Tanto os robôs industriais quanto os robôs colaborativos, são sistemas automatizados desenvolvidos para diferentes tipos de necessidades e objetivos.

Veja a seguir as principais diferenças entre eles!

 

Robôs Industriais

Esses robôs são projetados e configurados para trabalhar de forma automática e intensa, tendo como prioridade a execução constante de suas tarefas. Além disso, eles precisam de uma área de segurança cercada para proteger os colaboradores humanos ao seu redor.

Os robôs industriais são projetados para realizar tarefas com alta precisão e velocidade. Não precisa ser movido e, portanto, seu posicionamento é uma prioridade. O resto das tarefas e processos dos colaboradores são adaptados para se adequar às capacidades e carga de trabalho do robô.

 

Robôs Colaborativos

Os robôs colaborativos são soluções automatizadas projetadas para trabalhar de forma interativa com humanos. Para facilitar isso, eles são especialmente projetados para serem bastante compactos e leves, garantindo que possam ser facilmente movidos e ocupem pouco espaço nas áreas de trabalho de uma fábrica.

Foram desenvolvidos para simplificar os diferentes processos e é por isso que adaptabilidade e flexibilidade são prioridades dos cobots, além de serem fáceis de programar em ordem para realizar suas diferentes tarefas de forma otimizada. Mas, as aplicações dos robôs colaborativos tendem a ser bem mais lenta que robôs industriais, como também uma menor precisão.

 

E quais são as diferenças entre robôs industriais e robôs colaborativos?

ARV Systems - Robôs industriais e Cobots: quais são as principais diferenças?

Como podemos ver, tanto robôs industriais quanto robôs colaborativos têm seu lugar na linha de produção.

Na hora de avaliar o benefício do uso de robôs para o negócio é importante identificar a aplicação que o projeto se propõe. Entendendo a carga e velocidade da sua linha, é possível começar a pensar na melhor opção e avaliar as diferenças e vantagens de cada modelo.

 

Gostou do artigo ou ficou interessado no assunto? Acesse o nosso Blog e confira todas as informações sobre automação industrial!

Veja como podemos otimizar, aperfeiçoar e alavancar o seu negócio! Fale com a nossa equipe, clicando aqui.

Até a próxima!