A produção ociosa representa um indicador importante para a indústria, já que ela se refere a um período que pode ser melhor aproveitado na cadeia produtiva.

Essa é uma forma de garantir otimização da capacidade produtiva e aproveitar melhor os recursos disponíveis.

Neste artigo vamos entender o que é a produção ociosa e como ela deve ser mensurada para trazer benefícios à operação. Desejamos a você uma ótima leitura!

 

O que é produção ociosa?

 

A produção ociosa, também chamada de capacidade ociosa, consiste no tempo gasto da linha de produção em que nada é fabricado. 

Sua medida é representada pelo número total de horas pagas em comparação ao número de horas realmente gastas na produção.

A diferença entre esses dois fatores é a produção ociosa. Nesse período pode ter ocorrido gastos operacionais sem nenhuma produção efetiva.

Entender a métrica da produção ociosa permite à indústria melhor aproveitamento desse período, destinando recursos como máquinas e colaboradores para otimizar outros processos produtivos.

Essa é uma forma de manter a empresa em alta disponibilidade e diminuir os custos de períodos sem produção. Além disso, é claro, permite também a otimização do processo produtivo.

 

Como calcular a produção ociosa?

Geralmente, o cálculo da produção ociosa é determinado em percentual, onde é aplicado um cálculo para determinar a diferença que resultará no tempo de ociosidade.

A fórmula básica para o cálculo é apresentada da seguinte maneira:

(horas contabilizadas – horas realmente trabalhadas) * taxa de aplicação de despesas gerais da fábrica.

Para determinar a taxa de aplicação de despesas gerais da fábrica, são considerados valores referentes a:

  • Trabalho direto.
  • Trabalho indireto.
  • Recursos indiretos.
  • Suprimentos e recursos.
  • Eletricidade.
  • Reparos.
  • Serviços de manutenção industrial.
  • Seguro.
  • Desgaste de equipamentos.
  • Demais tipos de valores que forem relevantes para o custo de operação.

 

Para o cálculo da ociosidade é importante manter como base de cálculo um período fixo de tempo, gerando métricas mensais, trimestrais e semestrais.

Assim, é possível gerar indicadores que auxiliam no acompanhamento da capacidade produtiva e avaliação de melhor aproveitamento dos recursos em tempos de ociosidade.

 

A importância de se conhecer a capacidade produtiva

 

A capacidade produtiva de uma fábrica se refere ao número máximo de produtos que ela consegue produzir em um período utilizando todos os recursos disponíveis.

Conhecer a capacidade produtiva da indústria favorece a identificação da produção ociosa, permitindo a tomada de decisão estratégica para aumentar ainda mais a produção.

Outro fator importante é que com o conhecimento da capacidade produtiva em relação à produção ociosa é a identificação de gargalos, que podem ser máquinas e colaboradores em períodos sem atividade ou até mesmo matéria-prima em excesso.

Essa é uma forma de equilibrar tanto o custo de produção como mensurar a produção real, o que aumenta a competitividade da empresa.

 

É possível diminuir a produção ociosa?

 

A produção ociosa pode afetar diretamente o investimento que uma máquina deseja efetuar.

Muitas indústrias investem em máquinas, insumos e mão de obra sem que haja real necessidade para aumentar a produção.

A definição da capacidade produtiva e da produção ociosa pode demonstrar que basta mudanças de processos para melhor aproveitamento dos recursos.

Vale lembrar que novos investimentos também acarretam aumento do custo de produção com maior gasto de energia, matéria-prima, salários, dentre outros fatores.

Podemos considerar que quanto maior a produção ociosa, maior prejuízo a empresa pode estar tomando em relação a seus processos operacionais.

Entretanto, existem métodos que contribuem para a redução da produção ociosa, que, consequentemente, aumenta a capacidade produtiva.

Continue sua leitura e veja algumas dicas.

 

Definir metas de produtividade

Um dos meios de diminuir a produção ociosa é determinar metas reais sempre considerando a capacidade produtiva.

Assim é possível definir quanto tempo é dispensado para cada atividade realizada para a produção.

 

Capacitar e reciclar as equipes de trabalho

A qualificação profissional é fundamental para garantir menor ociosidade na produção. Para tanto, é importante investir em treinamentos e reciclagem para os colaboradores.

Quanto mais qualificados, maior será a autonomia dos profissionais para a solução e problemas operacionais que podem impactar a produção.

 

Investir em novos equipamentos e manutenção

Máquinas mais antigas podem não só consumir mais energia como também trabalhar de maneira morosa, atrasando processos produtivos.

Para tanto, é importante estudar o parque fabril e avaliar a troca por equipamentos mais ágeis e econômicos, que já são realidade para a indústria 4.0.

Além disso, é importante manter um processo de manutenção periódica, até mesmo uma manutenção prescritiva para avaliar a situação da máquina e evitar paralisações que prejudicam a operação.

 

Utilizar sistemas de gestão

Os sistemas de gestão garantem que todo o processo produtivo possa ser monitorado, além de facilitar a definição de fluxos de trabalho.

Com eles, é possível identificar os pontos a serem melhorados, bem como os pontos fortes e as oportunidades que a empresa possui.

Como vimos, a produção ociosa é um fator relevante para a indústria, já que sua determinação e tratamento permite maior otimização da capacidade produtiva.

 

Trabalhar de maneira inteligente, identificando gargalos e aumentando a produtividade é uma das premissas da indústria 4.0, que visa, ao mesmo tempo, maior capacidade produtiva e menor produção ociosa.

 

Sobre nós!

Agora que você sabe o que é produção ociosa e como diminuir esse fator em sua operação, fale com a ARV Systems para aumentar a eficiência produtiva da sua operação.

Aqui, na ARV Systems, desenvolvemos e integramos soluções como linhas de montagem e máquinas especiais, robótica, sistema de visão, entre outras, tudo de acordo com as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.

Acesse o nosso site e saiba mais!

 

Esse conteúdo te ajudou? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades. 

Até a próxima!