No cenário industrial em constante evolução, a busca por eficiência operacional e produtividade nunca foi tão crucial. Nesse contexto, automatizar a produção se destaca como uma estratégia indispensável para as empresas que desejam permanecer competitivas e adaptar-se às demandas crescentes do mercado. 

A capacidade de otimizar processos, reduzir erros e acelerar a produção tornou-se uma necessidade premente para as indústrias de todos os setores.

Diante desse panorama, surge a pergunta: Como automatizar a produção da minha indústria? 

Este artigo tem como objetivo fornecer um guia abrangente para aqueles que estão interessados em dar os primeiros passos rumo à automatização de seus processos produtivos. 

Para isso, contamos com a experiência e o conhecimento de André Constantinou, diretor técnico da ARV Systems, uma referência no campo da automação industrial.

A expertise de André Constantinou oferecerá uma visão clara e orientações práticas, permitindo que gestores e profissionais do setor industrial compreendam como a automação pode revolucionar suas operações. Aproveite!

Os princípios da automatização da produção industrial

André Constantinou, diretor técnico da ARV Systems, compartilha valiosas perspectivas sobre a automatização da produção industrial. 

A questão frequente de “por onde começar” é abordada de maneira esclarecedora por Constantinou, que ressalta a importância de uma abordagem estratégica.

O processo inicial, conforme o diretor da ARV Systems explica, envolve uma análise aprofundada do problema específico que a empresa deseja resolver por meio da automatização. 

Identificar e compreender claramente o desafio em questão é fundamental. Além disso, estimar o custo de continuar operando com esse problema não solucionado é outro passo crucial no processo.

Uma vez que se compreenda plenamente o desafio e suas implicações financeiras, ele sugere a busca por parceiros especializados em automação que possam fornecer soluções adaptadas à situação específica da empresa. 

A experiência de anos no mercado de automação permite a Constantinou afirmar que, apesar das percepções iniciais de custos elevados, o retorno a longo prazo e os benefícios conquistados tendem a superar esse investimento inicial.

Portanto, a perspectiva que ele oferece é uma abordagem lógica e pragmática para aqueles que desejam embarcar na jornada da automatização industrial. 

Seus insights ressaltam a importância de compreender os problemas, avaliar custos e buscar parceiros adequados para aproveitar ao máximo os benefícios da automatização.

Levantamento da necessidade do cliente de automatizar a produção da sua indústria

Segundo Constantinou, uma dúvida comum é a comparação a quais referências e em quais critérios se baseiam. 

Em consideração a essa circunstância e à totalidade da trajetória envolvida no processo de compreensão, seja de um processo produtivo ou da integração da tecnologia nele, assim como na elaboração de um projeto e avaliação de custos, optou-se por uma abordagem de otimização. 

Essa abordagem foi otimizada através da formulação das questões pertinentes ao cliente, com foco na avaliação dos custos associados à persistência da problemática.

O elemento inovador disponibilizado tanto para os clientes atuais quanto para os prospectivos é uma planilha meticulosamente elaborada, que tem por objetivo analisar esses custos e projetá-los ao longo do tempo. 

Essa ferramenta oferece uma compreensão tangível do montante destinado a mitigar essa situação contínua e a estimativa de quanto seria investido para manter essa dificuldade ao longo da vida operacional. 

A abordagem coloca em mãos do empresário a decisão de permanecer sujeito a esse ônus contínuo ou direcionar recursos à automação, com a perspectiva de transformar o capital outrora dissipado em ganhos para a operação.

Como a ARV Systems pode ajudar no processo de automatizar a produção industrial?

A ARV Systems desempenhou um papel consultivo significativo para muitos dos seus clientes que buscavam automação. 

A empresa atuou como um parceiro de consulta, auxiliando os clientes a compreender os motivos para a automação e avaliar se o investimento seria viável.

Esse enfoque consultivo influenciou substancialmente as interações com os clientes, especialmente durante as visitas às instalações industriais. 

A capacidade da ARV Systems de identificar projetos que provavelmente proporcionariam retorno do investimento e seriam facilmente justificáveis trouxe direcionamento a essas conversas.

Uma vez que as oportunidades de automação viáveis foram identificadas, a ARV então se aprofundou em sua área de especialização, que é a tecnologia, para elaborar e apresentar os projetos aos clientes. 

Esse aspecto do processo, como ressalta, era uma parte relativamente mais simples. O desafio real residia em adaptar a proposta à realidade financeira do empresário, de forma a torná-la compatível com o orçamento disponível.

Hoje, André Constantinou convida aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer a planilha mencionada a entrar em contato com a ARV Systems por meio de e-mails ou das redes sociais. 

A planilha, com sua abordagem esclarecedora, pode ser um recurso valioso para aqueles que buscam avaliar os custos e benefícios da automação de forma mais tangível.

Solicite a planilha de simulação de ganhos anuais disponibilizada pela ARV Systems e aproveite a assistência que a equipe oferece para preencher e buscar os resultados em termos de automação, visando alcançar uma vantagem competitiva genuína. 

Essa vantagem pode se manifestar através da redução de despesas, do aprimoramento da qualidade ou da minimização do desperdício, abrangendo a esfera da qualidade como um todo.

Além disso, a prioridade principal, enfatizada consistentemente, é aprimorar a experiência dos colaboradores. Isso implica buscar projetos que promovam efetivamente a segurança e a ergonomia do pessoal, uma área em que a ARV Systems tem uma abordagem especialmente focada e à qual é central em seus princípios. 

Conte com a ARV Systems para iniciar a jornada em direção à melhoria operacional e à competitividade, com o processo de automatizar a produção da sua indústria. Entre em contato conosco!

Esse conteúdo te ajudou? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades. 

Até a próxima!