Com a chegada da indústria 4.0 e as mudanças nos processos de produção, veio também um novo conceito de clientes: o consumidor 4.0.

Isso exige cada vez mais das empresas possibilidades de atender a esse perfil. Entretanto, a indústria 4.0 é capaz de suprir essa necessidade.

No artigo de hoje falaremos sobre o perfil do consumidor 4.0, suas exigências e como ele pode influenciar na indústria 4.0. 

Continue com a gente!

 

O que é o consumidor 4.0?

O consumidor 4.0 é aquele que busca alta qualidade de serviços e produtos, além de soluções personalizadas.

Ele faz parte tanto das relações de negócios B₂B ou B₂C. Na verdade, as exigências de consumidores B₂B tem como foco suprir as necessidades do consumidor final.

Um dos grandes diferenciais do consumidor 4.0 é que ele possui entendimento das suas necessidades e do que precisa para supri-las.

Esse perfil de consumidor também está presente nos canais digitais, o que proporciona a ele maior poder de escolha de seus fornecedores, considerando facilidades, personalização, qualidade, preço e outros fatores.

Um ponto importante sobre o consumidor 4.0 é a utilização dos canais digitais para obter respostas rápidas e opinar sobre sua experiência de compra. 

É importante observar que assim como a indústria 4.0 trouxe digitalização e facilidades nos processos de produção, os avanços tecnológicos também atingiu os clientes, que hoje utilizam esses avanços para buscarem maior qualidade ao que querem adquirir. Assim, o perfil do cliente também evoluiu para o que chamamos de consumidor 4.0. 

Com o consumidor 4.0, as empresas precisam atuar, praticamente em caráter de urgência, para atender suas necessidades e se manterem competitivas no mercado.

 

Exigências do consumidor 4.0

Além das exigências de qualidade e personalização, o consumidor 4.0 também busca se relacionar com empresas e marcas com as quais alinha seus valores.

Para tanto, com a indústria 4.0 e a alta capacidade produtiva aliada à flexibilidade, é possível atender suas expectativas em diversos requisitos:

  • Eficiência:

O consumidor 4.0 busca produtos e soluções desenvolvidas de maneira ágil, no menor tempo possível e com altos padrões de qualidade.

  • Sustentabilidade:

Um dos requisitos do consumidor 4.0 é a sustentabilidade. Com a preocupação global em relação ao clima e mudanças climáticas, os consumidores também já possuem consciência das suas responsabilidades para esse fim.

Logo, preferem se relacionar com marcas que trabalham com o mínimo de impacto ao meio ambiente e respeite as leis ambientais.

  • Presença:

Com o crescimento do uso de redes sociais, é quase obrigatória a necessidade de as empresas estarem presentes nesses canais.

Além das redes sociais, é importante que a empresa esteja presente em site, aplicativos e use esses canais para atendimento e aproximação do cliente. 

É importante lembrar que o consumidor 4.0 também está presente nesses canais de forma ativa. Logo, é natural que ele utilize essas plataformas para ter maiores referências de fornecedores.

  • Experiências:

Um dos requisitos buscados pelo consumidor 4.0 é a experiência de compra. Isso pode envolver diversos fatores como embalagem, atendimento, entrega, dentre outros.

Além da qualidade de produto, proporcionar ao cliente uma experiência de compra positiva é uma das maneiras de fidelizá-lo.

  • Transparência:

É importante que a empresa se posicione de forma transparente, esclarecendo para o cliente suas possibilidades de atendimento e cumprimento do que foi prometido.

Para tanto, é fundamental uma comunicação clara com cliente e disponibilização de canais para uma interação mais próxima.

  • Personalização:

Seja produtos ou serviços, o consumidor 4.0 busca soluções personalizadas que atendam suas demandas e sejam suficientes para atender, especificamente, sua dor.

Essa questão engloba não só o desenvolvimento de produtos e customização de serviços, como também os processos de atendimento ao cliente.

O consumidor 4.0 deseja trabalhar com alguém que entenda seus problemas e encontre a melhor maneira para resolvê-los.

 

A influência do consumidor 4.0 na indústria

As exigências e o acesso fácil do consumidor 4.0 a informação, praticamente torna necessária a adesão das empresas aos pilares da indústria 4.0.

As novas tecnologias propostas como inteligência artificial, impressão 3D, Big Data, dentre outros, são facilitadores para a personalização de produtos e aumento da qualidade.

Além do emprego dessa evolução tecnológica, é importante que as empresas mantenham proximidade com seus clientes por canais digitais.

Redes sociais, sites, blogs e até ferramentas como o WhatsApp são necessários para manter uma conexão com cliente e atendê-lo da melhor forma possível. Afinal, boa experiência de compra é exigência do consumidor 4.0.

Através de tecnologias como Big Data e inteligência artificial é possível acessar dados valiosos dos clientes e trabalhar de modo personalizado e de acordo com as suas preferências.

Outro quesito é a agilidade de produção. Assim como a velocidade da informação, o consumidor 4.0 também deseja acessar produtos e serviços de maneira ágil. Lembrando que no caso de relações B₂B, o foco é suprir as necessidades do consumidor final.

É importante ressaltar que todo processo de manufatura tem como objetivo o consumidor final. Logo, as exigências do novo perfil de cliente envolvem todas as empresas que garantem insumos e serviços para o produto.

Sendo assim, as empresas que querem se destacar no mercado e manter a competitividade precisam se adaptar aos padrões da indústria 4.0.

A tecnologia evolui a cada dia com o objetivo de facilitar ainda mais a produção industrial e o cotidiano das pessoas. 

Logo, a empresa que não se adaptar aos padrões da indústria 4.0, com certeza não terá condições de atender ao consumidor 4.0, perdendo espaço no mercado.

 

Agora que você sabe sobre a influência do consumidor 4.0 na indústria, entre em contato com a  ARV Systems e veja como podemos ajudar na adaptação da sua empresa para atender esse perfil de cliente.

 

Gostou deste artigo? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades. 

Até a próxima!