Os robôs de paletização estão cada vez mais presentes em diversos segmentos industriais. Por sua facilidade de uso e rapidez, essa tecnologia potencializa os benefícios gerados pela paletização de produtos.

Com as novas tecnologias de otimização de manuseio e estocagem, eles assumiram um papel ainda mais importante nas operações logísticas.

Continue a leitura desse artigo e veja como os robôs de paletização garantem negócios mais competitivos e favorecem os processos produtivos da indústria. Aproveite!

 

Vantagens da utilização de robôs de paletização da indústria

 

Apesar de serem mais utilizados ao fim das linhas de produção, os robôs de paletização trouxeram diversas vantagens.

Anteriormente, essa era uma atividade realizada de forma manual. Mas hoje, com os robôs de paletização, é possível ganhar produtividade ao processo logístico e preservar a saúde laboral do colaborador.

As principais vantagens de se utilizar robôs de paletização são:

 

  • Redução de tempo:

O tempo de preparo e separação de pedidos diminui drasticamente. Isso garante a entrega de mercadorias de forma mais rápida, mesmo aquelas em caráter de urgência.

 

  • Otimização do transporte:

A mercadoria organizada em paletes garante mais otimização do espaço físico dos veículos de transporte, reduzindo o custo com frete e de entrega.

Outro fator é o carregamento mais rápido do veículo. As mercadorias paletizadas facilitam o uso de empilhadeiras, que agilizam o processo de carregamento.

 

  • Custo de mão de obra:

O custo com mão de obra também é reduzido com a paletização, não só na realização do processo de empacotamento como também no processo movimentação de carga para transporte.

 

  • Menor número de perdas:

Com o uso de robôs de paletização, o número de perdas por danos de mercadorias ocorridos no manuseio também é menor.

Além de quedas, a mercadoria pode ter suas embalagens comprometidas por manipulação inadequada, o que não ocorre com a paletização por robôs.

 

  • Maior ergonomia no trabalho:

Os robôs de paletização garantem o processo de forma automatizada e assumindo o peso de cargas de maior volume, favorecendo a saúde laboral dos colaboradores e evitando acidentes.

 

  • Aumento da produtividade:

Outra vantagem dos robôs de paletização é o aumento da produtividade, não só no processo de empacotamento como também em toda a operação logística. Como resultado, a empresa ganha competitividade na qualidade do produto e no processo de entrega.

 

Tipos de robôs de paletização para otimizar o processo

 

Os elementos que existem dentro de uma solução automatizada de paletização podem trabalhar de forma integrada entre si e com outros tipos de equipamentos, como esteiras de transporte de produtos.

 

1 – Dispensador de paletes

O dispensador de paletes é um dispositivo que possui controle e monitoramento que são integrados com um robô para manter o processo de paletização.

Durante o ciclo, assim que libera um palete finalizado, o dispensador fornece um novo palete de forma automática, para que um novo lote seja paletizado.

 

2- Robôs

Além dessas soluções, existem os robôs que garantem a colocação da mercadoria no palete, garantindo maior aproveitamento do espaço e evitando que colaboradores sejam responsáveis pelo transporte de peso da carga.

 

3 – Aplicador de Slip sheet

O slip sheet garante o fornecimento de folhas finas de chapatex ou papelão para proteger o produto durante o processo de paletização.

É muito comum utilizar robôs para inseri-las de forma automática durante a montagem do lote que será paletizado.

 

4 – Aplicador Stretch com top sheet

Sua função é envolver totalmente o palete com filme para promover a proteção do produto em lotes.

Uma das grandes vantagens desse tipo de dispositivo é a economia de filme, já que a quantidade de uso é aplicada conforme o tamanho da carga. Isso possibilita evitar o desperdício de filme e planejar o consumo mensal do material.

 

Os princípios da indústria 4.0 prevê a automatização de todo o processo produtivo da indústria. Entretanto, os processos logísticos também fazem parte da produção, mesmo que seja realizado quase na fase final de produção.

Os robôs de paletização são grandes facilitadores para garantir uma logística eficiente e que trabalhe de forma mais segura, rápida e com foco total na boa experiência de compra do cliente com um processo de entrega mais agilizado.

 

 

Venha conhecer a ARV Systems e veja como sua empresa e seus processos logísticos podem se beneficiar com os robôs de paletização.

 

Esse conteúdo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!