Mantendo o mesmo conceito da indústria 4.0, a chamada logística 4.0 chega com o propósito de garantir maior otimização de processos e deixar as operações mais eficientes.

No cenário atual, a logística se tornou um dos centros principais do negócio, justamente por ter como função garantir a plena satisfação do cliente.

No artigo de hoje falaremos sobre a logística 4.0 e quais as vantagens que ela pode trazer para o segmento industrial.

Boa leitura!

 

O que é a logística 4.0?

 

A indústria 4.0 prevê a implantação de tecnologia para automatizar os sistemas produtivos e alcançar a eficiência operacional.

Com a linha de produção automatizada, a logística, que geralmente é um processo de fim de linha, também precisou ser mais eficiente.

Daí o conceito de logística 4.0, onde esses processos alcança a eficiência e a otimização a partir de sistemas digitalizados.

Com essa evolução, é possível manter um processo logístico integrado e mais ágil para atender toda a cadeia de suprimento.

Portanto, a logística 4.0 tem como foco manter esses processos mais assertivos, não só para uma operação com um custo menor, mas também atividades mais assertivas no momento da entrega.

 

Atribuições da logística 4.0

 

Assim como a automação industrial, a automação para processos logísticos abrange diversas atividades presentes em um centro de distribuição ou para a logística interna. Logo, a logística 4.0 possui diversas atribuições, como:

  • Redução da estocagem de matéria-prima.
  • Seleção de fornecedores capazes de atender as demandas reais da indústria.
  • Eliminação de prejuízos com perdas de ativos e transporte.
  • Mudança no processo de estocagem e armazenagem.
  • Integração de compartilhamento de dados para outras plataformas.
  • Processos mais enxutos.
  • Aumento da competitividade.
  • Maior nível de segurança.
  • Identificação e tratamento ágil de problemas.
  • Melhora do fluxo de informações entre os processos logísticos.

 

 

Vantagens da logística 4.0 para a indústria

 

Trabalhar com a logística 4.0 representa uma inovação dos processos que vão garantir o produto final até o cliente.

O uso da tecnologia nesses processos garante otimização das atividades como também a implementação de boas práticas para que os processos logísticos sejam cada vez mais aperfeiçoados.

A otimização dos processos de estocagem possibilita melhor controle de mercadorias, priorizando aquelas que possuem maior saída e gerenciando aquelas que possuem sazonalidade.

Essa é uma ótima estratégia para evitar o armazenamento excessivo que pode resultar em perdas que impactam o faturamento da empresa.

Outro ponto interessante da logística 4.0 é a otimização de rotas. Com uma gestão inteligente, é possível definir as melhores rotas para garantir segurança da carga, rapidez na entrega e diminuição de custos.

Os novos modelos propostos pela logística 4.0 abrangem todas as atividades de um centro de distribuição.

Assim como uma linha de produção que garante produtos confeccionados com maior rapidez, qualidade e economia de matéria-prima, a logística 4.0 garante maior eficiência na estocagem, no preparo de pedidos e processos de entrega.

Conheça agora algumas das vantagens da logística 4.0 que podem ser destacadas:

 

Eficiência operacional

Com a logística 4.0, é possível alcançar a eficiência operacional para garantir que o produto seja disponibilizado cada vez mais rápido ao consumidor. Ou que alguma matéria-prima esteja disponível mais rapidamente para uso em uma linha de produção.

Os sistemas de automação e integração de dados permite a análise completa do fluxo operacional para identificação de pontos de falhas e melhorias de atividades em toda a cadeia logística.

 

Redução de perdas

Outra vantagem da logística 4.0 é a utilização de metodologias inteligentes para a redução de perdas de matéria-prima.

Essas práticas podem ser implementadas tanto na linha de produção como nos processos de despacho das mercadorias.

 

Informações em tempo real

Os sistemas utilizados pela logística 4.0 são programados para controlar cada fluxo de atividade dos processos de produção e logística.

A geração de dados a partir da integração entre produção e logísticas garantem uma análise em tempo real de tudo o que acontece na operação.

Essas informações são fundamentais para direcionar processos, identificar e tratar gargalos e até mesmo na tomada de decisões que aumentam a competitividade, como investimento em novos produtos.

 

Satisfação do cliente

Os processos automatizados da logística 4.0 garantem menos erros no preparo de pedidos e na entrega.

Isso é muito importante para garantir a satisfação do cliente, especialmente na experiência de recebimento das suas compras.

 

Alta conectividade

A logística 4.0 trabalha com tecnologias inovadoras que garantem a conectividade entre processos e pessoal envolvido.

Assim, é possível manter uma rede integrada com sistemas, aplicações, dispositivos e equipes trabalhando pela otimização e eficiência.

 

Preparo tecnológico para a logística 4.0

 

Para que a indústria se adeque aos padrões da logística 4.0, é necessário avaliar quatro fatores importantes:

  • Visibilidade.
  • Dispositivos smart.
  • Internet das coisas (IoT).
  • Digitalização de processos.

Esses fatores são importantes para auxiliar na tecnologia mais adequada aos trabalhos do centro de distribuição e qual deve ser implementada em cada fase do processo logístico.

A logística 4.0 já é uma tendência na maior das indústrias, principalmente aquelas que buscam recursos para se adaptarem aos moldes das fábricas inteligentes.

Assim como a indústria 4.0, a evolução da logística 4.0 também foca em operações mais eficientes, com menor custo e prontas para garantir total satisfação dos clientes.

 

Conte com as soluções da ARV System para garantir maior produtividade para a logística 4.0.

Esse conteúdo te ajudou? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!