Nos últimos tempos, juntamente com a transformação digital, novas tecnologias surgiram para facilitar a vida de todos, especialmente das empresas.

Com a concorrência cada vez mais acirrada, alguns negócios precisaram se reinventar, onde a automação se tornou algo indispensável, seja nos processos internos quanto nos centros de distribuição.

Nesse sentido, os robôs móveis também passaram a fazer parte dessa nova realidade, gerando resultados mais eficazes para as empresas!

No post de hoje vamos falar das principais diferenças entre as tecnologias AGV e AMR. Assim, fica mais fácil escolher qual funciona melhor para sua empresa. Confira!

 

AMRs x AGVs: a diferença fundamental

Um AGV executa o mesmo trajeto de entrega ao longo de sua vida útil e para navegar precisa ser guiado por fios, tiras magnéticas ou sensores, que normalmente requerem atualizações das instalações. Isto é, o veículo autoguiado segue uma rota fixa para sempre e no menor obstáculo detectado ele para. Tornando-se assim,uma tecnologia bastante inflexível se comparado ao AMR

Já, o AMR navega através de mapas “carregados” por seu software e também consegue se adaptar conforme a necessidade da instalação. Esta capacidade pode ser comparada a um carro com um GPS, por exemplo.

Dessa forma, ele proporciona uma navegação inteligente, que permite detectar seus arredores e escolher a rota mais eficiente até o seu destino.

O AMR funciona de forma completamente autônoma e consegue fazer manobras com segurança, caso obstáculos, pessoas ou empilhadeiras surgirem em sua frente.

 

Qual escolher?

Para decidir entre AGV ou AMR é necessário comparar de que modo essas tecnologias podem ser aplicadas em benefício da sua empresa. É isso que abordaremos nos próximos tópicos:

 

Diferenciais tecnológicos

Os robôs AMRs têm mais alguns diferenciais além da facilidade de operação e a flexibilidade. A tecnologia aplicada neles possibilita, por exemplo, que, no caso do surgimento de um obstáculo ou colaborador na frente do equipamento, ele desvie do bloqueio e continue seu percurso sem ameaçar a própria segurança e das pessoas à sua volta.

Outro diferencial do AMR é quanto ao espaço para manobras que pode ser menor que os necessários quando o AGV está sendo utilizado. Isso se deve ao fato dele ser capaz de girar 360º sobre seu eixo, eliminando a necessidade de manobras

Além disso, uma vez que recebem ensinamentos sobre como pegar e largar a carga a ser transportada, com base nas informações coletadas através de câmeras e sensores por meio de um software, é possível controlar uma frota de robôs AMRs fazendo com que priorizem as tarefas mais adequadas de acordo com a localização e disponibilidade de cada um.

 

Aplicabilidade de cada modelo

Os AGVs só se adaptam às rotas fixas e, quando diante de algum obstáculo, eles param até que a barreira seja removida. Além disso, sua implementação no ambiente é mais complexa, demandando mais tempo. Por isso, ele só deve ser utilizado em espaços e processos produtivos que não estão sujeitos a mudanças, o que restringe bastante a sua aplicabilidade

Em contraste a ele, os robôs AMRs chegam como um modo mais flexível e seguro de adaptação, que além de oferecerem uma implementação mais simples, por não demandarem a preparação do ambiente, a solução se torna ainda menos dispendiosa, apesar de mais avançada

Com o baixo custo de implantação e otimização rápida de processos, a tecnologia AMR traz mais eficiência de forma, praticamente, imediata e com o um ROI em bem menos tempo.

Tudo isso, aliado a sua capacidade de adaptação e segurança, torna as opções de aplicação dos equipamentos AMRs quase ilimitadas, capazes de atender às necessidades de qualquer tipo de indústria. Sem contar com a possibilidade de melhor aproveitamento do capital humano da sua empresa e consequente aumento de produtividade

Como você pôde ver ao longo deste post, a escolha entre a tecnologia AGV ou AMR é uma questão não somente de modernização, mas de tornar a sua operação mais ágil, flexível, otimizada, inteligente e econômica.

Embora as duas tecnologias sejam indicadas, a AMR, até por conta de promover processos mais ágeis e otimizados, tem sido a aposta de muitas empresas.

Gostou do conteúdo? Com todas essas informações, é possível fazer a comparação e decidir qual irá se adaptar melhor e levar mais resultado para a sua indústria!

Até a próxima!