O processo de automatizar uma empresa, nem sempre é uma tarefa fácil para o cliente, até porque se trata de um investimento alto que deve ser levado em conta uma série de análises que caso você queira saber quais são, clique aqui!

Outro requerimento que também deve ser considerado e que provavelmente irá diferenciar o valor final, é o nível de automação industrial que a sua empresa necessita, geralmente, o fator primordial para a escolha será a análise do retorno do investimento (ou ROI) em automação industrial.

Entretanto, para cada caso há uma solução diferente, por isso no tema de hoje abordaremos os custos e os ganhos envolvidos nesta decisão para que se possa saber se realmente vale a pena implementar automação industrial, especialmente em médias e pequenas empresas. Confira!

 

Antes de começar, você possui demanda?

Do que adianta investir em automação se a sua demanda é em baixa escala? O recomendado é que você invista caso haja a necessidade, no caso, quando há demanda alta. A automação acaba sendo uma grande aliada, já que aumenta a produtividade e colabora para que o projeto seja concluído com mais rapidez.

De um modo geral, se sua demanda está aumentando e você está convencido de que há riscos no futuro próximo, faz sentido optar pela automação de fábrica. Sem isso, será difícil atender aos novos requisitos de demanda e manter a alta qualidade ao mesmo tempo. Está decisão será fundamental para se manter competitivo e se manter no mercado.

 

Como a tecnologia ajuda a aumentar os resultados da empresa?

Ao implementar sistemas de automação industrial em um negócio, é possível aumentar não só a produtividade, como a redução de possíveis retrabalhos que são feitos pelo humano, redução de possíveis acidentes no ambiente de trabalho, aumento da competitividade, impedir que produtos que não estejam concluídos sejam enviados, entre outras soluções, ou seja, vale a pena em investir!

O mercado global de cobots, que em 2016 movimentou US$ 116 milhões, deve alcançar, em 2025, US$ 11,5 bilhões. A previsão é dos analistas de bens de capital do Barclays, renomada instituição bancária londrina. A expectativa é de que o uso cresça de forma exponencial nos próximos anos, em todos os segmentos industriais e em fábricas de todos os portes.

 

Como calcular o resultado da sua empresa?

Agora que você já sabe que a automação é o caminho mais viável para o seu negócio, estamos disponibilizando uma ferramenta para descobrir o valor do seu investimento e automaticamente o resultado do seu retorno, já que este é um passo muito importante!

OBS: Caso necessite da ferramenta, entre em contato conosco!

Existem empresas que prestam consultorias gratuitas justamente para ajudar a entender o cenário atual das indústrias e ao diagnosticar o possível problema, fornece soluções para aumentar a sua produtividade, melhorar a qualidade da operação, reduzir os custos, entre outros benefícios.

 

Ficou interessado no tema e quer saber mais? Nós temos as soluções sob medida para ajudar sua empresa!