A chegada da indústria 4.0 trouxe muitos desafios, envolvendo novas tecnologias, mudanças de processos, investimentos e a necessidade de uma operação cada vez mais competitiva.

Dentre esses desafios, é fundamental considerar o fator humano. Afinal, a indústria 4.0 gera muitas incertezas sobre a possibilidade de máquinas substituírem o fator humano.

Vale lembrar que pessoas na operação fabril ainda são fatores importantes, portanto, para se adequarem às mudanças que já estão acontecendo, é preciso trabalhar essa questão de maneira assertiva.

No artigo de hoje falaremos sobre os desafios do fator humano para indústria 4.0 e os meios para manter uma integração harmoniosa entre humanos e máquinas. 

Aproveite sua leitura!

 

O fator humano x a indústria 4.0

 

Já sabemos que a indústria 4.0 traz diversas mudanças positivas para o segmento de manufatura. Seus pilares tecnológicos preveem fábricas inteligentes com maior capacidade produtiva e eficiência.

Até mesmo os processos de manutenção já estão avançando, especialmente com a proposta da manutenção prescritiva.

Entretanto, em meio a toda essa evolução que a indústria está absorvendo, é preciso se preocupar com o capital humano.

Quando falamos na gestão de pessoas para a indústria 4.0, a questão é muito mais abrangente.

A preocupação deve ser voltada não somente para os colaboradores operacionais, mas, principalmente, para cargos de alto escalão como gerentes, diretores, dentre outros.

Com a indústria 4.0 e as facilidades que ela oferece, ocorre uma mudança de cultura dentro da empresa, que, para muitos colaboradores, pode impactar de maneira negativa.

Assim, cabe aos gestores e aqueles que ocupam posições de comando na empresa estarem alinhados com as mudanças tecnológicas para orientar aos seus subordinados quanto aos benefícios que essas alterações vão trazer para seu dia a dia.

Dentro desse contexto, é importante lembrar que o fator humano ainda é de suma importância e que esse tipo de mão de obra não será substituído pelas novas tecnologias.

Na verdade, os profissionais terão a oportunidade de se especializarem, aumentando sua qualificação, sem contar que poderão ocupar posições mais estratégicas, já que as máquinas serão responsáveis pelas atividades mais complexas e cansativas.

Para tanto, o fator humano acaba se tornando uma das prioridades durante o processo de implantação da indústria 4.0, demandando mudança de cultura e treinamentos.

 

Os principais desafios do fator humano na indústria 4.0

 

Além da adequação tecnológica, a indústria 4.0 também demanda alinhamento com o fator humano.

Essa questão envolve um novo perfil de profissionais, que devem apresentar habilidades operacionais e tecnológicas para se adaptar às mudanças que já vem acontecendo.

Muitos desses profissionais não precisam ser buscados no mercado, mas sim preparados pela própria empresa para se tornarem verdadeiros profissionais 4.0.

No entanto, a adaptação a esses novos perfis de profissionais, incluindo os gestores, pode representar alguns desafios para a indústria 4.0, como veremos a seguir.

 

Mudança de cultura

Também chamada de mudança de mindset, esse é um dos grandes desafios da indústria 4.0.

Com a evolução tecnológica, colaboradores e gestores precisam estar alinhados com a proposta dessas mudanças e os benefícios que ela oferece.

O departamento de recursos humanos precisa realizar um trabalho de preparação e conscientização das mudanças que estão ocorrendo. 

Esse processo é gradual, mas irá gerar engajamento de todos em relação às novas tecnologias implantadas, bem como o preparo profissional para serem especialistas nesses novos recursos.

 

Qualificação profissional

A qualificação profissional é algo essencial para a indústria 4.0.

Isso exige que tanto novos profissionais a serem contratados como os já presentes na empresa passem por cursos que garantam formações e competências para trabalharem com as tecnologias disponíveis.

Isso também envolve a questão dos gestores, que assim como os colaboradores, também precisam apresentar expertise nas tecnologias implantadas, não só para orientar seus subordinados, como também saber utilizar esses recursos para otimizar os processos produtivos.

O investimento em qualificação profissional é uma das prioridades que a empresa deve tomar ao entrar nos padrões da indústria 4.0.

Essa questão está diretamente ligada à mudança da cultura da empresa. A necessidade de qualificação profissional para operar novas máquinas é fundamental para a operação como também para a estabilidade do colaborador.

A Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE) fez um estudo estimado onde 44% dos profissionais que não são qualificados apresentam maiores dificuldades no mercado de trabalho, que exige competências de acordo com os avanços tecnológicos.

Assim, a questão cultural como o engajamento para o aprendizado de novas tecnologias é essencial para reter o capital humano.

 

Formação de equipes multidisciplinares

Esse desafio também está atrelado às questões da cultura. Colaboradores e gestores precisam estar preparados não só para as mudanças de processos como também as exigências do mercado em relação a novas demandas.

Dessa forma, ter equipes multidisciplinares é fundamental para trabalhar com maior flexibilidade e preparo para atender as demandas do mercado atual e aumentar a competitividade da empresa.

 

Como vimos, o fator humano é um dos pontos altos da indústria 4.0. Apesar dos desafios, é importante criar a cultura sobre os benefícios da evolução industrial para todos. Essa é uma maneira eficiente de ter profissionais qualificados e comprometidos com o sucesso da empresa, seja qual posição eles ocuparem.

 

Conheça as soluções da ARV Systems e veja como podemos ajudar a aumentar a competitividade da sua empresa com as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0.

 

Esse conteúdo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades. 

Até a próxima!