A indústria de transformação é um conceito que está presente na maioria dos segmentos industriais.

Hoje ela representa a maior parte da economia brasileira, sendo responsável por grande parte da geração de emprego.

No artigo de hoje falaremos sobre a importância deste sistema de produção e quais são os principais desafios.

Boa leitura!

 

 

O que é indústria de transformação?

 

A indústria de transformação tem como objetivo transformar uma matéria-prima, que pode ser de origem química, física ou biológica, em um produto acabado ou intermediário, que será utilizado por outra indústria.

Podemos considerar que a maioria das indústrias são transformadoras, gerando mercadorias.

Além da indústria de transformação, existe também a indústria extrativa. Esse conceito se aplica às empresas que trabalham com a extração de matéria-prima em seu estado natural.

Atualmente, no Brasil existem 24 tipos de grupos de atividades que podem ser considerados parte da indústria de transformação.

Conforme informações da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), essas empresas são de segmentos variados como metalurgia, automobilística, alimentos, química, dentre outros.

As atividades deste sistema de produção são realizadas em fábricas e plantas industriais com a utilização de equipamentos que facilitam o processo.

Entretanto, atividades manuais que transformam a matéria-prima em produtos também podem ser consideradas indústria de transformação. Um exemplo dessa atividade é o artesanato.

Periodicamente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza um levantamento de toda a produção do setor industrial, que é publicado na Pesquisa Indústria Mensal (PIM).

Apesar da limitação entre a indústria manufatureira e a indústria de transformação não ser muito clara, ambos setores estão envolvidos com a transformação de insumos e materiais em novos produtos.

 

 

Os desafios da indústria de transformação

 

A indústria de transformação já teve maior participação na economia brasileira. Em 1973, ela foi responsável pela maior parte do PIB no Brasil.

Segundo o IBGE, a indústria de transformação vem sofrendo queda em sua participação no PIB. Em 2019 o segmento industrial representou 11,2% da produção nacional, número menor do que registrado em 1974. Como comparação, no final da década de 80, a indústria de transformação representou 30% do PIB.

A mudança desse cenário pode estar atrelada às crises econômicas que o Brasil apresentou ao longo dos tempos. Vale lembrar que o setor industrial apresenta mais tempo para recuperar seus impactos.

Outro fator que pode contribuir para a queda na indústria de transformação é a desindustrialização precoce.

Isso pode ser atrelado a um retrocesso na indústria com o aumento da exportação de matéria-prima e baixa das áreas de serviços.

Esse processo pode ocorrer por falta de atualização das indústrias para os padrões da indústria 4.0, mudança nas plantas industriais, alta nas taxas de câmbio e juros, além dos impactos econômicos, especialmente no pós-pandemia.

 

 

Como a indústria de transformação pode vencer esses desafios?

 

Para reverter esse cenário, é preciso que o governo e as indústrias façam uma revisão das prioridades que o setor demanda. Isso também contempla a integração das indústrias com centros de pesquisas, sejam públicos ou privados.

Outro ponto que pode alavancar a indústria de transformação são os avanços da automação industrial seguindo as premissas dos pilares da indústria 4.0.

Essa questão demanda a digitalização das plantas industriais, aplicando tecnologias que vão garantir processos mais otimizados e maior eficiência fabril.

A cultura da evolução industrial para processos digitais é muito importante para impulsionar o segmento e favorecer a indústria de transformação.

É importante ressaltar que a automação industrial também garante maior competitividade, o que garante bons resultados para todos os segmentos industriais, incluindo a indústria que transforma um elemento em outro.

 

 

Sobre nós!

A ARV Systems está no mercado desde 2009 oferecendo soluções e serviços de automação industrial para diversos segmentos.

Nossa Equipe Técnica é formada por profissionais qualificados e competentes para o desenvolvimento de soluções dos mais variados projetos, contando com o apoio das mais avançadas ferramentas e softwares do segmento.

Se você precisa atualizar os seus processos produtivos, fale com quem entende do assunto.

 

Gostou deste artigo? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!