Em um momento em que o mercado está mergulhado na incerteza, a ideia de investir em muitas novas tecnologias provavelmente parece uma estratégia arriscada.

Porém, a robótica é uma das tecnologias comprovadas que ajudam com uma visão de longo prazo para aqueles que desejam disparar para uma recuperação rápida e eficaz.

Mesmo que você não possa realmente comprar seu equipamento robótico, é um ótimo momento para começar a pensar sobre como você pode incorporar a automação robótica em suas operações.

Existem vários motivos pelos quais a robótica pode ajudar os fabricantes a saírem vitoriosos em uma crise. Acompanhe!

 

Agora realmente é a hora de pensar em automação?

Em uma crise, nossa tendência é muitas vezes “fechar as portas” até que tudo “passe” e, a maioria das pessoas, não pensa em automação nesses momentos. Mas, talvez devessem pensar!

A robótica pode ser a chave para sobreviver na manufatura durante tempos difíceis. Vamos entender melhor!

 

Por que implementar robôs na sua empresa?

Um ser humano trabalha, em média, 8h por dia. Mas, quando se fala de produtividade, esse tempo é de, em média, 5h por dia, uma vez que o trabalhador faz horário de almoço e pausas diversas. Já um robô trabalha 24 horas por 7 dias da semana sem perder a sua produtividade, algo que para os seres humanos é impossível.

Nós sabemos que humanamente estamos suscetíveis a errar a qualquer momento, mas, quando se trata de robôs e do processo automatizado esses erros são quase nulos. Quando um processo é automatizado de maneira correta, o que ele foi programado para fazer, ele irá fazer, de maneira ágil e com menos erros. Desse modo, ganha-se rapidez e qualidade no trabalho.

Além disso, com a robotização pode haver uma redução de custos com os colaboradores. Para seguir a legislação trabalhista, as empresas têm diversos custos, além de gastos com treinamentos e capacitação. Já quando os processos são automatizados esses custos são reduzidos significativamente.

 

Em momentos de crise, a robotização pode ajudar a manter os negócios! Diversas crises podem afetar uma empresa e, nessas horas, o uso de robôs pode ser fundamental. Em uma crise financeira, por exemplo, a robotização ajuda a reduzir custos sem afetar a produtividade e segurança.

Além disso, manter a qualidade é fundamental e com um sistema robotizado eficiente e organizado, os resultados serão melhores. Também as entregas serão bem mais rápidas e eficazes.

Já em uma crise como a causada pela pandemia do Covid-19, que o isolamento social foi necessário, muitas empresas não puderam paralisar seus negócios por tempo indeterminado, uma vez que isso pode causar altos danos financeiros. Em momentos como esse, a robotização pode ser a melhor saída, já que a empresa consegue direcionar seu capital intelectual para o desempenho de tarefas que realmente precisam ser realizadas por humanos – reduzindo o número de pessoas na empresa ou mesmo fazendo home office – e deixar as atividades de produção a cargo de robôs.

Isto é, os fabricantes que já estão usando a robótica estão em uma boa posição para manter a produção em movimento durante situações difíceis!

Estamos passando por uma crise mundial em vários âmbitos que tem afetado empresas em todo o mundo. Para ajudar seus negócios a passar por ela ileso, entre em contato com a ARV Systems e conheça os nossos melhores recursos de automação e robotização para a sua empresa!