Os robôs AMRs (Autonomous Mobile Robots) estão se tornando cada vez mais populares nas indústrias de manufatura e logística.

Esses robôs podem navegar autonomamente pelo chão de fábrica, evitando obstáculos e interagindo com outros equipamentos.

Eles são capazes de executar várias tarefas, como transportar materiais ou produtos acabados, e podem ser configurados para trabalhar em diferentes ambientes.

Esse tipo de tecnologia oferece uma série de vantagens sobre os sistemas tradicionais de automação industrial.

Por exemplo, eles são mais flexíveis e podem ser facilmente reconfigurados para executar novas tarefas ou operar em novos ambientes.

Além disso, os robôs AMRs podem trabalhar em conjunto com outros robôs e equipamentos para melhorar a produtividade e a eficiência.

Neste artigo, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre os robôs AMRs, bem como as vantagens que eles podem proporcionar para sua indústria.

Desejamos a você uma ótima leitura!

 

 

O que são robôs AMRs?

 

Os robôs AMR ‘s são uma das mais recentes inovações tecnológicas na área da automação.

Funcionam de maneira autônoma, ou seja, não precisam de operador para executarem suas tarefas e podem ser programados para executar tarefas específicas.

Esses robôs foram projetados para ajudar a reduzir o custo dos processos industriais e aumentar a produtividade.

Um robô AMR é capaz de navegar a partir de mapas carregados pelo seu software de controle, podendo ser adaptado de acordo com a necessidade da aplicação, bem como o layout da área de produção.

Essa capacidade para navegação apresenta funcionamento semelhante ao do GPS, onde ele pode não só navegar de maneira inteligente escolhendo a melhor rota como detectar qualquer obstáculo que possa estar presente no caminho.

 

 

Quais as vantagens dos robôs AMR ‘s?

 

Uma das principais vantagens dos robôs AMR’s no quesito tecnologia é que são fáceis de serem operados e apresentam flexibilidade para se adaptarem a qualquer tipo de operação.

Dessa forma, ele pode interagir seguramente com pessoas, mantendo a integridade de todo o ambiente de trabalho sem riscos de acidentes.

Outro diferencial do robô AMR é sua capacidade de girar 360º sobre o seu eixo, o que facilita as manobras sem necessidade de ocupar grandes espaços.

Os robôs AMR’s podem ser programados sobre os métodos de coleta e entrega de cargas transportadas. As informações sobre esses métodos podem ser coletadas por softwares, sensores e câmeras.

Assim, é possível manter o controle de uma frota de robôs, indicando tarefas que estão em sua localidade para otimizar o processo de trabalho.

Diferente dos robôs AGVs, que precisam de rotas fixas, demandando adequação do layout da área de produção, os robôs AMR’s são mais flexíveis e não demandam mudanças no espaço físico, o que contribui para um custo menor de implantação.

Com os benefícios que o robô AMR oferece relacionado ao seu custo de implantação, é possível recuperar o investimento aplicado em menos tempo, quando comparado a outras tecnologias.

 

 

Os principais benefícios que os robôs AMRs oferecem para a operação

 

Como vimos anteriormente, os robôs AMRs são flexíveis, fáceis de serem implementados e totalmente autônomos, o que contribui para aumentar a otimização de tarefas.

Em relação ao fluxo operacional com foco na competitividade da empresa, o uso de robôs AMR’s garante diversos benefícios, como veremos a partir do próximo tópico.

 

Inovação

Os robôs AMR podem ser considerados uma evolução dos robôs AGV’s, que são auto-guiados.

A tecnologia AMR trabalha de forma inteligente, podendo circular por todo o ambiente de produção utilizando as melhores rotas para otimizar seu trajeto.

Enquanto os robôs AGV’s precisam de trilhos magnéticos para se moverem, mantendo o mesmo movimento em um só sentido, os robôs AMR’s podem atender diversos locais sem necessidade de adaptar o espaço físico.

 

Segurança

Os robôs AMR’s podem circular em toda harmonia juntamente com pessoas. Eles são capazes de desviar de quaisquer obstáculos, além de efetuar paradas dando preferência ao colaborador humano.

Essa é uma forma inteligente de otimizar a produção e manter a segurança. Vale lembrar que os robôs AMR’s também podem realizar o tráfego de cargas pesadas, poupando o trabalho humano que é mais suscetível a acidentes.

 

Produtividade

Quando comparado ao trabalho humano, os robôs AMR ‘s possuem capacidade para trabalhar em uma escala de 24h/7 dias.

Isso garante maior produtividade para a operação e menor custo com recursos humanos, que para um trabalho em turnos, demandaria até 3 colaboradores.

A autonomia dos robôs AMR ‘s também se estende à sua capacidade de se auto carregar. Quando é identificada a necessidade de recarga, eles se deslocam até uma estação e fazem o carregamento sozinhos, retornando para seu posto de trabalho.

Essa funcionalidade é tão inteligente que é realizada em momentos em que a operação apresenta menor fluxo de trabalho, justamente para evitar gargalos.

 

Personalização

Os robôs AMR ’s podem ser customizados e programados de acordo com cada necessidade de cada operação, o que garante versatilidade em seu uso.

 

Baixo custo de implantação

Além da facilidade de instalação, os robôs AMR’s apresentam um custo menor de implantação, especialmente por não necessitarem de adaptações no ambiente de trabalho.

 

 

O que considerar para a implantação de robôs AMR?

 

Apesar das facilidades e benefícios que os robôs AMRs oferecem, boa parte das indústrias apresentam dúvidas se é viável a implantação desse tipo de tecnologia.

O custo de implantação pode ser complicado no início e pode gerar impactos na decisão. Entretanto, existem fatores que devem ser considerados que são fundamentais para determinar a viabilidade do projeto.

Confira!

 

Número de funcionários por turno

É preciso avaliar o número de trabalhadores necessários para cada turno e como os robôs AMR’s podem otimizar essa atividade.

 

Número de turnos por dia

Algumas empresas trabalham com até 4 turnos diários, sendo necessário um número de colaboradores para executar todas as tarefas realizadas no período.

 

Custo anual total do colaborador

Cada colaborador apresenta um custo anual total para a empresa, que soma salário, benefícios, impostos, etc.

Esse custo também deve ser avaliado durante o estudo de implantação de robôs AMR.

 

Custo anual de retenção

Reter colaboradores na empresa também requer custos que englobam treinamentos e ações realizadas pelo setor de Recursos Humanos.

 

Custo anual de mão-de-obra

Esse custo é referente ao cálculo automático de todos os dados coletados acima.

 

Custo anual do tempo de inatividade

A inatividade se refere a toda interrupção que pode ocorrer na operação, mesmo que seja em tempo mínimo. O deslocamento de um profissional para outro setor enquanto sua função está paralisada é considerado inatividade.

O cálculo desse custo é feito a partir da soma da receita perdida, produtividade perdida, custos de recuperação e custos intangíveis.

 

Custo de ineficiência produtiva

O tempo que uma máquina fica parada por falta de insumos pode ser minimizado com o uso de AMR’s. Com isso, é preciso considerar qual o custo da ineficiência produtiva da sua operação.

 

Danos ao produto / matéria-prima

O transporte de produtos ou matéria-prima feito através de empilhadeiras ou manualmente, pode ocasionar algum tipo de dano ou perda, trazendo custos extras para operação. Com o uso de AMR’s esse transporte é feito de forma mais inteligente e cuidadosa.

 

Tempo gasto na busca por mercadorias

O custo referente ao tempo gasto procurando mercadorias pode também ser considerado custo de inatividade, comprometendo o processo produtivo.

Ao considerar todos esses fatores e somando os custos que o modelo tradicional de operação oferece, é possível avaliar de maneira mais assertiva a viabilidade de implantar robôs AMR’s.

Vale lembrar que um dos principais objetivos dessa tecnologia é proporcionar uma operação mais eficiente e com menor custo operacional, justamente para aumentar a produtividade e a competitividade da empresa.

 

Esse conteúdo te ajudou? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

 Até a próxima!