Apesar de o cenário atual ser mais positivo do que comparado ao passado, acidentes de trabalho ainda são eventos relativamente comuns na indústria. Esse fato reforça a ideia de que a segurança no chão de fábrica é uma questão fundamental nas empresas e precisa ser priorizada.

Para entendermos melhor, segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, de 2012 até 2020 foram registrados mais 5.589.837 acidentes de trabalho no Brasil. Esses números mostram o quanto é importante para as empresas adotar medidas que minimizem riscos envolvidos em suas atividades.

Pensando na relevância desse tema, preparamos este conteúdo com algumas dicas para aumentar a segurança dos trabalhadores na indústriaConfira!

 

1 – Automatização de processos

automatização de processos é um fator essencial quando falamos de segurança do trabalho. Isso porque, devido aos constantes avanços tecnológicos, cada vez mais as máquinas assumem as tarefas perigosas.

Desse jeito, tarefas repetitivas e que representavam algum tipo de risco à integridade do colaborador hoje dão lugar a máquinas automatizadas e robôs.

Além disso, a automação também reforça a segurança permitindo que equipamentos sejam desligados caso um funcionário ultrapasse uma área ou não utilize as proteções necessárias.

 

2 – Sinalização adequada

Outro ponto que merece destaque na segurança em fábricas é a utilização da sinalização adequada. Existem sinais e símbolos cuja padronização é de nível global, sendo utilizadas como mecanismo de orientação e alerta sobre os mais variados riscos envolvidos dentro do ambiente de uma indústria.

Vale lembrar, ainda, que a sinalização adequada segue uma legislação e fiscalização rigorosa, sendo que o descumprimento, além de sanções e multas, pode inviabilizar a continuidade das atividades da empresa em razão da não emissão dos alvarás necessários.

 

3 – Programas de segurança

Implantar políticas de segurança na empresa também é exemplo de medida necessária para melhorar esse quesito nas operações.

Apesar da sua grande importância, muitas empresas ainda não dão o devido valor para essa ação, o que acaba por dar margem a diferentes riscos.

 

4 – Uso de robôs

Como citado, a automação é motivo de grande relevância para a segurança na indústria.

Então, a utilização de robôs em diferentes pontos da produção é um dos maiores exemplos de como essa automação pode ser aplicada para melhorar o cenário.

Hoje, percebe-se que cada vez mais trabalhos repetitivos, insalubres e perigosos são executados por robôs, o que diminui bastante os riscos de acidentes, por exemplo, em atividades que exigem o manuseio de itens pesados, contato com elementos químicos, manipulação de materiais em altas temperaturas etc.

Portanto, investir nesse tipo de inovação, sem dúvida, tem sido a opção de muitas empresas, não só para melhorar a segurança das suas atividades, mas também para otimizar a produção, reduzir custos e aproveitar os colaboradores de uma melhor maneira, em outras funções.

 

5 – Treinamentos

Colaboradores experientes para a execução de suas atividades, de maneira geral, também podem melhorar a segurança no chão de fábrica. Por esse motivo, a empresa não só pode como deve investir em qualificação e treinamentos constantes, com o objetivo de preparar os recursos humanos para lidar com os riscos.

Como vimos, melhorar a segurança no chão de fábrica é uma tarefa muito importante e que envolve diversas ações. Desde medidas mais simples, ligadas à própria cultura e política da empresa, até investimentos maiores em equipamentos modernos, tecnologias e maquinário podem ser aplicados para o reforço da segurança do ambiente.

O ideal é fazer tudo aquilo que está ao seu alcance para proteger os seus colaboradores!

 

Gostou do artigo de hoje? Continue acompanhando nosso Blog e confira os melhores conteúdos sobre indústria e automação!