A indústria automobilística é um dos setores mais importantes da economia brasileira.
O país é um dos que mais produziu veículos sendo o quarto maior mercado automotivo do mundo e o segundo maior da América Latina.
No entanto, a indústria enfrenta alguns desafios para crescer ainda mais.
Neste artigo, vamos abordar os principais desafios da indústria automobilística no Brasil. Desejamos a você uma ótima leitura!
A indústria automobilística no Brasil
Quando a indústria automobilística começou as atividades no Brasil, início do século XX, as linhas de montagem eram bem simples, mas atendiam as demandas da época.
De lá para cá, muitas coisas mudaram e continuam mudando! Esse é um segmento muito importante e reconhecido internacionalmente devido a sua capacidade de gerar empregos e girar a economia de diversos países.
Em um mercado tão competitivo, repleto de tendências tecnológicas e novos comportamentos, com certeza os desafios não são poucos.
A seguir veja alguns desafios que a indústria automobilística no Brasil precisa enfrentar para se manter competitiva e atraente para investimentos.
Quais são os principais desafios da indústria automobilística no Brasil?
A indústria automobilística no Brasil enfrenta diversos desafios, tanto para manter sua competitividade no mercado quanto para alcançar o crescimento sustentável.
Entenda quais são os principais desafios que o setor precisa enfrentar nos próximos anos.
Modernização dos processos produtivos
Podemos considerar que o investimento em novas tecnologias e inovações é essencial para o setor automobilístico.
Embora a maioria das montadoras já operem de acordo com os pilares da indústria 4.0, utilizando as tecnologias como aliada na manufatura ou em processos de gestão, ainda há muito para se fazer.
É preciso equilibrar o tripé social, econômico e ambiental para alcançar um desenvolvimento sustentável, isso se dará através de investimentos em tecnologias e recursos que sejam capazes de automatizarem os processos produtivos.
Assim, a automação industrial deve ser cada vez mais parte da rotina dentro das fábricas.
Desenvolvimento de fornecedores locais
Infelizmente nem todas as áreas conseguem contar com fornecedores locais que desenvolvam tecnologia de ponta. Com isso, as fábricas encontram dificuldades de atuar de forma mais colaborativa no setor.
Muitas empresas tentam fazer inovações com equipes e recursos próprios, mas nem sempre é possível devido à limitação dos recursos financeiros.
Desse modo é preciso criar consciência da importância de se trabalhar com parcerias, assim criando um sistema de inovação capaz de oferecer velocidade e desenvolvimento de novas soluções.
Novo perfil de consumidor
A maior parte da população brasileira utiliza a internet para fazer pesquisas, seja através do computador ou celular. Essa é uma tendência que cresce cada vez mais, e chegará o momento que todo o processo de compra será feito digitalmente.
Nesse cenário, as empresas precisam investir em tecnologias capazes de conectá-las com o seu público-alvo.
Além da redução de custos para o setor automobilístico, essa é uma transformação que garantirá procedimentos mais rápidos e um relacionamento mais personalizado.
Melhorar a eficiência
Com a queda na demanda por carros no Brasil nos últimos anos, grande parte devido ao uso de aplicativos de mobilidade, as montadoras têm enfrentado um excesso de capacidade produtiva, o que tem pressionado as margens de lucro.
Para reverter esse cenário, as empresas precisam investir em inovação e aumentar a eficiência operacional.
Acesso ao crédito
Outro grande desafio é o acesso a crédito. A alta taxa de juros no Brasil tornou o financiamento de carros um dos principais entraves para as vendas.
Para diminuir esse problema, as montadoras estão investindo em parcerias com bancos e financeiras para oferecer condições mais vantajosas de financiamento.
Concorrência dos veículos importados
Além disso, a indústria automobilística brasileira precisa lidar com a concorrência acirrada dos veículos importados, que ganharam terreno nos últimos anos.
Para enfrentarem essa competição, as montadoras nacionais precisam investir em inovação e tecnologia para produzirem carros com qualidade equivalente ou superior à dos veículos importados.
Veículos elétricos
É preciso que o setor de automóveis no Brasil vença a concorrência com outros países, que estão produzindo carros com tecnologias mais avançadas e a preços mais competitivos, como os carros elétricos.
A falta de infraestrutura para a produção de veículos elétricos também pode dificultar o crescimento da indústria automobilística.
O futuro da indústria automobilística no Brasil
A indústria automobilística no Brasil enfrenta diversos desafios, mas isso não significa que não vai melhorar.
Para impulsionar o crescimento do setor, o governo criou o programa Rota 2030.
Dividido em períodos de 5 anos, o programa prevê o quanto as montadoras precisarão investir em pesquisa e desenvolvimento no Brasil. O objetivo é que até esse ano, 2022, as empresas utilizem 1,22% do seu faturamento, podendo abater de 10,2% a 12% do valor no imposto de renda.
Com as mudanças tecnológicas e os investimentos em infraestrutura, é possível que a indústria automobilística brasileira possa se tornar um dos principais players globais nos próximos anos.
Conte com a ARV Systems para aprimorar os processos produtivos
Apesar de todos os desafios que a indústria automobilística precisa enfrentar, a automação é a base para o desenvolvimento do setor. De acordo com a Revista Quatro Rodas, mais de 70% das atividades são executadas por robôs.
Aqui, na ARV Systems, desenvolvemos e integramos soluções como linhas de montagem e máquinas especiais, robótica, sistema de visão, entre outras, tudo de acordo com as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.
Se deseja aprimorar seu processo de produção fale com um de nossos especialistas e veja como podemos ajudar sua empresa a ter maior eficiência e se manter competitiva.
O que achou deste artigo? Comente sobre o que achou, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras notícias.
Até a próxima!