A implementação de robôs nas empresas tem trazido resultados inovadores. Hoje, podemos ver um aumento significativo de aplicações de sucesso na indústria alimentícia.

A razão é muito simples: os robôs conseguem fazer praticamente qualquer movimento, trabalhar com uma grande variedade de produtos (sejam eles pequenos, grandes, pesados ou leves), em qualquer ambiente, realizar aplicações complexas e conseguem fazer tudo isso com uma precisão milimétrica. Além disso, permitem economizar tempo, espaço e melhoram as condições de segurança.

No post de hoje elaboramos uma lista das vantagens da aplicação de robôs na indústria alimentíciaAcompanhe!

 

1 – Melhoram as condições de segurança alimentar

Quando falamos da indústria alimentícia, a questão de segurança e qualidade no processamento e manipulação é um assunto que precisa ser levado muito a sério!

Os colaboradores em uma empresa, muitas vezes, fazem vários tipos de trabalhos em diferentes zonas da unidade de produção e isso pode ser um grande fator para a propagação de bactérias e a contaminação dos alimentos.

Implementar robôs nesses processos elimina a oportunidade de transferência de contaminantes em produtos alimentares.

Além disso, os robôs são fabricados em conformidade com vários regulamentos alimentares, incluindo o EC 1935/2004, o FDA CFR Title 21, e as Normas GMP (Good Manufacturing Practices).

 

2 – Trabalham em ambientes agressivos

Os robôs têm a capacidade de trabalhar em ambientes extremos onde os alimentos são manuseados, por exemplo, em altas temperaturas ou a temperaturas de congelamento.

Ambientes severos para o ser humano ou até mesmo ambientes de ausência de oxigênio não são um problema para os robôs!

 

3 – Evitam desperdício

O uso de robôs na produção de alimentos reduz o desperdício e aumenta o rendimento geral porque trabalhos como o corte são mais consistentes e precisos.

Estima-se que os robôs possam ajudar os fabricantes a obter uma melhoria de rendimento de aproximadamente 3% em situações de desperdício de produto em trabalhos como corte.

 

4 – Melhoram as condições de segurança do colaborador

Além de fazer o trabalho repetitivo que é muito prejudicial ao ser humano, os robôs são capazes de utilizar equipamentos afiados e perigosos que eliminam a necessidade de envolvimento de colaboradores, garantindo um ambiente de trabalho mais seguro e sem acidentes.

Dessa maneira, esses colaboradores podem ser realocados para tarefas mais importantes e que irão garantir seu bem-estar e qualidade de vida!

 

5 – Possuem maior rapidez e produtividade

Os robôs podem fazer vários tipos de funções e movimentos continuamente, por longos períodos de tempo, sem precisar parar, com uma enorme capacidade de trabalho. Por isso, consegue atingir rendimentos mais elevados e aumentar a produção na indústria alimentícia.

Além disso, alivia a pressão causada pela escassez de mão-de-obra e reduz os custos da mesma.

Desta forma é possível, também, recuperar facilmente um investimento neste tipo de tecnologia!

 

Gostou do conteúdo? Estas são apenas algumas das vantagens que a aplicação de robôs pode trazer na indústria alimentícia!

ARV Systems é referência de implementação de robôs em todas as indústrias, são mais de 2500 projetos realizados com sucesso!

Clique aqui,fale com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar a sua empresa e evoluir!