Com a necessidade de obter informações mais rápidas e precisas sobre a produção, os sistemas supervisórios adquiriram um papel importante na indústria.

A utilização da tecnologia nas linhas de produção permite não só o aumento da produtividade e redução de custos operacionais como também produtos de maior qualidade.

Continue sua leitura e saiba mais sobre os sistemas supervisórios e os benefícios que eles proporcionam para a indústria, independente do segmento.

Desejamos a você uma ótima leitura!

 

O que são sistemas supervisórios?

 

Os sistemas supervisórios consistem em softwares que monitoram os dados de todos os processos de produção em uma indústria.

Trabalhando de maneira autônoma, eles captam informações do processo produtivo e as organizam de maneira estratégica em um banco de dados.

Todas as informações são demonstradas em tempo real através de telas de monitores para que sejam acompanhadas pelo responsável operacional.

Além das facilidades para o colaborador realizar o monitoramento das atividades, é possível identificar gargalos e falhas em tempo real, permitindo a correção imediata.

Outro fator importante é o uso estratégico das informações que podem influenciar na tomada de decisões para novos negócios.

 

Funcionamento dos sistemas supervisórios

 

O funcionamento dos sistemas supervisórios é realizado através de componentes que integram todo o processo de supervisão autônoma.

Esses componentes são integrados entre si para o acompanhamento das fases de operações e armazenamento de informações. Veja a seguir quais são esses componentes.

 

Sensores e atuadores

Esses componentes trabalham conectados aos equipamentos que serão monitorados. Os sensores são capazes de converter todas as informações físicas coletadas em analógicas ou digitais.

Essas informações convertidas são enviadas para estações remotas e podem trazer dados de temperatura, pressão e até mesmo tempo de produção de uma máquina.

Além dos sensores, também existem os atuadores, que são dispositivos que controlam as funções de ligar, desligar, movimentar ou alterar funções de um equipamento.

 

Estações remotas

As estações remotas são responsáveis por iniciar o processo de captação de dados. Utilizam CLPs, controladores lógicos programáveis, ou as chamadas RTUs, unidade terminal remota.

Esses dispositivos são responsáveis pela comunicação entre a estação central de monitoramento e todas as máquinas que serão supervisionadas.

A partir deles é possível obter informações enviadas pelos sensores além da realização de cálculos e saída de dados. Conectados em uma base de controle central, armazenam todas as informações coletadas durante o processo de produção.

 

Rede de comunicação

É uma plataforma que mantém o fluxo de dados entre as estações remotas e as estações centrais de monitoramento.

A implantação da rede de comunicação deve ser realizada de acordo com alguns critérios, considerando a distância de cabeamento de fibra óptica e até mesmo de equipamentos que funcionam sem fio.

 

Estações centrais de monitoramento

Esses componentes são responsáveis por todo o monitoramento do sistema supervisório. As estações centrais de monitoramento recebem dados que são enviados pelas estações remotas, apresentando todos os eventos ocorridos.

Elas podem disponibilizar as informações somente em um computador ou distribuí-las entre vários dispositivos, quando instaladas em uma rede com função de compartilhamento de dados.

 

Alarmes industriais

Uma das funcionalidades dos sistemas supervisórios é gerar alarmes industriais. Qualquer situação adversa que não corresponda aos padrões estabelecidos gera um alarme indicando a necessidade de correção.

O gerador de alarme dos sistemas supervisórios não só alerta sobre a falha ocorrida e a necessidade de correção como também disponibiliza as informações registradas durante a ocorrência para consulta futura.

A função do acionamento de alarmes garante maior produtividade para a operação evitando paradas que não são programadas, acidentes de trabalho e aumentando a qualidade dos produtos fabricados.

 

Vantagens dos sistemas supervisórios

 

Trabalhar com sistemas supervisórios oferece inúmeras vantagens para a operação industrial.

Além da possibilidade de monitorar os processos da linha de produção, também é possível supervisionar o funcionamento do maquinário. Sem contar a possibilidade da obtenção de dados estratégicos. Conheça as principais vantagens dos sistemas supervisórios.

 

Aumento da produtividade e redução de paradas

Com os sistemas supervisórios é possível entender o porquê da paralisação de uma máquina e tomar ações corretivas para reduzir esse problema.

Isso porque é possível não só identificar o problema como tratá-lo de uma forma mais efetiva. Logo, uma máquina que sofre menos paradas não programadas contribui para o aumento da produtividade.

 

Maior qualidade de produtos

Os sistemas supervisórios também podem ser aplicados para estabelecer padrões de qualidade para monitorar todo o processo de fabricação.

Se for identificada diferenças entre o produto e o padrão definido, o sistema gera informação para que essas variações sejam corrigidas.

Com os sistemas supervisórios também é possível manter os registros das variações identificadas para estudos sobre melhoria dos produtos.

 

Utilização estratégica dos dados

Todos os dados da produção obtidos pelos sistemas supervisórios são armazenados e podem não só gerar informações para outros sistemas como serem utilizados de forma estratégica em benefício da operação.

A coleta e armazenamento de informações também podem ser utilizadas para geração de indicadores e estabelecimento de KPIs.

As informações obtidas podem ser utilizadas para alterações e melhorias de processos que vão melhorar a produção, como também identificar a eficiência produtiva e possibilidade de investir em novos produtos.

 

Redução de custos

Os sistemas supervisórios também favorecem a redução de custos, não só na função de monitoramento como também no processo de aquisição de dados.

Além da captação de dados de forma rápida e confiável, os processos de correção de problemas são mais ágeis, se comparados a mão de obra humana.

Outro fator que contribui para a redução de custos é a diminuição do número de paradas, já que os sistemas supervisórios alertam e permitem identificar a causa e tratar efetivamente as paralisações não programadas.

 

Os sistemas supervisórios garantem uma operação mais segura, otimizada e com sua capacidade produtiva aumentada.

Se deseja aprimorar seu processo de produção com os sistemas supervisórios, entre em contato com a ARV Systems e sabia como aumentar a eficiência da sua operação.

 

O que achou deste artigo? Comente sobre o que achou, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras notícias.

Até a próxima!