A Indústria 4.0 está redefinindo a manutenção, permitindo que ela seja feita de forma mais prescritiva, baseada na análise de dados para tomar decisões de manutenção mais precisas. 

A manutenção prescritiva está sendo impulsionada pelas tecnologias da Indústria 4.0 como a Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML).

Neste artigo você verá como a indústria 4.0 está contribuindo para o modelo da manutenção prescritiva, a fim de deixar as fábricas mais eficientes. Aproveite sua leitura! 

 

A importância da manutenção prescritiva

 

Também conhecida como manutenção industrial 4.0, a manutenção prescritiva é uma das tendências advindas da indústria 4.0.

Assim como a eficiência energética, que pode contar com a tecnologia para a gestão do consumo de energia elétrica, a manutenção prescritiva utiliza tecnologias para aperfeiçoar ainda mais os processos da manutenção preventiva e preditiva.

A manutenção prescritiva consiste na exploração da coleta de dados de máquinas e equipamentos para avaliar sua condição atual de funcionamento.

Se a manutenção preditiva já contava com o uso de tecnologias como sensores para identificar as condições de funcionamento em tempo real para evitar problemas com antecipação, a manutenção prescritiva permite acompanhar todas características sobre a máquina a fim de facilitar a tomada de decisões sobre processos de manutenção ou substituição, antes mesmo que o problema ocorra.

 

Os pilares da indústria 4.0 na manutenção prescritiva

 

Como vimos, a indústria 4.0 trouxe consigo diversas inovações tecnológicas e desenhos de processos mais eficientes. Dentre eles está a manutenção prescritiva.

A partir dos pilares da indústria 4.0, diversas tecnologias são desenvolvidas para facilitar os processos de manutenção industrial. 

Essas tecnologias envolvem modelos estatísticos e técnicas de previsão que são implementadas em recursos como:

 

Machine Learning (ML)

O conceito de machine learning consiste no aprendizado da máquina a partir de softwares de identificação, aprendizado e reconhecimento dos padrões de dados.

Esse recurso gera informações e permite que seja feita uma previsão do funcionamento de determinada máquina conforme suas condições de uso.

 

Internet das Coisas (IoT)

Em conjunto com a machine learning, está a internet das coisas, que garante a comunicação entre máquinas para facilitar a coleta de informações que serão utilizadas como parâmetros para a manutenção prescritiva.

 

Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial é capaz de refinar as informações coletadas, incluindo aquelas mais básicas, como temperatura, sons, vibrações, dentre outras.

Essas informações trabalhadas de maneira inteligente permitem identificar se a máquina está passível de falhas e garante uma projeção evolutiva sobre essa falha até o momento da sua possível paralisação.

Com o aumento da competitividade que a própria indústria 4.0 traz consigo, especialmente na produção em larga escala, recursos tecnológicos como esses diminuem drasticamente a possibilidade de paralisações e comprometimento da produção.

Logo, fica claro porque a manutenção prescritiva é considerada o futuro da manutenção industrial.

 

As vantagens da manutenção prescritiva para a indústria

 

Uma das principais vantagens da manutenção prescritiva para a indústria é a possibilidade de manter informações precisas sobre todo o parque fabril.

Utilizando recursos como IoT, inteligência artificial e machine learning, é possível aumentar a capacidade produtiva, mantendo controle de todo o maquinário presente.

Outra vantagem importante é a tomada de decisão de maneira rápida e precisa durante a avaliação do maquinário para evitar paralisações que comprometam a produtividade.

 

Além dessas vantagens, podemos enumerar outras, como:

  • Recomendações precisas sobre as condições dos equipamentos.
  • Otimização dos processos produtivos e melhora da qualidade.
  • Identificação dos pontos de atenção passíveis de custo com o equipamento.
  • Maior disponibilidade de máquinas e equipamentos.
  • Redução de equipes para serviços de manutenção.
  • Aumento da eficiência produtiva com menor tempo de parada.

 

O futuro da manutenção prescritiva 

 

Conforme pesquisa até 2016 da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 63% das indústrias já trabalhavam com novas tecnologias e 48% tinham a pretensão de se atualizarem.

A partir de 2018, 73% das empresas investiram em novas tecnologias para inovar seus processos de produção. Estima-se que hoje, 7 a cada 10 indústrias pretendem trabalhar com tecnologias digitais.

No entanto, até 2018, somente 21% das indústrias trabalhavam com sistemas de coleta e análises de dados, o Big Data, e apenas 9% utilizavam recursos de inteligência artificial.

Vale lembrar que os sistemas que integram os processos de manutenção prescritiva vão de encontro a todos os pilares da indústria 4.0.

Logo, evoluir os processos produtivos para os padrões da indústria 4.0 é também evoluir para o conceito de manutenção do futuro, ou prescritiva.

 

O ARC Advisory Group realizou um estudo em 2017 sobre a manutenção prescritiva em sistemas de turbinas. O resultado desse estudo evidenciou que houve redução de 50% do tempo de inatividade para manutenção corretiva e redução de 35% em acidentes graves, além da operação do sistema ganhar maior velocidade e tempo de resposta em 25%.

Os resultados deste estudo deixam claros que a manutenção prescritiva realmente é uma tendência para empresas que desejam trabalhar de acordo com a indústria 4.0, não só pelos seus benefícios como também pela competitividade. 

Com a quarta revolução industrial, a tendência é uma evolução também em outros processos, incluindo a possibilidade do monitoramento de máquinas.

Assim como a indústria 4.0 prevê eficiência, produtividade, diminuição de custos e sustentabilidade, ela também traz consigo a manutenção prescritiva, que garante maior segurança e capacidade de produção.

 

Gostou deste artigo? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades. 

Até a próxima!