A eficiência energética na indústria representa um dos maiores desafios da atualidade para o segmento.

Conforme informações da CNI (Confederação Nacional da Indústria) o segmento industrial é responsável por 41% do consumo de energia elétrica no Brasil. Esses números são relevantes para um momento em que a redução de consumo de energia e a sustentabilidade estão em evidência.

No artigo de hoje, abordaremos sobre a eficiência energética na indústria e como suas medidas favorecem esse setor. Aproveite sua leitura!

 

Por que a eficiência energética na indústria é tão importante?

 

A crise energética no Brasil é um fato. Com as mudanças climáticas que afetam as hidrelétricas, a solução é recorrer às usinas termoelétricas.

Com a guerra entre Ucrânia e Rússia que influenciou na alta do petróleo, a energia gerada por termoelétricas ficou mais cara.

Considerando que a energia é fundamental para a movimentação de máquinas industriais, nota-se que o custo operacional tende a aumentar devido aos custos com o consumo de energia.

A produtividade de uma empresa é fundamental para garantir sua competitividade e faturamento e para isso, demanda energia elétrica.

Essa é a principal questão que leva a busca pela eficiência energética na indústria, que visa medidas para a utilização consciente da energia elétrica sem prejudicar o processo produtivo, além de garantir a participação da empresa em práticas sustentáveis.

Quando falamos em sustentabilidade, nos referimos a preservação do meio ambiente e responsabilidade social.

A eficiência energética é uma estratégia que favorece a empresa nesse quesito. Não só pelo consumo racional como pela diminuição do uso de recursos naturais.

Atualmente, uma empresa que se posiciona a favor da sustentabilidade tem sua marca fortalecida perante os consumidores / clientes e outras empresas que compartilham desse mesmo princípio para manter relações comerciais.

A eficiência energética na indústria representa hoje um papel fundamental para a sustentabilidade empresarial.

 

Vantagens da eficiência energética na indústria

 

Como vimos, a eficiência energética na indústria visa redução de custo e ações sustentáveis. Entretanto, ela pode trazer diversas outras vantagens para o segmento. Conheça algumas dessas vantagens.

 

Redução de custo operacional

Um dos maiores desafios da indústria é manter uma produção eficiente e otimizada com o menor custo possível.

A eficiência energética na indústria é uma das principais aliadas nessa questão. Mesmo que não se invista em tecnologias inovadoras, é possível aplicar ações como realização de manutenção preventiva de equipamentos e redes de energia, bem como conscientização de colaboradores quanto ao desligamento de lâmpadas e máquinas que não estão em uso.

 

Baixa na emissão de gases poluentes

O consumo racional de energia proposto pela eficiência energética na indústria contribui para a redução de gases poluentes que afetam a atmosfera e intensificam o efeito estufa.

Vale lembrar que fontes de energia como petróleo, carvão e outros meios menos sustentáveis aumentam a incidência de poluição para o meio ambiente.

 

Menor investimento na distribuição de energia

A utilização de fontes de energia renováveis e a geração da própria energia, que também são propostas da eficiência energética na indústria, diminuem a necessidade de investimentos em empresas responsáveis pela geração e distribuição de energia.

Isso contribui para a redução no preço da energia convencional e atendimento de um número maior de consumidores.

 

Previsibilidade para os custos de energia

Outra vantagem da eficiência energética na indústria é que as empresas podem manter uma previsão orçamentária para o consumo de energia.

As variações com as tarifas de energia dificultam o planejamento financeiro. Com prática da eficiência energética, a previsão de consumo e custo é mais facilitada.

 

Aumento da competitividade

A redução de custos com o consumo de energia garante às empresas maior competitividade para a negociação de produtos.

Com uma operação mais econômica, a empresa fica mais competitiva, podendo manter uma boa lucratividade. Essa é mais uma vantagem da eficiência energética na indústria.

 

 

Como implementar a eficiência energética na indústria?

 

Para a implementação da eficiência energética na indústria, é preciso não só otimizar recursos como também adotar medidas de conscientização e boas práticas para o consumo consciente de energia.

Continue sua leitura e veja algumas ações que vão garantir a eficiência energética na indústria:

 

Iluminação

Otimizar os processos de iluminação é uma forma de garantir economia com energia elétrica.

Algumas medidas para essa otimização são:

  • Substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED.
  • Utilização de temporizadores em ambientes externos.
  • Definição dos níveis de iluminação para áreas de maior produtividade.
  • Aproveitamento da luz natural.
  • Instalação de sensores de presença.
  • Orientação dos colaboradores para evitar luzes acessas desnecessariamente.

 

 

Sistemas de climatização

Os sistemas de climatização, especialmente o ar-condicionado também precisa ser avaliado para integrar a medidas de eficiência energética na indústria.

Além da manutenção preventiva para a identificação e tratamento de defeitos que podem ser vilões no consumo de energia, também é possível utilizar equipamentos que possuem consumo de energia menor.

Assim como a iluminação, os colaborares também podem ser orientados a manterem os sistemas de climatização desligados após o expediente.

 

Manutenção preventiva do maquinário

Equipamentos com defeito são grandes consumidores de energia elétrica. Logo, uma das propostas da eficiência energética na indústria é manter um processo de manutenção preventiva para a verificação dos equipamentos e correção de pequenas falhas.

Essa medida pode evitar danos maiores a máquinas, que podem não só prejudicar seu funcionamento como consumir mais energia.

 

Máquinas com menor consumo de energia

Muitos equipamentos da indústria atual já são fabricados para manter um baixo consumo de energia. Isso favorece a previsão dos custos de energia como permite o aproveitamento máximo da operação.

Medidas como essas podem ser aplicadas em empresas de diversos segmentos para iniciarem os processos de eficiência energética na indústria. Além de ser uma medida que prima pela sustentabilidade, possibilita que a empresa seja mais rentável e competitiva.

 

 

A ARV Systems desenvolve soluções que favorecem a eficiência energética na indústria. Entre em contato com a gente para saber mais.

 

Esse conteúdo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!