A NR-17 é uma norma importante para manter a segurança e conforto em ambientes de trabalho, especialmente os industriais.

Mais do que cumprimento da legislação trabalhista, manter a ergonomia no ambiente de trabalho auxilia na redução de custos e no aumento da produtividade.

Para saber mais como a NR-17 pode oferecer vantagens para a indústria, convidamos você para continuar a leitura deste artigo.

Boa leitura!

 

 

O que a NR-17 regulamenta em relação ao trabalho industrial?

 

A NR-17 é uma norma regulamentadora criada pelo Ministério do Trabalho com o objetivo de obrigar as empresas a fornecerem um ambiente ergonômico para que o colaborador exerça suas atividades.

No que tange a ergonomia na indústria, a NR-17 prevê alguns quesitos como:

  • Conforto térmico:

A qualidade do ar e a temperatura ambiente precisam estar adequadas para promover conforto aos colaborares e evitar doenças respiratórias ou mal-estar.

  • Iluminação:

Outro quesito importante é a iluminação, que não deve ser inferior a 70% da iluminância média.

  • Posição de equipamentos:

A NR-17 também regulamenta a posição de trabalho durante a execução de atividades. Ela deve ser confortável e não comprometer a saúde laboral do colaborador.

Este ponto também engloba as questões de manipulação de cargas pesadas, que pode prejudicar a postura e ocasionar doenças laborais.

Além desses fatores, a NR-17 abrange outros quesitos que precisam de atenção para garantir a segurança do trabalho.

O objetivo da NR-17 é manter condições favoráveis para que todas as atividades sejam realizadas sem risco e de maneira que não comprometa a saúde e a segurança do colaborador.

Um ambiente ergonômico garante maior produtividade e auxilia na redução de acidentes de trabalho, que podem prejudicar toda a operação e sua cadeia produtiva.

 

 

Por que a ergonomia no ambiente industrial é importante?

 

A ergonomia na indústria consiste em um conjunto de ações e parâmetros que contribuem para a harmonia entre o colaborador e sua forma de trabalho.

Como dissemos acima, a ergonomia prevista na NR-17 prevê não só a postura, como também conforto térmico, qualidade do ar, iluminação e outros requisitos.

Vale ressaltar que mesmo um ambiente industrial com sistemas de automação precisa trabalhar de acordo com a NR-17, principalmente na questão de manipulação de equipamentos.

A identificação dos riscos ergonômicos com base na NR-17 é importante não só para garantir o cumprimento da legislação, mas também para manter o bem-estar do ambiente de trabalho.

Cumprir os requisitos previstos na NR-17 oferece diversas vantagens para a indústria, como:

  • Aumento da produtividade: quando as atividades são realizadas de forma ergonômica, o trabalho fica mais fácil e rápido, especialmente as atividades manuais.
  • Redução de afastamentos: trabalhar com ergonomia garante menor incidência de acidentes e doenças laborais que causam afastamentos. Além disso, com menos doenças afetando os colaboradores, há melhorias na qualidade de vida das pessoas.
  • Redução de custos e prejuízos: além de evitar indenizações e multas trabalhistas, a ergonomia garante a redução de custos com reposição de mão de obra e paralisação da operação.
  • Melhora a imagem da empresa: uma empresa que se preocupa com o bem-estar dos colaboradores pode ter mais facilidade em conquistar novos clientes e parceiros.

 

 

Implantação da NR-17 e as indicações de ergonomia

 

Antes de implementar os parâmetros de ergonomia previstos pela NR-17, é preciso realizar uma avaliação ergonômica de todas as atividades realizadas na indústria.

Por isso a cultura da segurança é tão importante, já que ela permite mapear com maior facilidade todos os pontos de riscos que podem ser mitigados.

Com a avaliação ergonômica, os próximos passos para a implantação da ergonomia prevista pela NR-17 são:

  • Correção de falhas: tanto os postos de trabalho como a temperatura ambiente e outros riscos identificados devem ser tratados para que as atividades sejam realizadas de maneira ergonômica.
  • Conscientização dos funcionários: mesmo com a aplicação da ergonomia, é preciso que os colaboradores recebam treinamentos para intensificar a atenção em suas atividades a fim de evitar acidentes ou riscos ergonômicos. Isso vale também para o uso correto de EPIs e EPCs.

 

Trabalhar conforme a norma NR-17 atende não só as leis trabalhistas como também traz vantagens para o processo produtivo. O resultado é maior produtividade, menor custo operacional e satisfação dos colaboradores.

 

Agora que você sabe sobre a importância da NR-17 na indústria, fale com um dos nossos consultores e veja como as soluções em automação industrial podem oferecer mais ergonomia e segurança para os seus colaboradores.

 

Esse conteúdo te ajudou? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!