O que é uma smart warehouse ou um armazém inteligente? Por que é tão importante na automação de processos logísticos e logística interna?

Os robôs estão ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas e melhorando seus ganhos com produtividade. Então, é preciso estar atento e entender como essas tecnologias podem ser aplicadas em seus processos produtivos.

Continue a leitura e saiba quais são as respostas para essas e outras dúvidas que você possa ter sobre armazéns inteligentes ou smart warehouse.

 

Boa leitura! ????

 

O que um armazém inteligente?

 

Smart warehouse ou armazém inteligente é o conceito que se dá para processos logísticos que são realizados por robôs móveis, máquinas e software de gerenciamento, tudo isso integrado às tecnologias avançadas, característica da Indústria 4.0.

 O principal objetivo de um armazém inteligente é melhorar a eficiência dos centros de distribuição, estoque e expedição, isso faz com que os recursos sejam otimizados e os resultados da empresa melhorados.

Muito se engana quem pensa que o armazém inteligente é operado totalmente por máquinas. Nesse cenário, os armazéns inteligentes “conversam” com humanos, que passam a desempenhar atividades mais estratégicas dentro de uma operação.

Com isso, há a redistribuição de tarefas, onde o potencial de cada um é aproveitado para a conclusão das atividades, sempre priorizando as demandas mais urgentes.

 

Qual é a estrutura de um armazém inteligente?

A principal característica de um armazém inteligente é a troca do trabalho humano (tarefas repetitivas ou de esforço) pelo trabalho robotizado.

Os armazéns inteligentes dependem da robótica, internet das coisas (IoT) e inteligente artificial (IA) para que todas as tarefas de gerenciamento e localização de produtos funcione corretamente.

Existem diversas soluções automatizadas que podem compor um smart warehouse, como transelevadores ou robôs colaborativos (cobots).

Abaixo alguns dos sistemas relevantes para o bom funcionamento de um armazém inteligente:

Sistema de armazenagem automático: são todas as soluções que facilitam a localização e extração de mercadorias nas prateleiras. Podemos destacar, os transelevadores para paletes e veículos AGV.

Sistema de transporte automatizado:  são as soluções que auxiliam e aceleram a transferência de mercadorias / matérias-primas de uma área para outra. Como exemplo, podemos citar drones e os robôs autônomos (AMRs).

Soluções para processamento de pedidos:  aqui se enquadram todas as soluções que são capazes de agilizar o processo de picking. Podemos destacar soluções como, voice-picking ou braços robóticos.

Além dos sistemas automatizados, o armazém inteligente conta com:

 

Prateleiras inteligentes

São prateleiras equipadas com sensores que identificam quando um produto é retirado.

Como é tudo automatizado, há garantia de rapidez na atualização de informações no sistema de gerenciamento de estoque. Assim sendo, sempre que algo é movimentado, automaticamente o sistema é atualizado, sem a necessidade de intervenção manual, evitando diversos tipos de falhas.

 

Códigos de barras

Em um armazém inteligente ou smart warehouse tudo é etiquetado de maneira adequada, com isso, os códigos de barra evitam confusões entre produtos que são semelhantes, mas com códigos diferentes.

Por exemplo, em uma produção de placas eletrônicas, elas já saem identificadas da produção, e o código de barra é fundamental para facilitar a checagem e garantir o correto gerenciamento do estoque.

 

Complemente a leitura com: Armazém Robotizado: a automação nos processos e sistemas logísticos”.

 

Vantagens do armazém inteligente

Quando pensamos em armazém inteligente, logo pensamos em empresas com grandes centros de distribuição, como a Amazon, por exemplo.

Mas se a sua empresa não tem um grande centro de distribuição, mas existe uma demanda de movimentação interna, entre tirar peças do estoque e levar para a linha de produção. Ou pegar uma peça finalizada e levar para o estoque. Ela também pode ter um armazém inteligente para otimizar os processos internos.

Ao fazer a implementação correta dos principais sistemas de gerenciamento de processos e fazendo as automações necessárias para o seu negócio, é possível obter alguns benefícios com o armazém inteligente.

A seguir, confira algumas!

Redução de custos operacionais

Redução dos custos relacionados aos processos manuais para gerenciamento de estoque, que em alguns casos podem representar uma fatia significativa para a empresa.

Otimização do espaço de armazenagem

Oarmazém inteligente é flexível, com isso, é possível ser personalizado de acordo com a necessidade de cada espaço.

Previsão de demanda mais eficiente

Como todos os produtos / matérias-primas estão identificadas com códigos de barras, fica mais fácil controlar o que está saindo e entrando.

Aumento da produtividade

Essa é uma das principais vantagens do uso de processos automatizados. Atividades repetitivas e que demandam mais esforço dos colaboradores, podem ser feitas com maior facilidade através dos sistemas automatizados. Com isso, as pessoas podem se dedicar a tarefas que são mais importantes e estratégicas para o negócio.

Como sabemos, a inovação é o caminho mais assertivo para aquelas empresas que desejam se manter competitivas em seu mercado de atuação.

Com isso, por que não investir em smart wharehouse ou armazém inteligente e melhorar os processos da sua empresa?

 

Nós da ARV Systems, temos uma parceria sólida e de confiança com a cts para o fornecimento das melhores soluções em automação industrial.

 

Se a sua empresa precisa melhorar processos e elevar o nível da produção, já pensou em automatizar seus processos produtivo?

Para te ajudar, você pode baixar nossa planilha de cálculo de payback, e entender em quanto tempo você terá o seu investimento de volta. É só clicar AQUI!

 

Fale com quem entende de automação!

Antes de implementar qualquer tipo de automação em seus processos, é preciso contar com fornecedores capazes de entender as suas demandas e oferecer as soluções que atenderão às suas necessidades.

A ARV  Systems é uma empresa que está no mercado há mais de 10 anos oferecendo as soluções mais adequadas para cada cliente.

Se você tem alguma dúvida sobre automação industrial, fale com um dos nossos especialistas e tire suas dúvidas.

 

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das novidades.

 Até mais! ????