A robótica é um dos setores que cresce a cada ano, logo por muito tempo, foi pensado que o sistema seria uma ameaça à mão de obra humana, o que se mostrou ser o contrário. A robótica colaborativa realiza a inserção de robôs nas plantas industriais, a fim de que auxiliem a mão de obra humana em tarefas repetitivas ou que coloquem em risco a saúde dos colaboradores.

robótica colaborativa surge como uma solução moderna e prática no cenário industrial, e cada cliente pode ter o seu projeto personalizado. Com a robótica colaborativa, tem-se processos industriais com a garantia de força, resistência e precisão das máquinas ao mesmo tempo em que há a capacidade humana de resolver problemas.

Ao aliar a flexibilidade à destreza, ou seja, a força da máquina à do homem, a indústria que investe em robótica colaborativa se coloca à frente no mercado competitivo, pois aumenta a qualidade de seus produtos e obtém alta produtividade.

 

Os robôs colaborativos são o futuro da indústria?

Ainda não temos uma resposta concreta para a afirmação, até porque diversas tecnologias estão sempre em alta, entretanto o que temos em mente é que apesar de atualmente os robôs industriais estarem em alta demanda devido às suas avançadas capacidades de montagem, solda, mistura, embalagem de produtos, inspeção e manipulação, há perspectivas de avanços para a afirmação.

Uma pesquisa divulgada pela consultoria IDC em 2019 afirmou que o mercado latino-americano do setor deve crescer 21% nos próximos três anos. Em 2022, a expectativa é de que robôs industriais sigam como os maiores representantes do setor na América Latina, com 72% de presença no mercado que, até lá, deve atingir valor de US $2,150 bilhões puxado por Brasil e México, os dois maiores produtores da indústria na região.

 

A robótica industrial no Brasil e no mundo!

De acordo com os dados mais recentes divulgados pela Federação Internacional de Robótica, em 2016, foram comercializados 1,5 mil robôs industriais no país, dentro de um universo de 294 mil.

Mesmo com um volume pouco expressivo em relação ao mercado internacional, a instituição também ressalta que o crescimento anual para o mercado brasileiro de robótica industrial é de 33% ao ano de 2018 a 2020, ou seja, o país é o mercado com maior potencial de crescimento percentual neste período no mundo.

Por outro lado, segundo a pesquisa feita pela IFR (Federação Internacional de Robótica), a estratégia de automação aumentou em 12% o número de robôs trabalhando globalmente. Este levantamento foi feito tendo em consideração que os robôs ganharam destaque por conta da pandemia, dando aos fabricantes maior flexibilidade e permitindo condições de trabalho seguras em ambientes de manufatura e não manufatura.

No geral, o número de robôs por trabalhador continua aumentando. Em 2019, a densidade média de robôs na indústria de manufatura era de 113, um aumento de 12% em relação a 2018. A densidade do robô varia consideravelmente por país, de 918 robôs por 10.000 trabalhadores em Cingapura a 1 no Egito, Peru ou Ucrânia. Naturalmente, a extensão em que a produção econômica de um país é impulsionada pelo setor de manufatura afeta o nível de densidade dos robôs.

 

Vantagens da robótica colaborativa nos processos produtivos

Aliar mão de obra humana ao uso de robôs em uma planta industrial de forma eficaz é uma solução cada vez mais possível. Os custos com a implantação de robótica colaborativa são acessíveis, e as empresas especializadas em robótica colaborativa oferecem serviços com alta qualidade e tecnologia, através do suporte técnico feito por engenheiros altamente capacitados.

O atendimento referente à robótica colaborativa é realizado de forma personalizada, a fim de entender com detalhes a necessidade de cada cliente, que pode ser diferenciada, dependendo do setor em que atua.

Além disso, com o auxílio do robô colaborativo, é possível garantir a eliminação de postos de trabalho que apresentam riscos ao operador, aumento da produtividade sem pausa, melhor repetibilidade e consistência, economia no seu negócio e trabalho lado a lado com os colaboradores em total segurança.

 

 

ARV SYSTEMS – Empresa especializada em robótica colaborativa

A ARV Systems é especializada em robótica colaborativa para o setor industrial, com trabalho feito por uma equipe de engenheiros altamente qualificados para a implantação de sistemas de robótica e criação de soluções em automação industrial.

Com vasta experiência no mercado, a empresa prioriza a qualidade em cada etapa de seus serviços, desde o primeiro contato com o cliente até a implantação das diversas soluções que produz.

Além disso, contamos também com uma excelente estrutura, sendo uma das melhores empresas do ramo de robótica e automação industrial, com atendimento em todo o território nacional.

Para saber mais, entre em contato conosco e continue acompanhando todas as nossas novidades em nossos canais de comunicação!