O aumento da globalização e da competição nos últimos anos fizeram dos robôs e da automação um fator essencial para o alcance dos objetivos estratégicos dos negócios e, cada dia mais, novas empresas estão procurando automatizar seus processos produtivos.

Por conta disso, o atual momento é ideal para se perguntar: você incorporou robôs à sua estratégia de negócios? E os seus concorrentes? Onde eles estarão em 3-5 anos?

Pensando em te ajudar, preparamos esse post para você entender melhor como é possível, com automação, alcançar seus objetivos de negócios e como isso pode ser incorporado à estratégia de negócios da sua empresa. Confira!

 

Como os robôs podem ajudá-lo a cumprir seus objetivos de negócios?

Os avanços tecnológicos dos últimos anos tornaram a tecnologia de robôs e automação mais barata e robusta. Uma ampla variedade de processos pode ser automatizada com soluções padrão prontas para uso.

Ao trabalhar 24 horas por dia com precisão de ponta, os robôs podem, se implementados corretamente, agilizar as tarefas de produção e cortar custos. Além disso, eles podem aumentar a qualidade do produto e fornecer um nível de qualidade mais previsível.

Robôs e automação também podem ser uma resposta a alguns dos desafios demográficos que a indústria está enfrentando. O aumento dos salários e a queda das taxas de desemprego em muitos países fazem com que as empresas estejam sempre em busca de mão de obra.

Para visualizarmos melhor, veja a seguir um gráfico (construído a partir do conjunto de dados ESEE) baseado em dados da Espanha que apresenta um grande contraste entre as empresas que adotaram a tecnologia de robôs e as que não implementaram a solução.

Grafico

Os dados sugerem fortemente que as empresas que implementaram robôs expandiram as suas escalas de operações e criaram novos empregos, enquanto as que não implementaram, experimentam efeitos negativos na produção e no emprego

No entanto, não é tão simples assim. Para ter sucesso, os investimentos em tecnologia, como robôs e automação, exigem planejamento e análise extensivos. Os projetos que não são bem planejados e analisados tendem a criar situações indesejáveis durante o processo.

 

Veja os robôs como uma iniciativa estratégica e pense grande – mas comece “pequeno.”

Um bom projeto de robô começa com a definição do escopo. Ver os robôs e a automação como uma iniciativa estratégica em vez de um investimento de curto prazo pode beneficiar a empresa no longo prazo. Mas é preciso ter cuidado para não exagerar

Muitos projetos não apresentam o sucesso desejado porque as empresas querem que o robô resolva todos os seus problemas de uma vez. Na maioria das vezes, isso simplesmente não é possível e os projetos se tornam muito complexos e arriscados, e os investimentos dão errado.

Um bom conselho é: pense grande mas comece pequeno. Pensar grande significa ver os robôs como uma iniciativa estratégica de longo prazo que não se limita a um ano orçamentário ou um período estratégico de, por exemplo, 3 anos.

Começar pequeno significa colher frutos que estão ao seu alcance. Comece automatizando uma tarefa simples e ganhe alguma experiência . Mas sempre mantenha o quadro geral em mente.

Algumas empresas se concentram muito em suas necessidades imediatas e automatizam tarefas sem considerar toda a linha ou fluxo da fábrica. Esses projetos correm o risco de atrapalhar iniciativas posteriores com foco em longo prazo

 

Automação é mais do que uma questão técnica

Tendo decidido a abordagem estratégica, você precisa planejar o projeto real do robô. É importante reconhecer que os investimentos em robôs são mais do que uma questão técnica. Um projeto de sucesso baseia-se em um caso de negócios sólido e, em última análise, deve ser conduzido pelos colaboradores.

O que importa se um processo pode ser automatizado, se isso não atender aos seus objetivos estratégicos de negócios? Elaborar um business case é uma forma de manter o projeto alinhado com a estratégia geral de negócios, seja ela qual for. Isso ajudará a garantir que o projeto do robô realmente corte custos, forneça à organização experiência com o robô ou permita escalabilidade global, etc

Por exemplo, é possível automatizar um processo e, assim, aumentar a qualidade do produto. Porém, se não houver demanda por qualidade, se o cliente não se importar com isso, o projeto de automação não faz sentido do ponto de vista financeiro e estratégico.

Outro fator muito importante é a organização e os colaboradores. A introdução de robôs na organização pode mudar drasticamente os procedimentos de trabalho e os modelos operacionais. Os robôs têm que ser operados por colaboradores e, se as pessoas não forem suficientemente treinadas e motivadas para a mudança, o projeto não será um sucesso, independentemente de suas perspectivas técnicas ou financeiras.

 

O que levar em consideração antes de automatizar?

A robótica industrial tem grande potencial para empresas que desejam ter maior produtividade, cortar custos, aumentar a eficiência e combater os desafios demográficos que a indústria enfrenta. No entanto, a iniciativa em implementar a automação precisa ser planejada de maneira adequada e integrada à estratégia geral de negócios.

Veja algumas perguntas que você deve fazer antes de automatizar e assim evitar algumas “armadilhas” comuns:

  • Quais são meus objetivos estratégicos de negócios?
  • Como a automação pode me ajudar a atingir esses objetivos?
  • Quais são as minhas necessidades reais na produção?
  • Onde eu tenho o maior potencial para iniciar um projeto de automação de baixo risco?
  • Algum departamento já teve alguma automação e, por isso, é mais ágil que os outros?
  • Os colaboradores da minha empresa tem habilidades adequadas? Eles podem ser treinados para lidar com robôs?

Uma vez respondidas essas perguntas, outra abordagem importante para buscar informações da operação é responder uma planilha de Payback. Com ela é possível identificar os custos atuais e os ganhos futuros quando alcançado os objetivos com a automação.

QUERO BAIXAR A PLANILHA DE PAYBACK

 

Inove o seu processo industrial com a ARV!

Para conseguir crescer ou se manter neste mercado cada vez mais competitivo, a inovação é essencial. E a ARV está aqui para lhe ajudar:

Oferecemos soluções completas de automação e robótica para uma ampla gama de empresas, dos mais diversos segmentos. Fale com a nossa equipe, clicando aqui!