O impacto do COVID – 19 na Indústria.

Com a pandemia de COVID – 19, assim como ocorreu com vários setores, a indústria também está sofrendo os efeitos dessa crise de saúde pública, já que a doença interferiu diretamente na vida, nos hábitos, no trabalho e no consumo das pessoas. Com boa parte do comércio fechado e com milhares de pessoas sem poder trabalhar o consumo diminuiu e se restringiu, em boa parte, a itens de primeira necessidade e isso fez com que alguns setores da indústria sentissem mais os efeitos da crise, tendo que diminuir sua produção e consequentemente seu quadro de funcionários, para equilibrar seus resultados operacionais.

 

Como a automação industrial pode ajudar neste período que estamos enfrentando?

Uma das principais recomendações para impedir a propagação do vírus é evitar aglomerações e o contato direto entre as pessoas, além disso, o cuidado com a higiene deve ser ainda mais intenso durante a pandemia. E é por isso que a automação industrial se torna uma das alternativas para que as empresas possam passar por essa crise, já que as fábricas na maioria das vezes contam com inúmeros funcionários nas linhas de produção e precisam manter o ritmo sem colocar a saúde das pessoas em risco.

Ao investir em um sistema de automação, é possível diminuir a aglomeração, e por consequência o contato entre as pessoas. Também é possível aperfeiçoar todo o processo, diminuindo o tempo e os custos de produção, além de viabilizar o trabalho ininterrupto (resultados que serão buscados de forma mais intensa quando o mercado retomar seu ritmo usual).

 

Quero iniciar a análise de como automatizar meus processos. O que devo fazer?

Uma das recomendações é procurar por empresas que sejam integradoras de soluções que tenham conhecimento e histórico de fornecimentos na indústria. Outro aspecto importante é que a empresa tenha uma estrutura de engenharia, ferramentas de gestão de projeto e capacidade de manufatura mecânica e eletro eletrônica (o que garantirão respostas rápidas no pós vendas).

Após identificar as empresas que tenham o potencial de ser parceiro na área de automação, busque referências de clientes no mercado. Se possível realize visitas a sede das empresas para conhecer as instalações de projetos e toda a equipe técnica. Isto lhe fornecerá a certeza de que o mercado está satisfeito com esta empresa e que o resultado de sua automação será um sucesso.

Depois de realizar este filtro e definir quais empresas poderão realizar propostas para sua automação, identifique os défices de sua empresa:

  • Quais processos demandam mais produtividade?
  • Quais processos estão tendo problemas com qualidade na produção?
  • Quais processos possuem grande aglomeração de pessoas ou movimentos repetitivos que causam LER ou afastamento do colaborador?
  • Quais processos estão ocasionando desperdícios de insumos, energia ou mão de obra aplicada?
  • Quais processos demandam grande flexibilidade e maior velocidade de setup?

Estes e outros pontos são oportunidades de melhoria onde a automação pode atuar.

 

A ARV acredita que garantir a qualidade de vida e saúde de nossos colaboradores e pessoas que amamos é essencial! Sem Saúde o mundo para e a economia entra em colapso.

A ARV como integradora de automação tem a missão de garantir que a indústria continue viva, cresça e permita que pessoas possam trabalhar e garantir seu sustento.

Estamos trabalhando muito para ajudar nossos clientes a vencer este momento difícil! Sempre com união, estratégia e foco na responsabilidade com a saúde e segurança do nosso maior bem: A vida de quem amamos!