Já imaginou uma empresa onde as pessoas e os robôs trabalham em conjunto, e com máquinas integradas e conectadas fazendo o trabalho mais pesado? Enquanto isso, os colaboradores fazem o monitoramento de forma remota. Essa é a realidade de uma linha de montagem impactada pela manufatura avançada.

Na prática, estamos falando das empresas que adotaram a Indústria 4.0 em seus processos produtivos.

Neste artigo, vamos mostrar como a manufatura avançada pode beneficiar sua empresa e quais são as principais vantagens que ela oferece.

 

O que é manufatura avançada?

 

A manufatura avançada ou manufatura 4.0  é a definição para as fábricas que estão ficando cada vez mais inteligentes, com máquinas integradas e conectados que conversam entre si.

Assim sendo, as máquinas são autônomas, se comunicando com vários setores de uma linha de produção, através de tecnologias como a automação, robótica avançada e Internet das Coisas.

Nesse cenário, as máquinas são capazes de aprender, armazenar e analisar informações, que possibilitam o monitoramento remoto e a busca pelo melhor funcionamento dos sistemas.

Os dados ficam armazenados na nuvem e são analisados devido aos sistemas de Big Data e Computação em Nuvem.

Outro ponto interessante da manufatura inteligente é a possibilidade de antecipar erros, irregularidades e defeitos das máquinas. Empresas que já operam com a manufatura avançada conseguiram reduzir em até 50% o tempo total para solucionar algum imprevisto na linha de produção.

Esse processo está se tornando cada vez mais importante para as empresas que buscam obter vantagem competitiva. Ela está sendo adotada por empresas de todos os setores, desde automóveis até dispositivos médicos.

 

Como a manufatura avançada pode melhorar o seu negócio?

 

A manufatura avançada pode melhorar o seu negócio de diversas formas.

Em primeiro lugar, ela permite que você crie produtos de alta qualidade e com um acabamento perfeito. Além disso, a manufatura avançada também pode aumentar a produtividade da sua empresa, pois ela é capaz de executar tarefas de forma mais rápida e eficiente.

Outra vantagem da manufatura avançada é que ela pode reduzir os custos operacionais da sua empresa, pois utiliza menos material e energia na linha de produção.

 

Produtos de melhor qualidade

Hoje o mercado cobra das empresas um padrão elevado de qualidade. Com a manufatura avançada é possível que padrões pré-estabelecidos sejam seguidos, o que pode entregar a qualidade total que o consumidor final espera.

 

Menor desperdício

Com as técnicas inovadoras de fabricação, é possível ter um controle mais preciso dos processos produtivos, que evitam o desperdício de materiais.

 

Custos mais baixos

Clientes que possuem alto custo de produção, necessitam vender seus produtos a um valor superior, tornando sua participação no mercado mais desafiadora, e com  consequente redução da lucratividade.

Com a aplicação da manufatura 4.0 possível produzir mais com menos pessoas, além de não ter a necessidade de aumentar o espaço na planta.

 

Qual a importância do uso da tecnologia na indústria?

 

Com a implementação da tecnologia na indústria, as respostas para as demandas dos consumidores chegam mais rapidamente. Assim, podemos dizer que algumas das características do uso da tecnologia na manufatura avançada são:

 

Produção eficiente

Nesse ponto envolve design, simulação, modelagem física e computacional, sistema de produção mais avançado e técnicas de controle.

O foco é na engenharia simultânea ao invés da sequencial. Podemos incluir o desenvolvimento de protótipos, técnicas de fundição, usinagem, etc.

 

Produção inteligente

Aqui abrange o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação para que as linhas de produção trabalhem de forma automatizada. O objetivo da estratégia é trabalhar a manutenção e monitoramento das máquinas, assim garantindo seu funcionamento e aumento da vida útil.

 

Organização efetiva

O objetivo é explorar de forma eficiente os recursos intelectuais e físicos da empresa, assim estruturando adequadamente os processos da linha de produção.

 

Desafios da manufatura avançada

 

Para aumentar a produtividade e se manter em um mercado tão competitivo, é preciso investir em tecnologias capazes de atender as demandas dessa nova forma de produção.

Por exemplo, para uma produção inteligente e autônoma, sem intervenções humanas, é preciso de ferramentas que facilitem a integração entre os dispositivos, como a Internet das Coisas.

Além disso, oferecer treinamentos para o uso dessas novas tecnologias é essencial para que haja o entendimento das mudanças que automatizam o processo de produção.

Com isso, o investimento em manufatura avançada se torna essencial para as empresas se manterem no mercado e obter o retorno do investimento, com consequente redução de custos e otimização da produção.

 

Como vimos, a manufatura avançada proporciona diversos benefícios para uma empresa, sendo essencial para a sua sobrevivência.

Aproveite o momento para modernizar os seus processos produtivos, mas antes analise o processo como um todo, identificando quais são os pontos fortes e as oportunidades de melhoria.

 

Agora que você sabe sobre as vantagens da manufatura avançada para o seu negócio, entre em contato com a  ARV Systems e veja como podemos ajudar em seus processos produtivos.

 

Gostou deste artigo? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!