Você já deve ter ouvido falar em percepção de risco, mas sabe exatamente sua importância para a indústria?

Mesmo com todos os cuidados, o ambiente industrial pode apresentar inúmeros riscos. Para tanto, manter uma previsão dos riscos que podem ocorrer é fundamental para garantir a segurança do ambiente de trabalho.

No artigo de hoje, abordaremos sobre a importância da percepção de risco na indústria e como desenvolver essa prática no ambiente de trabalho.

Aproveite sua leitura!

 

 

O que é percepção de risco?

 

Para abordarmos sobre o que é a percepção de risco, precisamos ter em mente o conceito de cultura da segurança.

A cultura da segurança prevê o bem-estar do colaborador e boas condições de trabalho em um ambiente seguro e que não coloque em risco sua integridade física.

O conceito da cultura da segurança abrange não só condições favoráveis e seguras de trabalho, como também a conscientização dos colaboradores quanto a práticas seguras, especialmente em ambientes industriais.

Uma vez que a cultura da segurança está disseminada entre os envolvidos, fica mais fácil identificar as situações de risco presentes no ambiente. Esse é o princípio da percepção de risco.

Ela é basicamente o desenvolvimento do senso de identificação dos riscos das atividades e as formas de evitar acidentes e mitigar esses riscos.

O processo de conscientização do colaborador também é uma das ações da percepção de risco, já que é possível diminuir acidentes com práticas como:

  • Uso adequado de equipamentos e ferramentas.
  • Atenção durante a execução de atividades.
  • Manutenção preventiva em máquinas e equipamentos.
  • Treinamento especializado sobre utilização do maquinário.
  • Utilização de EPIs (equipamentos de proteção individual) e EPCs (equipamentos de proteção coletiva), dentre outros.

Além de seguir as normas regulamentadoras (NRs) que determinam obrigatoriedades quanto à segurança na indústria, a empresa também precisa manter a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) para garantir a elaboração de um plano de segurança.

 

 

O desenvolvimento da percepção de risco

 

Para desenvolver a percepção de risco, é preciso desenvolver uma relação de práticas para destacar o uso correto de equipamentos de proteção e diversas observações inerentes aos processos de segurança.

Essas práticas podem ser mapeadas com base nos processos de trabalho, contemplando desde o recebimento da matéria-prima ao processo logístico, abordando sempre cada uma das atividades diárias.

Além de relacionar as práticas de segurança, é interessante manter um processo de alerta para os riscos identificados.

Vale lembrar que com a cultura da segurança, a percepção de risco dos próprios colaboradores aumenta, fazendo com que estes sejam os maiores identificadores de situações de perigo no ambiente de trabalho.

Portanto, é importante abrir um canal para que eles possam reportar qualquer não conformidade identificada que possa representar risco, tanto no funcionamento e operação de equipamentos como até mesmo identificação de sistemas de incêndio que precisam de reparos.

O reporte pode ser anônimo, mas deve informar qualquer situação identificada que coloque a saúde e integridade de um ou mais colaboradores em risco.

 

 

Quais são as vantagens?

 

Para garantir a eficiência do reporte dos riscos identificados, é importante treinar as equipes sobre a importância da percepção de risco e suas vantagens como:

  • Prevenção de acidentes.
  • Melhoria dos processos internos.
  • Facilidade na fiscalização de conduta de todos os colaboradores e identificação de práticas de risco.
  • Aperfeiçoamento das atividades da empresa.
  • Contribuição para os trabalhos da CIPA.

Outro ponto que deve ser destacado entre os colaboradores é que a percepção de risco e suas práticas não possuem caráter punitivo, mas sim a busca por um ambiente seguro e otimizado para que todos realizem suas tarefas de maneira confortável e produtiva.

A percepção de risco garante diversos benefícios para operação, especialmente a diminuição de custos com indenizações por acidentes de trabalho ou reposição de pessoal por afastamento médico.

Para garantir ainda mais a eficiência da percepção de risco é preciso aliar a expertise dos colaboradores na identificação de situações que apresentam periculosidade com ações preventivas como, manutenção periódica de equipamentos e fornecimento de equipamentos de proteção, sejam individuais ou coletivos.

Unindo essas ações, é possível implementar um processo eficiente de percepção de risco e garantir maior produtividade e segurança para a operação e para todos os envolvidos.

 

 

Adequação NR-12: diferença entre análise, avaliação e apreciação de riscos

 

Já que estamos falando em percepção de risco, o primeiro passo para implantar a NR-12 é fazer a apreciação de riscos.

É importante lembrar que cada máquina que se adequada a NR-12 precisa ter uma apreciação de riscos, que é o conjunto da análise e da avaliação de riscos, que tem como objetivo identificar quais são os perigos e o nível dos riscos que uma máquina ou equipamento oferece.

A norma técnica que fala sobre apreciação de riscos é a ABNT NBR ISO 12100:2013 – Segurança de máquinas – Princípios gerais de projetos – Apreciação e redução de riscos.

Vejamos abaixo a diferença entre análise, avaliação e apreciação de riscos.

 

O que análise de risco?

Análise de risco é o processo que gera um documento chamado de Análises de Riscos (AR).

É um documento que especifica a definição dos limites das máquinas e equipamentos, e os riscos que oferecem. Este processo de análise tem como objetivo garantir a segurança dos colaboradores.

 

Para isso devem ser considerados alguns pontos como:

  • Limites da máquina.
  • Identificação dos perigos que a máquina oferece.
  • Identificação de riscos associados.
  • Perigos do ambiente.
  • Entre outros.

A partir dessa análise outro processo é iniciado, o de avaliação de riscos.

 

O que é avaliação de risco?

A avaliação de risco é um processo que envolve a identificação e análise dos riscos, além de elaborar e adotar estratégias que sejam capazes de evitá-los, minimizá-los ou enfrentá-los, caso algum aconteçam.

 

O que é apreciação de riscos?

Depois de avaliar e analisar os riscos, chega o momento de apreciar as avaliações.

De cordo com a NR-12, a apreciação de riscos é o ciclo completo de análise e avaliação de riscos. É um processo que inclui definir os limites das máquinas e equipamentos, identificar, remover ou reduzir os riscos e verificar as máquinas após os riscos serem mitigados.

As normas técnicas que tratam da apreciação de riscos são:

  • ABNT NBR ISO 12100:2013 – Segurança de máquinas – Princípios gerais de projetos – Apreciação e redução de riscos.
  • ABNT ISO/TR 14121-2:2018 – Segurança de máquinas – Apreciação e riscos | Parte 2: Guia prático e exemplos de métodos
  • ABNT NBR 14153:2013 – Segurança de Máquinas – Partes de sistemas de comando relacionados à segurança – Princípios gerais para o projeto
  • ABNT NBR ISO 13849-1:2019 – Partes de sistemas de comando relacionados à segurança | Parte 1: Princípios gerais para o projeto
  • ABNT NBR ISO 13849-2:2019 – Partes de sistemas de comando relacionados à segurança | Parte 2: Validação

 

Em caso de não adequação das máquinas e equipamentos, o processo de apreciação de riscos é iniciado novamente. Ou seja, o risco foi reduzido?

Se sim, a documentação é encerrada e a apreciação está finalizada.

Se não, avaliar se o risco pode ser removido ou reduzido e quais serão as estratégias usadas para reduzi-lo.

 

Em todo o processo é preciso que profissionais qualificados estejam envolvidos, principalmente para que os relatórios sejam eficazes e garantam o cumprimento do objetivo, que é a segurança dos colaboradores.

 

Visando a percepção de risco juntamente com o processo de apreciação de riscos, desenvolvemos soluções compatíveis com todas as normas de segurança no trabalho, especialmente a NR-12.

 

Quer saber como A ARV Systems pode te ajudar a transformar os seus processos produtivos para serem mais seguros e eficientes? Fale com um dos nossos especialistas!

 

 

Esse conteúdo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!