A sustentabilidade na indústria é um dos conceitos mais difundidos no segmento.

A preocupação com o meio ambiente e o futuro das próximas gerações vêm mudando a forma das empresas conduzirem seus processos produtivos.

No artigo de hoje abordaremos sobre a questão da sustentabilidade na indústria, as vantagens e os desafios que essa tendência traz consigo.

Continue com a gente!

 

O que é a sustentabilidade na indústria?

 

A sustentabilidade na indústria tem como princípio estratégias que possam manter a produtividade operacional aliada com medidas que contribuem para a preservação do meio ambiente.

Atualmente, o conceito de sustentabilidade vai muito além dos cuidados com a natureza. Os próprios consumidores já buscam viver mantendo práticas sustentáveis, a começar pelo tipo de produtos que adquirem.

Essa questão da sustentabilidade na indústria também favorece o fortalecimento da marca, não só para atender clientes que primam por esse princípio como manter relações com empresas que já estão à frente em ações sustentáveis.

Logo, podemos observar que a sustentabilidade é muito mais ampla. O Brasil já avançou muito em indústrias que já aplicam práticas sustentáveis. Entretanto, no exterior, esse avanço é muito maior.

Boa parte das empresas estrangeiras buscam parceiros de negócios que trabalham dentro de práticas sustentáveis e se preocupem em ações que garantam produção com o mínimo de impacto ambiental.

 

Quais as vantagens de se implementar sustentabilidade na indústria?

 

Adotar práticas que contribuem para a preservação do meio ambiente permitem que a empresa cumpra seu papel com a responsabilidade social e ainda possa aproveitar de uma operação mais limpa e com um custo menor.

Dentre as principais vantagens de se implementar a sustentabilidade na indústria, podemos destacar:

 

  • Imagem da empresa:

Como dissemos acima, a imagem da empresa é melhorada perante o consumidor.

Uma empresa que aplica práticas sustentáveis mantém ótimas relações comerciais e se torna referência para o cliente final.

 

  • Diminuição do custo operacional:

Medidas sustentáveis como utilização de fontes de energia renovável, uso consciente da água e reciclagem de matéria-prima contribuem para a preservação do meio ambiente e ainda para a diminuição dos custos com insumos.

 

  • Maior satisfação dos colaboradores:

Manter os colaboradores engajados em uma cultura sustentável garante maior satisfação de trabalho, pois vão sentir que também fazem parte das ações em prol do meio ambiente.

 

 

Os desafios da sustentabilidade na indústria

 

Toda mudança de conceito e cultura empresarial são desafiadoras, especialmente quando o assunto é sustentabilidade.

Para se tornar uma indústria sustentável é preciso um planejamento de práticas e medidas para alcançar esse objetivo.

Com as constantes mudanças de mercado, incluindo os paradigmas da preservação ambiental, é quase uma necessidade que todos os segmentos adotem a sustentabilidade na indústria.

Durante a trajetória de mudanças do cenário atual da empresa para um cenário sustentável, existem alguns desafios e os responsáveis precisam ter isso em mente.

 

Mudanças climáticas

Os efeitos da indústria nas mudanças climáticas são um dos desafios para a sustentabilidade nas empresas.

O segmento de construção civil, por exemplo, é um dos que mais contribuem para a emissão de gases que formam o Efeito Estufa.

Para evitar esses impactos, o ideal é adotar materiais que diminuam o consumo de energia elétrica e geração de resíduos e gases que comprometam a atmosfera.

 

Consumo de energia

Estima-se que a indústria é responsável por 41% do consumo de energia elétrica do Brasil.

Logo, a eficiência energética é um dos grandes desafios de muitas empresas.

A utilização de fontes de energia renovável, sistemas eficientes de isolamento térmico e até mesmo aproveitamento da luz natural pode garantir uma redução considerável no consumo de energia, que, consequentemente, resulta em menor custo para a operação.

 

Preservação dos recursos naturais

A empresa deve pensar em um processo para gestão de resíduos eficiente em toda a sua cadeia produtiva.

Essa medida deve prever o descarte adequado de produtos prejudiciais ao meio ambiente e reciclagem de materiais para diminuir a extração de matéria-prima.

 

Saúde e bem-estar

Ações sustentáveis por parte da indústria devem ser adotadas para preservar a saúde pública e o bem-estar da sociedade. Esse é um dos princípios da responsabilidade social.

Portanto, a indústria deve realizar sua produção sem prejudicar o meio ambiente a ponto de comprometer a saúde e o bem-estar da população ao seu redor.

 

Crescimento econômico

A sustentabilidade na indústria contribui para a redução de custos. Mas é preciso desenvolver técnicas e práticas para garantir essa economia. Em muitos casos, é necessário investimento em recursos que vão favorecer as ações sustentáveis.

No entanto, com a redução de custos operacionais, as empresas aumentam seu potencial competitivo, o que é excelente para incentivar o crescimento econômico do país.

 

Apesar dos desafios da sustentabilidade na indústria, ela também confere inúmeras vantagens para o segmento. Além de uma operação com menor custo e a preservação do meio ambiente, essa prática garante o futuro das próximas gerações.

 

 

Gostou deste artigo? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!