A gestão de pessoas na indústria 4.0 está mudando a forma como as empresas se relacionam com seus colaboradores e a forma de produção.

Com a automação e a conectividade cada vez maiores, as empresas estão buscando novas formas de gerenciar suas operações e pessoas. Mas isso não quer dizer que o capital humano não seja importante.

Justamente por passar essa impressão é que a indústria 4.0 apresenta novos desafios para as empresas, que precisam se adaptar para garantir a competitividade.

Neste artigo, vamos abordar os principais desafios da gestão de pessoas na indústria 4.0.

Desejamos a você uma excelente leitura!

 

O que é a indústria 4.0?

 

A indústria 4.0 é a quarta revolução industrial, que se caracteriza pelo uso de tecnologias digitais e de automação para aumentar a eficiência dos processos produtivos.

A evolução está em estreita ligação com a Internet das Coisas (IoT), que se refere à interconexão de dispositivos e equipamentos industriais com a internet, permitindo que esses dispositivos sejam monitorados e controlados à distância.

Outras tecnologias relevantes da indústria 4.0 incluem a impressão 3D, o Big Data, a inteligência artificial (IA) e  a robótica.

A indústria 4.0 representa uma evolução em relação às primeiras três revoluções industriais, que se caracterizaram, respectivamente, pelo uso da máquina à vapor (século XVIII), da produção em massa (século XIX) e da automação (século XX).

A quarta revolução industrial está sendo impulsionada pelas necessidades cada vez maiores de reduzir custos e aumentar a produtividade, bem como pela crescente demanda por produtos personalizados.

Diferentemente das primeiras três revoluções industriais, que foram principalmente baseadas em inovações tecnológicas, a quarta revolução industrial é baseada na convergência de várias tecnologias disruptivas, o que está permitindo uma transformação radical da maneira como as empresas produzem bens e prestam serviços.

Os desafios para as empresas na transição para a indústria 4.0 são numerosos e complexos. Em primeiro lugar, é preciso investir em novas tecnologias e na capacitação dos colaboradores para operar essas tecnologias.

Além disso, as empresas precisam repensar seus modelos de negócios para tirar proveito das novas oportunidades geradas pela indústria 4.0.

Também é preciso enfrentar os riscos ligados à cibersegurança, uma vez que as novas tecnologias são susceptíveis de ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados.

Em meio a esses desafios citados, ainda está a gestão de pessoas. Além do pensamento de substituir a mão-de-obra humana por máquinas, a capacitação dos colaboradores está diretamente atrelada à cultura da empresa, que já deve ser trabalhada de acordo com os novos padrões tecnológicos.

 

Desafios para a gestão de pessoas na indústria 4.0

 

A gestão de pessoas sempre foi um desafio para o setor de recursos humanos de qualquer empresa. Afinal, pessoas são administradas e não controladas.

Com a chegada da indústria 4.0, esses desafios para o RH aumentaram. Apesar das facilidades que as novas tecnologias proporcionam para os processos produtivos, ainda há resistência por parte dos colaboradores em se adaptarem a essa nova cultura, bem como maior dificuldade sobre a operação dessas novas tecnologias como parte das atividades diárias.

Parte da resistência cultural vem do pensamento de que as máquinas vão substituir pessoas. Na verdade, é preciso trabalhar essa questão demonstrando que a tecnologia não é concorrente e sim aliada nos processos de produção.

As facilidades que ela traz permitem um trabalho menos cansativo, onde os colaboradores poderão atuar em atividades mais estratégicas e desafiadoras, além da possibilidade de capacitação profissional.

Com a modernização dos processos industriais, a gestão de pessoas na indústria 4.0 traz consigo diversos desafios para os setores de RH.

Continue sua leitura para saber mais.

 

Atração e retenção de profissionais

Antes de trabalhar as estratégias de contratação e retenção de profissionais, a indústria precisa trabalhar o que chamamos de employer branding.

Esse termo significa que a marca da indústria empregadora oferece diferenciais para o futuro colaborador, não só em termos tecnológicos e estruturas de trabalho, como também propostas de valor para seus funcionários e clientes.

A preparação e destaque da imagem da empresa acaba por atrair profissionais qualificados no mercado e que desejam crescimento profissional. Outra questão é que essa estratégia garante maior retenção de colaboradores, especialmente aqueles que estão engajados com os objetivos e princípios da empresa.

Para esse fortalecimento da marca, os processos de gestão de pessoas também devem ser voltados para os padrões da indústria 4.0 para otimizar o processo de recrutamento e seleção.

Dessa forma, é possível garantir uma seleção mais assertiva de acordo com as vagas disponíveis, realizando a contratação de colaboradores que correspondem aos critérios da organização.

 

Manutenção e produtividade

Com o avanço da tecnologia, chegam também diversos recursos que podem causar distrações no trabalho. Um exemplo é o acesso a redes sociais.

Essas distrações podem representar problemas e causar diminuição do processo produtivo. Com a necessidade de internet, os colaboradores podem utilizar esse recurso para fins próprios.

O maior desafio da gestão de pessoas na indústria 4.0 dentro dessa questão é criar métodos para engajar os colaboradores e garantir que eles se mantenham focados em suas responsabilidades.

Para tanto, é preciso estudar metodologias de produção e construir uma cultura com foco no desempenho do trabalho. Com o estabelecimento de novas metas, é possível garantir maior produtividade e atenção durante o expediente de trabalho.

 

Lideranças disruptivas

Apesar do setor de Recursos Humanos ter um papel importante dentro de uma organização, ele é considerado um setor de suporte aos demais departamentos.

Uma de suas atribuições é o auxílio aos gestores que precisam manter suas equipes produtivas e com foco nos resultados. Para tanto, é esperado que esses gestores também trabalhem de forma disruptiva e dentro da cultura inovadora que a tecnologia proporciona.

O perfil do líder atual é estar aberto a novos aprendizados e alinhado com as constantes mudanças do mercado, especialmente no que diz respeito a padrões tecnológicos.

Obter um líder disruptivo, que trabalha sempre com foco na inovação, quebra de padrões ultrapassados e que proponha novos processos que otimizem a produção pode ser desafiador para o RH.

Apesar de ser um dos desafios da gestão de pessoas na indústria 4.0, a necessidade por lideranças disruptivas garantem maior desenvolvimento do capital humano, quebrando um pouco o paradigma de que a tecnologia substituirá pessoas.

 

Novos modelos de trabalho

Com a chegada da indústria 4.0, novos modelos de trabalho são necessários para garantir maior eficiência. Entretanto, para a aplicação desses modelos, é preciso mudar a cultura da empresa.

Dentro dessa cultura, é importante deixar claro que as mudanças e os novos modelos de trabalho são facilitadores do processo produtivo e não substituição de mão-de-obra.

Logo, o RH tem um desafio nas mãos para manter uma boa gestão de pessoas na indústria 4.0. Ele precisa destacar a importância do colaborador, que mesmo com as facilidades de produção, sua presença ainda é indispensável.

Em seu papel junto ao líder da equipe, o RH pode envolver os colaboradores, que são quem estão à frente do processo produtivo, a auxiliarem na definição de novos modelos de trabalhos e identificação de melhoria nos processos operacionais que compõem a produção.

Assim como diversos setores precisam estar conectados com as tendências tecnologias oriundas da indústria 4.0, o RH também deve estar engajado com essa mudança.

 

O capital humano ainda é um ativo precioso da empresa e é fundamental para garantir produtividade e competitividade na operação.

Vale lembrar que enquanto máquinas realizam o trabalho mais pesado e complexo, os colaboradores podem ter oportunidade de atuarem de maneira mais estratégica, o que resulta em maior satisfação no trabalho e sentido de valorização.

Mesmo com esses desafios, a gestão de pessoas na indústria 4.0 continuará sendo a principal aliada para a satisfação e competência dos colaboradores de uma organização.

 

Esse conteúdo te ajudou? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!