústria 4.0.

Geralmente, os robôs eram utilizados para tarefas repetitivas e complexas, garantindo processos mais agilizados e mais seguros.

Com a indústria 4.0, os robôs já são capazes de executar tarefas bem mais complexas e trabalhar de forma autônoma. Para isso, eles utilizam a inteligência artificial.

Essa tecnologia garante mais harmonia e segurança na interação entre homens e máquinas, aumentando a capacidade produtiva da operação.

 

Simulação

A simulação é uma tecnologia que garante a reprodução de ações em ambiente físico em ambiente digital.

Isso favorece a identificação de gargalos e melhoria de processos, além de influenciar na tomada de decisões como investimentos em novos equipamentos e até produção de novos produtos.

Essa tecnologia permite também maior qualidade para a fabricação de produtos, estabelecendo padrões de qualidade para toda a cadeia produtiva.

 

Nuvem

Outra tecnologia que se tornou pilar da indústria 4.0 é o armazenamento de dados na internet, chamada de nuvem.

Com esse recurso é possível acessar dados com maior segurança e com o mínimo risco de perdas.

Isso favorece empresas que trabalham com fazendas de servidores e garante que a indústria dispense investimentos na aquisição de equipamentos para esse fim.

 

Realidade aumentada

A realidade aumentada garante maior eficiência para processos que precisam de maior agilidade.

Hoje ela pode ser implementada para instruções de reparo em tempo real e até mesmo separação de peças para a linha de montagem.

Outra vantagem é a possibilidade de executar treinamentos virtuais, especialmente em locais de alta periculosidade, onde a presença humana pode ser colocada em risco.

 

Segurança cibernética

O conceito de cibersegurança é fundamental para indústria 4.0, estando diretamente atrelado com outros pilares, como a nuvem.

Os dados e sistemas integrados precisam de proteção contra invasões de terceiros que possam gerar prejuízos. Para evitar esse tipo de problema, é preciso implementar recursos de segurança cibernética.

 

Impressão 3D

A impressão 3D funciona de forma semelhante à simulação, garantindo maior qualidade para a fabricação de produtos.

Essa tecnologia integra o conceito da manufatura aditiva, que é a utilização de modelos digitais para a produção de peças e objetos.

Para garantir a eficiência desse conceito, a impressora 3D garante a produção de modelos customizados com alto detalhamento, garantindo economia com a fabricação de modelos.

 

 

Principais desafios para iniciar a jornada rumo a Indústria 4.0!

 

Para que uma empresa opere no patamar da Indústria 4.0 é preciso que os processos estejam integrados, tornando a planta cada vez mais inteligente e autônoma, além da mudança da cultura organizacional.

É muito importante que os gestores e líderes entendam quais são os desafios trazidos pela Indústria 4.0 para criarem estratégias capazes de superarem os obstáculos.

Veja a seguir os principais desafios encontrados na transição rumo a transformação digital.

 

Desenvolvimento de fornecedores

Atuar com tecnologia desatualizada, pode gerar diversos gargalos operacionais, assim é fundamental contar com um parceiro que possa atuar em conjunto para o desenvolvimento e implementação de soluções de acordo com as tecnologias da Indústria 4.0.

Da mesma forma que as empresas precisam mudar seus processos produtivos, os fornecedores também precisam se adaptar a essas mudanças para se manterem competitivos.

 

Desenvolvimento tecnológico

Investir em novas tecnologias é a base da Indústria 4.0, mas que pode representar um desafio para muitas empresas.

Aqui é preciso identificar quais são os setores com menores barreiras e que oferecem potencial de desenvolvimento. Esse é um trabalho que deve ser feito em conjunto, entre empresas e governo.

 

Infraestrutura

Em muitos casos, a infraestrutura disponível não permite que as empresas possam atuar de acordo com a Indústria 4.0. Isso inclui redes móveis e internet de banda larga que são essenciais para o uso das novas tecnologias e para o fluxo de informações que acontece em uma operação, além das adaptações internas.

 

Regulação

Com o avanço tecnológico, é natural que surjam novas leis voltadas para a ética e a segurança das informações, como o caso da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, que entrou em vigor em 2020.

Com isso, as empresas precisam ficar por dentro das leis e analisar quais adaptações são necessárias para que a operação esteja de acordo com a legislação.

 

Desenvolvimento de equipes

As empresas precisam contar com profissionais capacitados para atuarem com as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, como sensores, robôs, Inteligência Artificial, entre outras.

Por serem soluções novas, provavelmente o mercado ainda não tenha profissionais tão experientes. É neste ponto que entra o investimento em capacitação profissional, para o desenvolvimento de operadores, técnicos e outros profissionais qualificados para atuarem com as novas tecnologias.

 

Liderança

A Indústria 4.0 também faz com que as empresas passem por mudanças na cultura organizacional, e assim como os colaboradores do chão de fábrica precisam se qualificar, o mesmo deve acontecer com a liderança.

Com isso, os líderes e gestores precisam acompanhar as mudanças e avanços, para entenderem melhor como lidar com o novo tipo de profissional e como conduzirem os processos de forma mais eficiente.

 

Superar os desafios impostos pela 4ª Revolução Industrial não é uma tarefa tão simples, mas é fundamental para que as empresas brasileiras consigam operar usando todas as tecnologias disponíveis que fazem parte dessa revolução.

Reforçamos que quanto mais rápido isso acontecer, mais rápido as empresas poderão obter vantagens, além de se manterem competitivas no mercado.

 

Se você ainda tem alguma dúvida de como os pilares da indústria 4.0 podem auxiliar a sua empresa, nós podemos te ajudar.

Aqui, na ARV Systems, temos uma equipe especializada e que pode tirar todas as suas dúvidas!

 

Gostou deste artigo? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!