O futuro dos robôs na indústria é bastante promissor. Hoje já existem equipamentos capazes de realizar tarefas complexas com total eficiência.
Dentre os pilares da indústria 4.0 está a robótica, que visa a utilização de máquinas inteligentes para otimizar tarefas antes executadas por humanos.
No entanto, isso não quer dizer que o capital humano perderá espaço no mercado de trabalho. Ao contrário disso, eles se tornarão profissionais mais especializados e eficientes.
No artigo de hoje vamos falar sobre o futuro dos robôs na indústria e sua aplicabilidade para diversas atividades.
Aproveite sua leitura!
A presença de robôs na indústria
O uso da robótica na indústria está alterando os processos produtivos atuais.
Já é possível contar com robôs de alta eficiência e colaboração capazes de assumir tarefas antes complexas e desgastantes para os colaboradores.
Uma das principais vantagens do uso de robôs na indústria é a possibilidade de trabalharem de forma ininterrupta, gerando redução de custos com mão de obra, mais produtividade, melhoria na qualidade e segurança e ergonomia para os colaboradores.
Apesar de muitas pessoas acharem que os robôs irão substituir humanos, a questão é totalmente contrária. Os chamados robôs colaborativos são provas de que é possível trabalhar de forma automatizada mantendo a mão de obra humana.
Também existem os robôs autônomos ou AMRs, que são máquinas inteligentes com capacidade para trafegar cargas de modo inteligente. Ou seja, ele busca a melhor rota para realizar o transporte, sendo capaz de interagir com humanos e obstáculos com total segurança.
O resultado é que esses robôs realizam tarefas pesadas para os colaboradores, preservando a ergonomia e segurança dos colaboradores. Além do trabalho mais rápido, a mão de obra humana pode ser alocada em atividades mais estratégicas.
A aplicabilidade dos robôs não fica restrita somente a transporte de carga e operações logísticas. Existem braços robóticos para atuação em linhas de montagem, realizando tanto a alimentação de peças como utilizando ferramental para a produção de itens.
Na verdade, o emprego do robô na indústria pode contemplar desde o início da linha de produção ao final, além das operações logísticas. Por serem configuráveis, eles podem assumir tarefas complexas com menor incidência de erros.
Em meio a essa tecnologia, temos o fator humano. É importante lembrar que a cultura da indústria 4.0 é fundamental para o sucesso da operação.
Hoje já se usa o termo do profissional 4.0, que é aquele alinhado com as novas tecnologias e seus frequentes avanços, sendo capazes de operar máquinas cada vez mais inteligentes com total expertise.
O futuro dos robôs na indústria
Em se tratando de tecnologia, a indústria 4.0 ainda apresenta alguns desafios, como sistemas fáceis de serem implantados e manejados, flexíveis à operação e com baixo custo de aquisição e instalação.
Nesse quesito, os robôs são excelentes aliados da indústria 4.0, podendo ser configurados e customizados de acordo com a necessidade da operação.
Em se tratando do futuro da robótica, podemos destacar os cobots, ou robôs colaborativos, como já citamos anteriormente.
Suas características principais são serem projetados para colaboração e integração com humanos e realizarem tarefas de modo automatizado e inteligente.
Considerando o futuro dos robôs, os cobots apresentam alta capacidade produtiva, podendo estar presentes em diversas atividades do processo de fabricação.
Por serem leves e compactos, os cobots estão se tornando soluções ideais para operações que desejam reduzir custos e aumentar a produtividade.
Outra tendência para o futuro dos robôs são os chamados “soft robotics”, que são capazes de imitar o movimento e tato humano de maneira totalmente articulada.
Hoje já existem soluções que unem os cobots em garras robóticas com os soft robotics, que são utilizados para a manipulação de diversos tipos e objetos.
O futuro dos robôs também é marcado pela associação da robótica com a inteligência artificial. A união dessas duas tecnologias prevê braços robóticos inteligentes o suficiente para avaliarem os processos e escolher a forma mais otimizada de trabalhar.
A expansão da conectividade, como a chegada da tecnologia 5G também é uma das tendências que vão melhorar ainda mais o futuro dos robôs na indústria.
Com o conceito de integração proposto pela indústria 4.0, aumentar a conectividade entre dispositivos, deixará a operação bem mais eficiente.
No caso dos robôs, eles poderão ser controlados de maneira remota e com mais otimização. Daí a importância da qualificação profissional dos colaboradores para que eles tenham total habilidade em lidar com as novas tecnologias.
Como vimos, o futuro dos robôs na indústria e em diversos outros segmentos, é bastante promissor e o sucesso será pleno quando a mão de obra humana também estiver apta para lidar com essa evolução.
Esse conteúdo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.
Até a próxima!