Há anos, a indústria era conhecida por seu trabalho manual, excesso de tarefas e mão de obra, na maioria das vezes, escassez. O reflexo do cenário resultou em uma linha de montagem manual com baixa produtividade e possíveis erros de manuseio, ou seja, o cenário atual está bem diferente, já que agora as indústrias começaram a dirigir-se para máquinas especiais, linhas autônomas e inteligentes.

A evolução tecnológica no setor industrial é cada vez mais rápida e impactante, fazendo com que o aperfeiçoamento e a modernização da produção industrial sejam razões decisivas no mercado.

Com o avanço da tecnologia da informação e da automação, as indústrias deram um salto de produtividade nos últimos anos, por isso investir em inovação hoje já não é uma escolha, mas sim indispensável para manter a competitividade e atingir a produtividade.

Devemos lembrar que o segmento industrial requer investimentos significativos antes de, finalmente, obter lucro. Independentemente do porte do negócio, em algum momento será preciso fazer uso de linhas de crédito para indústrias. À vista disso, algumas empresas estão disponibilizando crédito especial para a indústria 4.0. Continue a leitura e saiba mais!

 

Disponibilização de linhas de crédito especiais para a introdução de novas tecnologias no setor produtivo

A decisão de uma linha de crédito voltada para esta temática surgiu após entenderem o quão importante é o desenvolvimento de uma indústria mais tecnológica e inteligente, pensando nas empresas que não dispõe de recursos próprios para poder renovar suas linhas tecnológicas.

Menos de 5% das fábricas brasileiras podem ser consideradas alinhadas ao conceito 4.0. A intenção do governo era aumentar este número para no mínimo 15% em oito anos.

Segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), avalia-se que a Indústria 4.0 pode gerar uma redução de custos industriais de, no mínimo, R$73 bilhões, com maior competência, redução do consumo de energia e do custo de manutenção

Atualmente no Brasil, muitas empresas necessitam captar financiamento para conseguir crescer e gerar valor para seus negócios. Em razão disso, separamos algumas opções de financiamento para sua empresa inovar e tornar-se uma Indústria 4.0.

Há ótimas alternativas de crédito de bancos públicos, como o BNDES e a FINEP.

Por ser interesse do Governo estimular a atividade empresarial, estas instituições disponibilizam capital a custo bem mais barato, com menor taxa de juros, além de maior carência e amortização.

 

Linhas de crédito disponíveis!

Financiadora de Inovação e Pesquisa, FINEP, mantém o programa Inovacred 4.0, que oferece financiamento para o desenvolvimento e implementação de “Planos Empresariais Estratégicos de Digitalização que abarque a utilização, em linhas de produção, de serviços de implantação de tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.”

 

Quem pode participar do programa?

  • Empresas que fazem adaptação, customização e desenvolvimento de softwares.
  • Empresas voltadas para a automação de processos de produção.
  • Empresas que pensam na gestão da atividade industrial
  • Empresas que querem fazer a implementação de equipamentos como robôs, integrando processos.

Já o FINAME é um financiamento do BNDES intermediado por instituições financeiras credenciadas para operações de compra e venda de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, também credenciados ao BNDES.

Esta modalidade de financiamento, habitualmente subsidiada com juros mais baratos, foi criada com o objetivo de modernizar e melhorar a produtividade das empresas, através da renovação de máquinas, veículos e equipamentos.

 

Quem pode participar do programa?

  • Pessoas jurídicas.
  • Empresas com CNPJ e Registro Público de Empresas Mercantis.
  • Fundações e sociedades com sede no Brasil
  • Autônomos que trabalham com cargas e sejam residentes no país.
  • Associações, cooperativas, sindicatos, clubes e instituições que se assemelham.

E você,já conhecia sobre as Linhas de Crédito para Automação? Continue lendo nossos conteúdos sobre tecnologia, informação e compartilhe com os seus amigos (a)!