A tecnologia industrial é um recurso inovador que chegou para elevar os processos produtivos e aumentar a competitividade.

Toda essa inovação no segmento industrial garante não só uma operação mais produtiva, como também mais econômica e trabalhando de maneira estratégica.

Para entender com mais profundidade as vantagens da tecnologia industrial para sua empresa, continue a leitura deste artigo.

Desejamos a você uma ótima leitura!

 

O que é tecnologia industrial?

 

A tecnologia industrial é uma série de tecnologias aprimoradas juntamente com processos estratégicos destinados ao aumento de produtividade das operações industriais.

A partir deste princípio, as indústrias aproveitam ao máximo as inovações tecnológicas para melhorarem seus processos produtivos. Atualmente, essas inovações contemplam softwares, inteligência para maior controle da operação e até mesmo a utilização de robôs para as linhas de produção.

O objetivo principal da tecnologia industrial é o aumento da produtividade em uma operação com maior segurança e menor custo. Além disso, espera-se também a possibilidade da produção em grande escala, o que aumenta a vantagem competitiva da empresa.

Atualmente temos as chamadas fábricas inteligentes, que são totalmente automatizadas para a realização de tarefas mais complexas e acompanhamento da operação em tempo real, com possibilidade de obter informações estratégicas, também em tempo real.

Considerando essas facilidades que a tecnologia industrial proporciona, entendemos que as fábricas do futuro tendem a ser muito mais produtivas. Isso é um fator importante para investir em inovação e já preparar a operação para a quarta revolução industrial.

 

Motivos para investir em tecnologia industrial

 

Sabemos que o investimento em tecnologia industrial se tornou algo importante para os negócios, em alguns casos até urgente, não é mesmo?

Muitas empresas de todos os segmentos e tamanhos ainda têm dúvidas se devem fazer tal investimento. Mas adiantamos que se a sua empresa ainda tem dúvidas e caminha a passos lentos em direção a transformação digital, certamente está perdendo vantagem competitiva.

Para melhorar o entendimento sobre a importância do investimento em tecnologia industrial, continue sua leitura e veja por que sua empresa pode ser beneficiada com essa evolução.

 

Produção otimizada

Uma das principais vantagens da tecnologia industrial é a otimização da produção. Vale lembrar que essa questão não é só restrita ao aumento da produção de materiais, mas também contempla a redução de custos.

O uso das tecnologias da automação para a confecção de produtos diminui o tempo de produção e garantem maior aproveitamento da matéria-prima, evitando desperdícios.

 

Melhoria na qualidade

 

Com o trabalho manual, existe uma maior dificuldade em manter um padrão de qualidade. Além disso, a produção artesanal é mais demorada em comparação a realizada por processos automatizados.

Hoje, os robôs geram um padrão de qualidade para o produto, mantendo a produção de acordo com o que foi determinado. Esse tipo de recurso permite também que os produtos sejam testados antes mesmo de saírem da linha de produção, garantindo sua eficiência.

Além disso, a aplicação da tecnologia industrial permite que os colaboradores, antes alocados para a realização de atividades repetitivas e complexas, possam ser aproveitados em tarefas mais estratégicas.

Além de diminuir a incidência de acidentes de trabalho, é possível oferecer a oportunidade para que os colaboradores se qualifiquem e melhorem sua posição profissional dentro da empresa.

Também é importante lembrar que todo equipamento de automação industrial é fabricado em acordo com a NR12, justamente para garantir a segurança do trabalhador nos processos industriais.

O aumento da qualidade garante maior satisfação do cliente, fortalecendo a imagem da empresa por seus padrões de qualidade e confiabilidade do produto fornecido.

 

Controle de gestão facilitado

Máquinas podem trabalhar de maneira ininterrupta, o que não acontece com a mão de obra humana. Isso favorece a produção em maior escala, permitindo que a empresa possa fechar contratos maiores.

Outro ponto importante é o monitoramento e controle de todos os processos produtivos, possibilitando a correção de falhas e melhoria de processos para otimizar a produção.

 

Esses são alguns dos principais motivos para investir em tecnologia industrial. Entretanto, antes inovar em maquinários, é preciso realizar um mapeamento detalhado de toda operação e identificar os pontos que podem ser automatizados.

Esse mapeamento é fundamental para a automatização do parque fabril e aproveitamento máximo dos benefícios proporcionados pela tecnologia industrial.

 

Agora que você sabe mais os benefícios da tecnologia industrial, fale com a ARV Systems para automatizar sua operação com total eficiência.

 

Esse conteúdo te ajudou? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e não deixe de acompanhar o nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!