A usinagem é um procedimento que tem como objetivo dar forma a uma matéria-prima sólida, através de ferramentas ou máquinas específicas, fabricando diversos tipos de peças e ferramentas para as mais variadas finalidades.

No entanto, em relação ao nosso cenário atual que é o de automação industrial, uma das nossas demandas de serviços é a implementação de alimentação de máquinas robotizadas no segmento de usinagem de peças.

 

Já ouviu falar em usinagem CNC?

Antes de iniciar o assunto, precisamos compreender que só é possível a junção da alimentação de máquinas robotizadas com a usinagem se na operação estiver uma máquina CNC.

Este processo pode ser usado na produção automotiva para criar peças de motor, iluminação interna e de faróis, componentes de suspensão, carcaças de carburador, peças de escapamento e muito mais.

Vale ressaltar que este modelo de máquinas requer profissionais capacitados e que saibam manusear este modelo de protocolo industrial.

 

Qual o modelo de máquina CNC é usado na indústria automotiva?

As peças automotivas simples ou unilaterais podem ser feitas de vários tipos de máquina CNC. No entanto, itens complexos como cabeçotes de cilindro e blocos geralmente requerem centros de usinagem de 5 eixos caros, que oferecem uma gama muito maior de ângulos de ferramentas de corte e permitem a criação de geometrias altamente complexas com tolerâncias estreitas.

 

Vantagens da Usinagem CNC para Aplicações Automotivas!

Na indústria automotiva, a Usinagem CNC tem sido adotada com entusiasmo, à medida que fabricantes em todo o mundo procuram se beneficiar das muitas vantagens do processo, incluindo velocidade, automação, repetibilidade e muito mais.

Velocidade de produção: Para volumes de produção médios a altos, a Usinagem CNC oferece tempos de produção rápidos em comparação com a usinagem tradicional.

Automação: A automação é em si uma vantagem da usinagem CNC. Não só permite tempos de produção mais rápidos em comparação com os processos manuais, mas também torna o processo de fabricação automotiva mais ágil já que permite a automação automática de peças em robôs.

Repetibilidade: Como um processo controlado por computador, a Usinagem CNC também traz consigo uma garantia de repetibilidade – um elemento crucial em qualquer ambiente de produção de nível industrial.

Precisão Especialmente para aplicações automotivas, a Usinagem CNC pode atender às tolerâncias exigidas para o motor e outros componentes funcionais.

 

Informações extras: máquinas e equipamentos, o setor industrial de maior crescimento!

“O setor de máquinas e equipamentos é o que vem apresentando o melhor desempenho nos últimos meses, segundo os dados da produção física do IBGE”, disse José Velloso, presidente-executivo da Abimaq, durante coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira.

Velloso fez o comentário acima como introdução à apresentação dos dados do balanço do setor em abril. Os números de 2021, segundo ele, indicam que o setor está operando em novo patamar. “Ainda não atingimos a média dos anos 2010-2013, mas estamos acima dos números do período 2016 a 2020”, disse, lembrando que a partir de 2013 o setor perdeu cerca de 40% de seu faturamento.

Desde julho do ano passado, porém, o setor entrou em processo de retomada, já tendo recuperando cerca de metade das perdas em relação aos melhores anos do setor.

Outra boa notícia é que também as exportações passaram a apresentar números positivos. As vendas externas, que vinham em queda nos últimos dois anos, registraram alta nos meses de fevereiro, março e abril em relação ao mês anterior (9,9%, 8,5% e 8,0% respectivamente).

“Com a aceleração do ritmo de vacinação em importantes economias, o comércio internacional vem ganhando ritmo”, informa a entidade. Já as importações caíram 18,2% no mês de abril em relação a março. No ano, a queda é de 4,5%.

 

E você utiliza o modelo de máquina cnc na sua operação? Para mais informações, continue nos acompanhando e fique por dentro de novos assuntos 🙂