Em processos de automação mais complexos o desenvolvimento de protótipos pode ser algo fundamental para descobrir se determinado projeto é viável ou não.

Quer saber como nós, da ARV Systems, atuamos em projetos desafiadores e inovadores?

Continue a leitura! ????

 

O que é o desenvolvimento de protótipos para automação industrial?

 

O protótipo é uma representação simplificada de como seria um projeto. Pode ser qualquer coisa tangível, que possa ser explorada e avaliada.

O desenvolvimento de protótipos sempre é considerado quando não se sabe se um projeto vai dar certo ou não. O principal objetivo é testar e aprender.

Assim sendo, quando falamos em desenvolvimento de protótipos em projetos de automação, é para testar a viabilidade da automação em algum processo. Isso evita que a equipe de desenvolvimento trabalhe desnecessariamente em algo que talvez não dê certo ou que tenha custos elevados para o cliente.

Quando um protótipo é finalizado, a pergunta que devemos fazer é: estamos no caminho certo?

 

Como a ARV lida com projetos inovadores e desafiadores?

 

Antes de oferecer qualquer solução de automação para os nossos clientes, principalmente as mais inovadoras e desafiadoras, realizamos um trabalho intenso de consultoria, que consiste em:

 

Imersão no cliente

Nessa etapa é preciso entender o que o cliente quer e/ou quais são suas reais necessidades. Entender o que já tem no mercado e dá para ser adaptado ou se será preciso desenvolver algo novo.

 

Ideação

Com tudo mapeado, é a hora do desenvolvimento do protótipo. Aqui, nossos profissionais especializados se reúnem para discutir qual o melhor caminho a ser seguido.

 

Desenvolvimento de protótipos

Após o brainstorm, filtramos a ideia mais interessante e com potencial de sucesso. Transformamos essa ideia em algo tangível, para ser testado e avaliado.

Como a ideia é não ter custos elevados, sempre usamos o que já temos disponíveis em nossa estrutura, como: robôs, sistemas de visão, dispositivos, ferramentas e profissionais altamente qualificados.

Na maioria das vezes, os nossos clientes não possuem essa estrutura para idealizar os seus projetos, fazendo com que o desenvolvimento seja mais custoso.

 

Validação da ideia

Assim que o protótipo é finalizado, realizamos diversos testes para saber o que deu certo, o que precisa de melhorias, ou que tem disponível no mercado e dá para aproveitar, etc.

Apresentamos um relatório de conclusão para o cliente, que diz se o projeto é viável ou não.

 

Muitas vezes durante a jornada de pesquisa e desenvolvimento de protótipos, descobrimos que esses clientes já gastaram uma quantia considerável para o desenvolvimento de soluções que, infelizmente, não deram certo.

Então, o nosso maior objetivo com o desenvolvimento de protótipos para projetos inovadores é mitigar riscos e diminuir o tempo de desenvolvimento, assim evitando altos investimentos em soluções que podem não gerar os resultados para a operação do cliente.

 

 Vantagens do desenvolvimento de protótipos

 

Muitas vezes, nossos clientes chegam com algumas soluções para os problemas.

Mas nem sempre essas ideias são viáveis, seja por questões financeiras ou de estrutura para a instalação do projeto.

Então, quando oferecemos um serviço mais consultivo e com desenvolvimento de protótipos, conseguimos oferecer as seguintes vantagens para eles:

  • Descobrir erros e falhas mais cedo.
  • Garantir que os requisitos do projeto irão atender às necessidades.
  • Testar a funcionalidade e usabilidade da automação.
  • Entender se o projeto será viável financeiramente.
  • Fazer um orçamento final com base na solução testada, evitando margens de segurança que poderiam inviabilizar o investimento.

 

A grande diferença entre um protótipo e a solução final

 

Com o desenvolvimento de protótipos temos a liberdade de testar as soluções que oferecem mais riscos, mas sem a preocupação com todo o requinte de segurança e normas necessárias para o desenvolvimento. Além de não ter necessidade de grandes investimentos.

A partir do momento que a solução técnica é validada, o desenvolvimento do conceito final da solução fica mais transparente, para o cliente e para a equipe de projetos da ARV Systems.

 

 

Precisa automatizar algum processo e não saber se é viável? Fale com quem entende do assunto!

 

Aqui na ARV Systems os nossos profissionais são altamente qualificados para o desenvolvimento e testes de protótipos para diversos tipos de automação industrial, além da nossa infraestrutura.

 

Lembre-se, desenvolver um protótipo pode ser a chave do seu sucesso, pense nisso!

Até mais!