Os robôs AMRs (Autonomous Mobile Robots), de maneira bem simples, são máquinas que podem se movimentar de forma independente por fábricas, depósitos e áreas de carregamento, transportando cargas, mercadorias, produtos ou até mesmo outros robôs! Inclusive, estes tipos de robôs são capazes de alterar suas rotas de forma autônoma para conseguir chegar no destino final.

Eles vêm substituindo as empilhadeiras tradicionais, transportando cargas em centros de distribuição e em fábricas.

Mas, por se tratar de uma tecnologia um pouco “recente” aqui no Brasil, muitas indústrias ainda não conhecem a fundo esse equipamento e quais os benefícios que ele pode trazer.

Por isso, no artigo de hoje, separamos as principais informações sobre os robôs móveis e qual a sua importância dentro das empresas. Confira!

 

Benefícios dos robôs AMRs para as empresas

Em comparação com os sistemas de transporte convencionais, os robôs AMRs apresentam uma série de benefícios para a realização de tarefas diárias, proporcionando uma grande flexibilização no uso de tempo e espaço, através de sistemas autônomos capazes de conduzir cargas pesadas sem a necessidade de intervenções manuais recorrentes.

 

Abaixo listamos os 5 principais benefícios dessa tecnologia. Veja:

1 – Inovação

Os robôs AMRs são uma inovação ao Sistema de Veículos Auto-guiados, em inglês Automated Guided Vehicle (AGV). Isso se dá pois o AMR tem uma inteligência própria capaz de se situar nas fábricas e centros logísticos e a partir disso criar sua própria rota enquanto que o modelo AGV precisa de movimentar a partir de trilhos ou fitas magnéticas que os direcione em suas rotas.

Essa infraestrutura adicional é cara, difícil de implementação e, em muitos casos, necessita de uma mudança de layout nas fábricas para que seja implementada. Já o modelo AMR essa alteração de infraestrutura não é necessária.

 

2 – Segurança

O modelo AMR é capaz de prover total segurança enquanto trabalha com os colaboradores da fábrica. Se alguém estiver circulando em sua rota e próximo ao robô, ele suavemente faz uma pausa, espera o pedestre passar e identificando que o seu trajeto está seguro, segue o seu caminho.

 

3 – Produtividade

O modelo AMR é capaz de produzir com maior eficiência 24h/7 dias sem intervenção humana, fazendo melhor o trabalho e com menos custo que os modelos tradicionais e o AGV. Outro grande benefício deste modelo é que o AMR tem uma capacidade de se auto recarregar. Automaticamente o robô é capaz de identificar oportunidades de carregamento de sua bateria e se desloca até a estação, faz o carregamento e retorna à operação. Isso é feito em momentos de menor fluxo de trabalho e sempre evitando com que a bateria fique totalmente descarregada.

 

4 – Personalizável

O modelo AMR é personalizável de acordo com as necessidades da operação, como por exemplo, o peso, o tipo de carga a ser transportada, quais os produtos e o ambiente. Também é possível a absorção de dados personalizados como relatórios e gráficos que auxiliarão na tomada de decisões.

 

5 – Baixo Custo

Ao comparar o modelo AMR com os demais modelos de transporte de cargas existentes, vemos que é um modelo de fácil implementação, não necessita de infraestrutura adicional, além de não necessitar de casas de baterias.

 

É bom lembrarmos que estamos vivenciando um cenário de grandes transformações nas empresas. Aquelas procuram se destacar da concorrência com assertividade na operação, qualidade na produção, além de melhorias nos processos de fabricação, sabem que essa tecnologia é o futuro para alcançar grandes resultados!

Quer saber tudo sobre robôs móveis? Continue acompanhando o nosso Blog e Redes Sociais para mais informações e novidades!!

Até a próxima!