A automação de máquinas é um procedimento de modernização de linhas de produção e montagem industrial, com o principal objetivo de aumentar a produtividade do setor e diminuir os custos de operação.

O serviço é executado por empresas especializadas em automação industrial, ao lado de profissionais competentes e treinados, que realizam a aplicação de hardware e softwares para automatizar os processos de forma eficiente na indústria.

É importante ressaltar que além da redução de custos e aumento da produtividade, a automação de máquinas também melhora a segurança do ambiente de trabalho, com significativa redução de acidentes.

Além disso, o procedimento também evita o desperdício de matéria-prima e garante a menor emissão de gases poluentes, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Assim, a automação de máquinas também contribui para a melhoria da qualidade nos processos, garantindo melhores posicionamentos no mercado.

 

Procedimentos de automação de máquina industrial

Mais do que a instalação de hardware e software, o serviço de automação de máquinas também realiza consultoria e treinamento de colaboradores. Nesse sentido, são feitos procedimentos de análise de custo de produção, modernização de processos produtivos, testes de inspeção e adequação às normas técnicas vigentes, para garantir que o investimento seja justificado e seus benefícios evidenciados por todos os departamentos.

O foco da automação de máquinas industriais está também na garantia de flexibilizar os processos e permitir o menor tempo de setup tanto para a linha de produção quanto de montagem. Assim, entre os principais procedimentos de automação de máquinas, destacam-se a instalação de:

  • Linhas robotizadas, para a realização de montagem, testes e manipulação;
  • Automação dos processos de inspeção, com a utilização de sistemas de visão e sistemas laser;
  • Linhas de montagem automáticas;
  • Máquinas especiais com funções específicas;

 

 

6 dicas de como eliminar os gargalos na produção

O primeiro passo para eliminar um gargalo é identificar qual é esse gargalo para pensar em propostas de resolução desse problema. Esses gargalos podem ser em relação à qualidade de produtos, desperdícios de matéria-prima, ou relativos ao tempo de produção (atrasos), segurança dos trabalhadores, etc.

#Dica1: Como já foi dito, o primeiro passo é analisar o que está acontecendo, ou seja, tenha uma definição clara do cenário e do que precisa ser melhorado. Alinhe com a equipe interna e assegure qual será o foco de crescimento e evolução do seu projeto.

É importante ter a plena noção das necessidades da empresa e do que é crucial para realizá-las, dessa forma, podemos seguir para a próxima etapa.

#Dica 2: Faça o mapeamento dos processos e se possível realize uma representação gráfica das etapas que compõem as operações, bem como o fluxo e o encadeamento entre cada fase. Isso ajuda a compreender todos os pontos e a perceber possíveis problemas e gargalos da produção.

#Dica 3: Após traçar todo este planejamento, dê início ao desenvolvimento de um plano de ação a fim de otimizar os resultados e corrigir os possíveis problemas. Esse planejamento ajuda a criar consciência entre os colaboradores, com o aperfeiçoamento da comunicação, para cada um, fica claro o que é preciso fazer e como proceder para auxiliar a empresa no objetivo e na eliminação dos gargalos.

#Dica 4: Se você acha que vale somente planejamento e ações para evitar os gargalos na produção, você está enganado, até porque a identificação e redução dos gargalos operacionais dependem fortemente da equipe interna.

Até porque uma das causas desses transtornos é justamente a falta de um bom desempenho dos funcionários. Isso pode ser gerado por um alinhamento ruim com os objetivos, desmotivação com o trabalho ou falta de treinamento.

#Dica 5: Por último, mas não menos importante, muito pelo contrário, uma das ações mais importantes para evitar o gargalo é a implementação da tecnologia. As ferramentas de gerenciamento permitem controlar os ativos, monitorar o desempenho dos funcionários e administrar o ambiente produtivo de uma forma ampla e completa, o que contribui com a saúde das operações.

Com as ferramentas em ação, os colaboradores conseguem trabalhar de forma proativa para evitar essas paradas. Os sistemas de automação ajudam a gerar conhecimento sobre a produção e a respeito dos principais riscos e perigos, fornecendo insights para que planos de contingência e prevenção sejam desenvolvidos. A empresa se torna mais previsível e padronizada, favorecendo a qualidade dos resultados e a entrega nos prazos.

 

 

ARV SYSTEMS: Controle, qualidade e reconhecimento em serviços de automação industrial

A ARV Systems é especializada em serviços de automação de equipamentos e linhas de montagem para indústrias, com atendimento em todo o território nacional.

A empresa é reconhecida por utilizar tecnologia de ponta em seus trabalhos, além de contar com profissionais competentes e qualificados para dar todo o suporte aos seus clientes.

Com anos de experiência, a ARV Systems consagra-se no mercado demonstrando toda a integridade da empresa em seus mais de 2500 projetos desenvolvidos.

 

Evite gargalos na sua operação, contrate os nossos serviços e veja como podemos otimizar, aperfeiçoar e alavancar o seu negócio! Não se esqueça de comentar e compartilhar este conteúdo! Até logo ☺