A automação industrial está se tornando cada vez mais importante para as empresas que buscam atender às exigências de ESG

Esse mercado avalia as empresas com base em critérios ambientais, sociais e de governança. As empresas que atendem aos critérios de ESG são consideradas mais sustentáveis ​​e são preferidas pelos investidores.

Neste artigo, vamos abordar a relação entre automação industrial e ESG. Veremos também como a automação pode ajudar as empresas a atenderem aos critérios de ESG. 

Desejamos a você uma ótima leitura! 

 

O que é a automação industrial?

 

A automação industrial está se tornando cada vez mais popular e está sendo implantada em diversos setores da indústria. 

Ela pode ser definida como o uso de sistemas controlados por computadores e sistemas para executar tarefas que antes eram realizadas manualmente. 

A automação industrial pode aumentar a produtividade, reduzir os custos operacionais,  melhorar a qualidade dos produtos e oferecer mais ergonomia para os colaboradores.

Com a chegada da indústria 4.0, a automação industrial está mais inteligente, sendo integrada a tecnologias que garantem mais produtividade e qualidade para a produção.

Entretanto, o que muitos desconhecem é que com automação industrial também vem a melhoria de processos que envolvem diretamente o aproveitamento dos recursos naturais que hoje são utilizados pela indústria.

Com o cenário industrial voltado para a sustentabilidade, a automação industrial vai totalmente de encontro às práticas da ESG. 

 

O que é o ESG?

 

Uma das principais preocupações do setor industrial atualmente é a sustentabilidade

Cada vez mais, as empresas estão buscando alternativas para reduzir o impacto de suas atividades e produtos no meio ambiente. 

A ESG é um método que tem sido cada vez mais utilizado para medir o comprometimento das empresas com a sustentabilidade.

A sigla que significa Ambiental, Social e Governança, vem do inglês “Environmental, Social and Governance”.

Ela consiste em um conjunto de práticas gerenciais focadas na solução de problemas ambientais, elaborando boas práticas para criar uma cultura socioambiental.

O perfil de uma empresa ESG é de uma instituição que determina processos e mapeia os possíveis impactos ambientais que podem ser provocados por ela.

Essa empresa toma medidas para corrigir e diminuir qualquer tipo de prática que possa comprometer o meio ambiente como:

  • Diminuição da emissão de carbono.
  • Descarte adequado do lixo.
  • Uso consciente de recursos naturais.
  • Eficiência energética, dentre outros.

É importante ressaltar que uma empresa ESG mantém esse conceito em sua cultura, buscando conscientizar todos os envolvidos como colaboradores, clientes, fornecedores e a sociedade em seu entorno.

 

Os princípios da ESG

 

Como vimos, a ESG tem como base três princípios, que são: ambiental, social e governança.

Em maio de 2022, o governo federal publicou o decreto 11.075, que estabelece procedimentos para a elaboração dos planos setoriais de mitigação das mudanças climáticas, além de instituir o Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa — SINARE.

Apesar de muitas empresas já trabalharem com ESG, ela acabou se tornando uma referência para que empresas que ainda não trabalham dessa forma possam atender a esse decreto.

Os critérios da ESG são divididos pelos três princípios, como veremos a seguir.

 

Critérios ambientais da ESG:

  • Utilização consciente e preservação dos recursos naturais.
  • Preservação da biodiversidade.
  • Tratamento de resíduos sólidos e plano para coleta de lixo.
  • Combate ao desperdício.
  • Eficiência energética.
  • Redução da emissão de gases a fim de combater o efeito estufa.

 

Critérios sociais da ESG:

  • Melhores condições de trabalho na empresa.
  • Respeito aos direitos humanos.
  • Promoção de ações positivas para a comunidade local.
  • Treinamento contínuo de colaboradores.
  • Políticas de inclusão e diversidade.
  • Privacidade e segurança para os dados de colaboradores e clientes.

Critérios de governança da ESG:

  • Instituição de um conselho administrativo independente, respeitando suas decisões.
  • Formação de um conselho diverso.
  • Remuneração justa e adequada aos colaboradores.
  • Defesa e práticas das éticas e da anticorrupção em negócios.
  • Transparência fiscal.
  • Postura contra assédio, discriminação e preconceito.

 

Como a automação industrial contribui para a ESG

 

A indústria 4.0 une a automação industrial com novas tecnologias, buscando a digitalização da produção industrial, sendo possível utilizar de recursos inteligentes para facilitar as práticas da ESG dentro de uma instituição.

Logo, é fácil entender que automação industrial pode contribuir de diversas formas para a melhoria da ESG das empresas. 

Uma das formas mais importantes é a redução do consumo de energia. Máquinas e equipamentos automatizados são normalmente mais eficientes que os manuais, o que significa que consomem menos energia. 

No que tange a eficiência energética, além de máquinas que mantêm alta produção com menor consumo de energia elétrica, é possível contar com sistemas de monitoramento para facilitar a gestão de energia da empresa, sinalizando falhas e pontos de gargalos que podem está aumentando o consumo.

A automação também pode diminuir o desperdício de materiais e reduzir o tempo dedicado à manutenção dos equipamentos, o que também contribui positivamente para a ESG. Além da manutenção preditiva, que utiliza sensores para a detecção de alerta de problemas antes que ele ocorra, já existe a manutenção prescritiva.

Conhecida como a manutenção industrial do futuro, ela utiliza tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e aprendizado de máquina para coletar dados sobre o equipamento e gerar estatísticas sobre o comportamento da máquina em diversas situações.

Isso favorece não só a identificação da vida útil do equipamento como evita paralisações, desperdício de materiais e comprometimento da segurança do colaborador. Assim, a tomada de decisão sobre o parque de máquinas fica mais fácil e assertiva.

Uma das tendências da automação industrial é a chamada inovação verde, que consiste em sistemas de monitoramento para emissão de gases e também consumo de energia, permitindo que as empresas tenham um panorama de seus impactos para o meio ambiente.

Não menos importante são os simuladores, que possibilitam à indústria criar cenários para controlar sua produção, evitando desperdícios de materiais. Sem contar os padrões de qualidade e padronização, que evita perda de materiais e peças.

 

Conte com a ARV Systems para adequar a sua produção aos critérios da ESG!

 

Como pudemos observar, a automação industrial vai além da melhora de processos, capacidade produtiva e redução de custos. Ela também trabalha diretamente ligada aos critérios da ESG.

Vale lembrar que as questões da sustentabilidade elevam a imagem da empresa, tanto para aumentar sua competitividade como para estabelecer boas parcerias. Para tanto, é importante contar com a automação industrial para iniciar a ESG na empresa.

 

Se deseja automatizar sua operação e ser uma empresa ESG, entre em contato com a ARV Systems e veja como podemos te ajudar.

O que achou deste artigo? Comente sobre o que achou, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras notícias. 

Até a próxima!