O Payback  tem grande importância na tomada de decisões para qualquer negócio de projetos e investimentos. Por exemplo, muitas vezes um projeto é engavetado e anos depois um novo gestor retoma o mesmo projeto, e este se viabiliza mesmo tendo as mesmas características e escopo inicial. Mas, por que isso ocorre? O mesmo projeto agora possui payback!

Você sabe como calcular e usar este importante indicador?

Nesse post explicaremos porque o payback é imprescindível para avaliar um investimento em automação e como calculá-lo. Confira!

 

Por que investir em Automação Industrial?

1 – Diminui o tempo de produção

2 – Menos erros humanos

3 – Menos custos com mão de obra

4 – Mais segurança no chão de fábrica

5 – Maior volume de produção

6 – Flexibilidade da linha de produção

7 – Maior qualidade de processo e produto

8 – Manufatura operando 24 horas por dia

9 – Possibilidade de medir e controlar processos

10 – Mais precisão e repetibilidade

O que é Payback?

Este termo em inglês significa “retorno”, ou seja, em quanto tempo o rendimento originário deste investimento retorna para o investidor. Todo investimento, seja em automação ou em qualquer outro meio empresarial, deve levar em consideração o retorno do capital investido – em quanto tempo aquele investimento “se pagará” e começará a trazer impacto sobre a rentabilidade.

Quais as vantagens de utilizar?

“O investimento vai se pagar?”. “Quanto tempo levará para o projeto dar retorno?”. “Como saber o fôlego financeiro que preciso ter?”. “Esta é a melhor alternativa para investir no momento?”. 

Estas são algumas perguntas para quem planeja um investimento em automação. E é justamente para responder a essas questões que existe o Payback.

Isto é, ao fazermos qualquer tipo de investimento temos que atravessar pelo período de despesas, em que vemos o dinheiro sair do caixa. Mas, se tudo que vai, volta (pelo menos é o que acontece com empresas como a sua, que fazem análise de viabilidade de investimentos), chegará um momento em que as receitas recuperarão o capital investido. E é neste momento – apresentado em período de tempo – que o cálculo do Payback mostra.

O Payback pode ser considerado como uma ferramenta de triagem na avaliação de projetos. É através dessa primeira análise – mesmo que simplificada – do período de recuperação do investimento que os gerentes podem testar se o mesmo realmente vale a pena.

Tempo (Prazo para retorno)

Este tempo é relativo, pois em projetos de longa duração este retorno precisa levar em consideração um tempo maior que os de curta duração.

Cada negócio tem um tempo estimado diferente. Em negócios de vida curta o retorno não pode ser longo (6 meses, por exemplo). Já em negócios de vida longa, o retorno não pode levar em consideração apenas 12 meses.

O tempo médio que o mercado adota, por convenção, é de 24 meses.

E como calcular?

O cálculo do payback é relativamente simples, mas é preciso alguns cuidados. Às vezes, a empresa faz apenas aquela comparação básica de quanto custa um robô e quando custa um operador e substitui um valor pelo outro. É preciso ir além! 

A automação proporciona ganhos importantes para o processo de produção como um todo. Mas, o custo mais importante de analisar é : o que você busca nessa solução? Além da substituição da mão de obra humana pela do robô, os principais pontos são:

  • Você busca redução de custo?
  • Você busca ganho de produtividade?
  • Você busca melhoria de qualidade?
  • Você busca segurança e ergonomia?

Outros custos relacionados ao investimento também devem ser inseridos na fórmula, tais como custos com equipamentos, treinamentos, afastamento de funcionários, despesas administrativas e operacionais relacionadas.

Tenha acesso a planilha para calcular os ganhos reais com automatização de sua empresa!

Quer fazer o seu cálculo de payback? 

Nosso time de especialistas sentiu a necessidade de desenvolver a planilha payback, de modo a auxiliar os nossos clientes e interessados a identificar os custos atuais e os custos futuros quando tiverem automatizado seus processos.

Dessa forma, será possível identificar os ganhos anuais com automação e nós, como fornecedor de tecnologia, podemos diagnosticar de forma mais clara qual seria a solução mais adequada ao payback desejado para o projeto, evitando assim desenvolvimento de propostas que não possam ser viabilizadas.

Essa abordagem tem nos permitido definir conceitos técnicos mais aderentes aos requisitos econômicos e que já pode gerar resultados incríveis aos nossos clientes!

 

Ficou interessado ? Não perca tempo e baixe agora mesmo nossa planilha!

QUERO BAIXAR A PLANILHA PAYBACK!

 

Ficou com alguma dúvida? Ou, precisa de ajuda? Você pode falar com a nossa equipe, clicando aqui. 😉