A NR-6 é uma norma regulamentadora que estabelece os requisitos mínimos para o uso de EPI’s na indústria. A norma define quais são os EPIs adequados para cada atividade e quais as condições em que eles devem ser utilizados.

Além disso, a NR-6 também estabelece os procedimentos para a seleção, treinamento e capacitação dos colaboradores que irão utilizar os EPI’s.

Neste conteúdo, vamos abordar os principais pontos da NR-6 e mostrar como ela pode ajudar a manter a segurança dos colaboradores da sua empresa.

Aproveite sua leitura!

 

O que é a NR-6?

 

Os colaboradores de uma empresa são seus principais ativos. Por isso, é fundamental que a empresa tome todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos funcionários. Uma das maneiras de fazer isso é com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

A NR-6 é uma norma regulamentadora que estabelece os requisitos mínimos para o controle da exposição ocupacional a agentes químicos, físicos e biológicos, através do uso de equipamentos de proteção individual, os EPI’s. Ela visa à proteção da saúde dos colaboradores contra os riscos inerentes ao ambiente laboral.

Esses requisitos visam garantir que os EPI’s sejam seguros e eficazes na proteção dos trabalhadores contra os riscos presentes no ambiente de trabalho, além de estabelecer as responsabilidades das empresas em relação ao fornecimento e uso dos EPI’s.

A NR-6 também prevê os procedimentos para a seleção, treinamento e utilização dos EPI’s pelos trabalhadores.

Dentre os EPI’s recomendados pela NR-6 podemos destacar capacete de segurança, óculos de segurança, protetor facial, luvas de segurança, avental de proteção, botas de segurança, cinto de segurança, dentre outros.

A norma também pode exigir equipamentos específicos de proteção de acordo com a ocupação do colaborador, como, por exemplo, aventais e roupas especiais para setores como metalurgia.

 

Como escolher os EPI’s adequados para cada ocupação?

 

A segurança dos colaboradores deve ser uma das principais preocupações de qualquer empresa.

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) é uma das maneiras mais eficazes de garantir a segurança dos trabalhadores. No entanto, é importante escolher os EPI’s adequados para cada ocupação, de acordo com o risco presente na atividade.

Conforme recomendações da NR-6, os EPI’s devem ser selecionados com base em um diagnóstico do risco, que leva em consideração o tipo de atividade a ser realizada, as condições ambientais e as características pessoais do colaborador.

Além disso, é importante verificar se o EPI está em conformidade com as normas regulamentadoras e se ele foi homologado pelo Ministério do Trabalho.

Uma vez que os EPI’s são essenciais para a proteção dos trabalhadores, a empresa deve garantir que todos os funcionários estejam devidamente equipados e treinados para utilizá-los corretamente.

O uso incorreto dos EPI’s pode colocar o colaborador em risco e invalidar a proteção oferecida pelo equipamento.

 

Dicas para manter os EPI’s em boas condições de uso

 

Além de seguir as recomendações da NR-6, os colaboradores precisam ser treinados para mantê-los em boas condições de utilização e manter a segurança que ele oferece.

Vale lembrar que os EPI’s são itens fundamentais para a segurança dos colaboradores em diversos ambientes de trabalho.

Para mantê-los em boas condições de uso, é importante seguir algumas dicas:

  • Guardar os EPI’s sempre em um local protegido da umidade e da poeira.
  • Verificar periodicamente o estado de conservação dos EPI’s, observando se não apresentam nenhum dano que possa comprometer sua eficiência.
  • Seguir as instruções de uso e manutenção fornecidas pelo fabricante.
  • Substituir imediatamente os EPI’s que estiverem danificados ou em mau estado de conservação.
  • Em casos de utilização de máscaras ou respiradores, higienize-os adequadamente após cada uso.
  • Antes de utilizar qualquer EPI, certificar de que ele esteja limpo e funcionando corretamente.

 

A NR-6 é uma norma regulamentadora da segurança e saúde no trabalho e tem como objetivo promover a segurança e a saúde de todos os colaboradores, reduzindo os riscos inerentes à atividade laboral.

Para isso, a NR-6 recomenda o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), que podem ser fundamentais para manter a segurança dos colaboradores. Além disso, a norma garante que a empresa esteja operando de acordo com as leis de segurança do trabalho.

Com o cumprimento da NR-6, é possível garantir que os colaboradores estejam sempre seguros durante as suas atividades.

 

Esse conteúdo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!