Como já abordamos em artigos anteriores, a automação industrial começou com a indústria 3.0, sofrendo uma grande evolução tecnológica com a chegada da indústria 4.0.

Hoje, ela é peça fundamental para aumentar a competitividade da empresa, possibilitando uma operação mais produtiva e com menor custo.

No artigo de hoje falaremos sobre a importância da automação industrial e citaremos 7 motivos para que você possa investir nessa inovação em sua empresa.

Desejamos a você uma excelente leitura!

 

Por que a automação industrial é importante?

 

A automação industrial é um investimento muito interessante para empresas de diversos segmentos. Ela ajuda a aumentar a eficiência e a produtividade, além de reduzir custos, o que pode beneficiar financeiramente a empresa.

No cenário da automação industrial das empresas brasileiras, diversas aplicações são implementadas, dentre elas:

  • Automatização da fábrica.
  • Controle do processo.
  • Aprendizado de máquina.
  • Robótica.
  • Sistema de visão.
  • Entre outras.

 

Ao contrário do que se pensa, a automação industrial não vai substituir o trabalho humano. Na verdade, seu objetivo é facilitar a operação, assumindo atividades mais complexas e repetitivas para que os recursos humanos possam ser alocados em tarefas mais estratégicas.

Isso garante maior satisfação dos colaboradores, que terão oportunidade de aperfeiçoar suas atividades e se tornarem mais capacitados em suas funções, enquanto as máquinas ficam com o trabalho mais complexo e pesado.

A partir do próximo tópico falaremos sobre 7 motivos para que sua empresa invista imediatamente em automação industrial. Confira!

 

7 motivos para investir em automação industrial

 

São muitas as vantagens da automação industrial para uma empresa.

Processos automatizados podem economizar tempo e dinheiro, melhorar a eficiência e ajudar a prevenir acidentes.

Pontuaremos agora 7 motivos para investir em automação industrial e aproveitar as vantagens que ela pode oferecer para o seu negócio.

 

1-      Aumento da produtividade

Com a automação industrial é possível que máquinas e robôs operem sem pausas, de forma mais rápida e eficiente, o que contribui para o aumento da produtividade.

 

2-      Redução de custos

Outra vantagem da automação industrial é na redução de custos, tanto operacionais como na economia no uso de materiais (como matérias-primas e embalagens), o que representa um importante benefício financeiro para as empresas.

 

3-      Maior qualidade do produto

Com a automação industrial é possível reduzir o número de erros cometidos pelos operadores durante os processos de fabricação, pois as máquinas são programadas para executarem tarefas específicas e repetitivas com precisão.

Assim, a qualidade do produto aumenta, garantindo maior satisfação por parte do cliente final. Um ótimo exemplo de como a automação industrial favorece a qualidade do produto é o sistema de visão da ARV Systems, que garante padrões de qualidade para toda a linha de produção.

 

4-      Diminuição do tempo de entrega ao cliente

A automação reduz o tempo de produção, o que aumenta a eficiência e o tempo de entrega do produto no mercado para que chegue até o consumidor final.

 

5-      Flexibilidade na produção e no mix de produtos

A automação torna os processos de fabricação mais flexíveis, permitindo que as empresas fabriquem diferentes produtos em uma única linha de produção.

Isso maximiza a utilização da linha e, consequentemente, também aumenta a eficiência, permitindo também que a empresa possa expandir seu mix de produtos para o mercado.

 

6-      Redução dos riscos de acidentes

A maioria das máquinas utilizadas nos processos de automação industrial são fabricadas de acordo com a norma trabalhista NR 12. Ela prevê a segurança no manuseio de equipamentos em ambiente industriais.

Logo, os equipamentos das linhas de produção automatizadas possuem sensores e recursos inteligentes para paralisar seu funcionamento em caso de não conformidades. Assim, é possível manter uma operação mais segura e com uma diminuição considerável dos riscos de acidentes de trabalho.

Vale lembrar que reduzir os riscos operacionais também contribui para a redução de custos, tanto com licenças médicas como indenizações.

 

7-      Vantagem competitiva

Empresas que trabalham com automação industrial possuem maior competitividade no mercado. Isso porque conseguem entregar produtos de qualidade em menor prazo de tempo e com um custo de produção favorável.

Dessa forma, elas conseguem expandir suas negociações com um número maior de parceiros, oferecendo ainda bons valores para seus produtos sem comprometer sua lucratividade.

Com a nova revolução industrial, a indústria 4.0, é possível entender que a automação industrial é hoje um dos pontos fundamentais para o sucesso de qualquer indústria.

Independente do segmento, o investimento em automação industrial traz inúmeros ganhos para a operação, não só na otimização operacional, como também na sustentabilidade.

As máquinas modernas já são projetadas para garantir maior eficiência energética, favorecendo a redução de custo e a responsabilidade social da empresa com ações de preservação do meio ambiente.

 

A integração entre automação industrial e sustentabilidade traz várias ideias interessantes, como o uso de tecnologias que oferecem eficiência energética, redução na emissão de poluentes resultantes dos processos de produção e a utilização de materiais sustentáveis.

Vale lembrar que para se enquadrar nos padrões da indústria 4.0, a empresa deve ser sustentável e inteligente. Esse também é um motivo bônus para que você invista em automação industrial na sua empresa.

 

Você já conhece o Inovacred?

 

O Inovacred 4.0 é um programa de financiamento da Finep, que tem como objetivo viabilizar a inovação no desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, que devem ser baseadas nas tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.

Se você quer ser uma das empresas beneficiadas pelo Inovacred 4.0, a sua solução deverá ser desenvolvida por uma das empresas integradoras do programa.

É nesse ponto que nós, da ARV Systems, podemos te ajudar, pois estamos na lista das empresas integradoras do programa.

Se você tem dúvidas, fale com um dos nossos especialistas e saiba como podemos iniciar os processos de evolução digital na sua empresa.

 

 

Sobre nós!

 

Aqui, na ARV Systems, desenvolvemos e integramos soluções como linhas de montagem e máquinas especiais, robótica, sistema de visão, entre outras, tudo de acordo com as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.

Conte com as soluções da ARV Systems para levar automação industrial para o seu negócio.

 

Esse conteúdo te ajudou? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!