A tecnologia de automação vem ganhando impulso em todo o mundo como um conjunto de tecnologias que possibilitam a redução de custos e o aumento da produtividade. Resultado disso, a modalidade está se tornando cada vez mais difundida e poucas empresas negligenciam essa tendência, conforme aponta projeção da McKinsey.

Segundo o balanço, 80% dos negócios afirmam que vão dar continuidade ou aumentar os investimentos com automação, sendo que mais da metade dos empreendimentos ouvidos já contam com quatro ou mais projetos de automação em desenvolvimento.

Segundo projeção da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), a produtividade e a redução de custos, respectivamente, são os fatores que mais impulsionam as empresas em direção à chamada Indústria 4.0, o que pode contribuir para reduzir, no mínimo, R$ 73 bilhões em custos industriais por ano.

 

Qual o futuro da automação no Brasil?

No ano de 2022 certamente veremos empresas e indústrias retomando suas operações em um contexto de pós-pandemia, no qual será possível ampliar a rotina de atividades e voltar a produzir com força total para contornar os efeitos negativos da pandemia.

Confira os tópicos que separamos indicando quais devem ser as mudanças nas indústrias para este ano:

 

Otimização de recursos

O período de pandemia foi extremamente delicado e danoso para diversas indústrias, sendo que muitos negócios passaram a enfrentar uma grave crise financeira devido à perda de lucratividade e redução da demanda operacional.

Além disso, em função da pandemia e do distanciamento social, muitas empresas constataram riscos de paralisação, que impediram algumas plantas de operarem ou, mesmo operando, tiveram uma queda significativa em sua produtividade.

Outro grande problema identificado pela indústria é a crescente dificuldade em achar colaboradores para funções que são perigosas, insalubres ou que demandam esforços repetitivos. A maioria dos trabalhadores acabam escolhendo vagas de trabalho que não oferecem riscos à saúde.

Com isso, em 2022 veremos indústrias dando prioridade para a implementação de técnicas de automação industrial visando otimizar o uso de recursos, para produzir mais, gerar mais resultados e evitar desperdícios econômicos e operacionais.

 

Investimento em novas soluções

Tanto pela retomada presencial de operações, quanto pela necessidade de gerenciar melhor o uso de recursos nas indústrias, os processos de automação industrial estarão em alta em 2022 e a busca por novas soluções que garantam o máximo desempenho da indústria será o foco para aumentar os lucros do negócio por meio da execução de tarefas de maneira otimizada.

A implantação de robôs e a execução de processos utilizando ferramentas com tecnologia de ponta são duas decisões estratégicas e operacionais nas quais as indústrias devem investir, destacando-se entre as tendências no período de retomada industrial após a pandemia.

 

Tendências para a automação industrial

A automação industrial é uma das tendências que estão em crescente adesão pelas indústrias para aumentar a produtividade. De 2019 para 2020, por exemplo, o nível de automação nas empresas brasileiras aumentou 3%, segundo o Índice de Automação do Mercado Brasileiro.

Até 2028, ao menos 15% das fábricas do país devem ter se automatizado seguindo os conceitos da Indústria 4.0, conforme expectativa da ABDI.

Além disso, outras tendências que poderão tornar a performance e desempenho da sua indústria ainda mais efetivas, veja:

  • Robôs Industriais e Colaborativos;
  • AMRs (Robôs Móveis Autônomos);
  • Internet das Coisas Industriais;
  • Inteligência artificial;
  • Cibersegurança;
  • Energia renovável.

Quer investir em automação industrial em 2022? Conte com a ARV Systems. Conheça nossas soluções e inove seu processo industrial!

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso Blog para mais informações e novidades. Tchau!