Uma coisa é certa, a demanda por robôs industriais está crescendo. De acordo com um relatório da McKinsey de julho de 2019, o mercado de robôs industriais tem crescido cerca de 19% ao ano desde 2012/13.

Mas, qual é o motivo desse crescimento?

Além da tecnologia robótica parcialmente aprimorada, uma mudança econômica mais ampla também aumentou a necessidade de robôs industriais em muitos setores. As empresas precisam encontrar maneiras de se tornarem mais produtivas e competitivas e os robôs fornecem uma maneira de conseguir trazer esses benefícios para as empresas.

O setor de manufatura tem sido o mais afetado pela robótica e automação. Isso faz muito sentido, pois os robôs industriais usados na fabricação existem há muito mais tempo do que os robôs de colheita que agora estão entrando na agricultura, por exemplo.

Na manufatura, há uma variedade de indústrias mais específicas, algumas das quais estão usando mais robôs do que outras. Confira!

 

As 5 principais indústrias que usam robôs industriais

 

1 – Alimentícia

Em comparação com outras indústrias nesta lista, a indústria de alimentos tem relativamente poucos robôs industriais. Porém, é certamente uma indústria em crescimento com aplicações como pick and place para alimentos crus e processados, corte e fatiamento, dispensação e classificação.

2 – Plásticos e produtos químicos

A indústria de plástico e produtos químicos está vendo muitos robôs industriais sendo usados para tarefas como manuseio de materiais, distribuição, montagem e processamento.

3 – Metal e Máquinas

A indústria de metal é uma das mais versáteis e, portanto, está predestinada para soluções de automação baseadas em robôs!

Os robôs são usados para uma ampla gama de aplicações nesta indústria, incluindo soldagem, pintura e carga / descarga.

4 – Elétrica e Eletrônica

Esta é a segunda maior indústria usando robôs. As empresas elétricas e eletrônicas vêm aumentando a adoção de robôs há alguns anos. Os robôs são particularmente úteis para o ambiente de sala limpa, pois não contaminam e são mais frequentemente usados para tarefas de coleta e colocação ou montagem.

5. Automotivo

Não surpreendentemente, a principal indústria de robótica é a automotiva, com quase 30% do número total de instalações de robôs industriais. Esta tem sido uma indústria impulsionadora para a robótica desde que o primeiro robô industrial foi introduzido nas fábricas da General Motors em 1959.

As aplicações robóticas comuns na indústria automotiva incluem montagem, soldagem, pintura, transferência de peças, logística e remoção de material.

Se o seu setor não estiver nesta lista, isso não significa que você não pode usar robôs em seu negócio. Na verdade, os robôs mais populares são aplicáveis a quase todos os setores.

Mas, se o seu setor está nesta lista e você não está usando robôs … você pode querer pensar em como poderia incorporá-los na sua empresa.

Para isso, a ARV pode te ajudar! Na ARV Systems você encontra a solução em robótica sob medida para a sua indústria

Fale com os nossos especialistas e saiba como podemos transformar a sua empresa!